CURSOS
Os cursos têm o patrocínio da:

|
|
| < Voltar |
| Introdução |
É numa lógica de compreensão global da Economia Portuguesa que se encontra o carácter distintivo e integrado da Pós-Graduação em Economia Portuguesa (PGEP) que aqui apresentamos. A PGEP assenta numa visão global, atenta à economia mundial, à grande macro região europeia e à evolução específica da economia espanhola, permitindo uma compreensão mais profunda e integral das dinâmicas da Economia Portuguesa. Para esse conhecimento estrutural contribuirá ainda a aposta na abordagem às grandes forças de mudança e às estruturas diferenciadoras da nossa Economia.
O ISEG é seguramente a Escola portuguesa com maior tradição no estudo da economia e da sociedade portuguesas. Temos orgulho de há quase um século andarmos a formar líderes e o privilégio de ter visto alguns dos nossos melhores alunos e professores marcar a sociedade portuguesa com a sua capacidade de inovação, de investigação e de acção. O ISEG continua a ter a prerrogativa de manter uma posição ímpar no campo de estudo e de investigação da Economia Portuguesa. É neste contexto que propomos este curso de pós-graduação em termos inovadores no qual contamos, como professores ou conferencistas, com alguns dos nossos melhores economistas, académicos, gestores e dirigentes dos sectores público e privado.
|
| |
| Organização e Objectivos |
A Pós-Graduação em Economia Portuguesa (PGEP) é organizada pelo IDEFE – Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, no quadro da sua relação institucional com o ISEG.
Sendo uma Pós-Graduação Executiva, a PGEP procura corresponder a uma procura crescente de compreensão global e estruturada da Economia Portuguesa, uma pequena economia aberta inserida no espaço global, mas também no espaço europeu e ibérico. Esta compreensão revela-se como crucial para uma percepção real do ambiente competitivo e das suas potenciais evoluções e uma decisão mais informada e consciente, quer ao nível das organizações privadas, quer públicas.
Com um claro foco em Portugal e na sua Economia, este curso assume que a compreensão das dinâmicas associadas à Economia Portuguesa "exige" uma visão mais larga que se estenda ao "espaço de proximidade" (Europa e Espanha) e, necessariamente, ao "espaço global".
Independentemente da sua formação de origem, os participantes deverão ser capazes, no final da PGEP, de compreender a estrutura explicativa da Economia Portuguesa, o que a definiu e condicionou no passado, o que a caracteriza no presente, e os diferentes percursos que a podem marcar no futuro.
|
| |
| Destinatários |
O curso destina-se a:
- Executivos, Empresários e outros profissionais que desejem solidificar os seus conhecimentos sobre o funcionamento da Economia Portuguesa, as respectivas forças explicativas, os riscos e oportunidades actuais e as perspectivas futuras;
- Técnicos, Quadros, Gestores e Investigadores, de organizações privadas e públicas que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Economia Portuguesa;
- Profissionais das áreas da Economia, Gestão, Engenharia, Jornalismo ou outras, interessados em adquirir ou desenvolver conhecimentos e competências sobre Economia Portuguesa e o seu enquadramento através dos contributos e abordagens dos melhores académicos e investigadores nacionais;
- Licenciados altamente motivados para a aquisição de conhecimentos nesta área como forma de ampliarem e aprofundarem a sua visão da Economia Portuguesa e Internacional, "alavancando" as suas oportunidades no mercado de trabalho.
|
| |
| Matriz Distintiva da Pós-Graduação em Economia Portuguesa |
É numa lógica de compreensão global da Economia Portuguesa que se encontra o carácter distintivo e integrado da PGEP. Sem uma visão global, atenta à economia mundial, à grande macro-região europeia e à evolução específica da economia espanhola, a compreensão dessa estrutura seria sempre frágil e parcial.
As Unidades Curriculares (1 a 5) surgem precisamente no cruzamento entre:
- quatro vectores “espaço-temáticos”: Economia Mundial, Economia Europeia, Economia Espanhola e Economia Portuguesa;
- e os três vectores temporais essenciais: o passado (“Passado”); o presente, o passado recente e o futuro a curto prazo (“Presente); e o futuro a médio/longo prazo (“Futuro”).
Assim, a Pós-Graduação é constituída por três Blocos que se encontram estruturados em torno das três referências temporais distintas:
- Bloco A – Economia Portuguesa: Compreendendo o Passado;
- Bloco B (Core) – Economia Portuguesa: Evolução Recente e Posição Actual;
- Bloco C – O Futuro da Economia Portuguesa.
De referir a abrangência da análise da Estrutura da Economia Portuguesa realizada nas Unidades Curriculares 3 e 4 (100h) em torno dos seguintes temas:
- Política Económica e Actividade Empresarial;
- Crescimento Económico e “Carteira de Actividades”;
- Economia e Dinâmicas Territoriais;
- O Processo de Convergência Económica com a União Europeia;
- Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Ambiente, Energia e Sustentabilidade;
- Mercado de Trabalho e Coesão Social;
- O Sistema Financeiro Nacional.
O Bloco C é constituído na sua totalidade pela Unidade Curricular 5:
Portugal 2025 – Construção Interactiva de Cenários para o Futuro da Economia Portuguesa, funcionando como um espaço privilegiado para a construção e aplicação participativa de conhecimento sobre a Economia Portuguesa e os seus enquadramentos e como síntese da informação acumulada nos dois blocos anteriores.
O 1º Semestre (Outubro de 2009 a Fevereiro de 2010) engloba o Bloco A e as Unidades Curriculares 2 e 3 do Bloco B. O 2º Semestre (Fevereiro a Julho de 2010) inclui a Unidade Curricular 4 do Bloco B e o Bloco C.
|
| |
| Estrutura de Pós-Graduação em Economia Portuguesa |
| A - Economia Portuguesa: Compreendendo o Passado (50h) |
1. Visão Retrospectiva dos Enquadramentos da Economia Portuguesa (50h)
1.1 As Grandes Transformações Económicas do Século XX (8h)
1.2 A Economia Europeia desde a Segunda Guerra Mundial (8h)
1.3 A Evolução da Economia Espanhola (8h)
1.4 História Económica de Portugal (Séc. XX) (24h)
Diálogos do Conhecimento I: "Economia e Gestão: os Grandes Momentos de Inovação e Ruptura" (2h)
|
|
2. História Económica de Portugal (Séc. XX) (18h) |
|
B - Economia Portuguesa: Evolução Recente e Posição Actual (128h) |
2. Forças de Mudança e Desafios nos Enquadramentos da Economia Portuguesa (28h)
2.1 Enquadramento Externo: Globalização (8h)
2.2 Enquadramento Próximo: a Economia Europeia (8h)
1ª Conferência: "As Relações Económicas com o Brasil: situação actual e perspectivas (2h)"
2.3 Enquadramento Próximo: os Grandes Desafios da Economia Espanhola (8h)
2ª Conferência:"As Relações Económicas com Angola: situação actual e perspectivas" (2h)
|
3. Economia Portuguesa: Análise da Estrutura I (50h)
3.1 Política Económica e Actividade Empresarial (12h)
3.2 Crescimento Económico e "Carteira de Actividades" (12h)
3.3 Economia e Dinâmicas Territoriais (12h)
3.4 O Processo de Convergência Económica com a União Europeia (12h)
Diálogos do Conhecimento II: "Economia Portuguesa: Aparências e Realidades" (2h)
|
|
|
4. Economia Portuguesa: Análise da Estrutura II (50h)
4.1 Ciência, Tecnología e Inovação (12h)
4.2 Ambiente, Energia e Sustentabilidade (12h)
4.3 Mercado de Trabalho e Coesão Social (12h)
4.4 O Sistema Financeiro Nacional (12h)
Diálogos do Conhecimento III: "Diálogos sobre o Conhecimento e a Educação em Portugal" (2h)
|
|
|
A PGEP procura oferecer uma combinação equilibrada não só das componentes teórica e analítica mas também das ligadas à criatividade, ao debate e à síntese e aplicação dos conhecimentos e conceitos apreendidos.
A aposta no referido equilíbrio entre teoria/análise e debate/criatividade é particularmente clara nos “Diálogos do Conhecimento”, eventos participativos e informais de partilha e geração de conhecimento entre personalidades de reconhecido mérito e amplo trabalho realizado nas respectivas áreas e os alunos da PGEP (ver, à frente, “Plano de Estudos e Corpo Docente”).
De referir ainda que, embora a Unidade Curricular 2 tenha como foco o enquadramento global e o enquadramento próximo da economia portuguesa formado pelas economias europeias e espanhola, inclui ainda duas conferências direccionadas para a compreensão das crescentes inter-relações económicas entre Portugal e Brasil (1ª conferência) e Portugal e Angola (2ª conferência).
|
| |
| Plano de Estudos e Corpo Docente |
|
O curso procura oferecer uma formação de nível universitário de elevada qualidade, incluindo, no seu corpo docente, académicos e profissionais reputados e experientes nos seus domínios de conhecimento. |
| |
| BLOCO A – ECONOMIA PORTUGUESA: COMPREENDENDO O PASSADO (50h) |
| Unidade Curricular / Docente |
Horas |
Créditos |
1. VISÃO RETROSPECTIVA DA ECONOMIA PORTUGUESA E DOS SEUS ENQUADRAMENTOS
1.1. As Grandes Transformações Económicas do Século XX
Prof. Doutor João Ferreira do Amaral (ISEG)
1.2. A Economia Europeia desde a Segunda Guerra Mundial
Prof. Doutor Nuno Valério (ISEG)
1.3. A Evolução da Economia Espanhola
Prof. Doutor Miguel Carrera Troyano (U. Salamanca)
1.4. História Económica de Portugal (séc. XX)
Prof. Doutor José Maria Brandão de Brito (Coord.) (ISEG) Com a participação de:
Profª. Doutora Eugénia Mata (UNL – Faculdade de Economia)
Profª. Doutora Maria Fernanda Rollo (FCSH – UNL)
Profª. Doutora Ana Bela Nunes (ISEG)
Prof. Doutor João Ferreira do Amaral (ISEG)
Dr. José da Silva Lopes
|
50 |
11 |
| 8 |
| 8 |
| 8 |
| 24 |
| 2 |
| |
| BLOCO B (CORE) – ECONOMIA PORTUGUESA: EVOLUÇÃO RECENTE E POSIÇÃO ACTUAL (128h) |
|
2. Forças de Mudança e Desafios nos Enquadramentos da Economia Portuguesa
|
28 |
6 |
| 8 |
| 8 |
| 2 |
| 2 |
| 8 |
| 3. Economia Portuguesa: Análise da Estrutura I
|
50 |
11 |
| 12 |
| 12 |
| 12 |
| 12 |
| 2 |
| 4. Economia Portuguesa: Análise da Estrutura II
|
50 |
11 |
| 12 |
| 12 |
| 12 |
| 12 |
| 2 |
| |
| BLOCO C – O FUTURO DA ECONOMIA PORTUGUESA (34h) |
5. PORTUGAL 2025 – CONSTRUÇÃO INTERACTIVA DE CENÁRIOS PARA O FUTURO DA ECONOMIA PORTUGUESA
Mestre António Alvarenga (Univ. Lyon III; DPP)
Mestre Paulo Soeiro de Carvalho (Univ. Lyon III; DPP).
|
32 |
9 |
| 2 |
| |
| Prémio para o melhor aluno |
|
| |
| Calendário |
As aulas decorrerão em horário pós-laboral. A organização semanal será a seguinte:
Sexta-feira: 18h30 – 22h30 (4h; previsto intervalo de 30’)
Sábado: 9h00 – 13h00 (4h; previstos 2 intervalos de 15’)
Sessão de lançamento/apresentação: 1 de Outubro de 2009
Excepcionalmente algumas actividades (ex: intervenções de convidados estrangeiros) poderão decorrer noutros dias/horários mas sempre em regime pós-laboral.
|
| |
| Propinas (Última Edição) |
| Tipo Pagamento |
Data Limite Pagamento |
Valor |
| Matrícula |
30 de Setembro de 2009 |
500 € |
| 1ª Propina |
2 de Outubro de 2009 |
1000 € |
| 2ª Propina |
20 de Novembro de 2009 |
1000 € |
| 3ª Propina |
13 de Fevereiro de 2010 |
750 € |
| 4ª Propina |
16 de Abril de 2010 |
750 € |
| Total |
4000 € |
|
|