Pós-graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação | IDEFE/ISEG | Idefe
Estratégia e Empreendedorismo

KEY DETAILS

9ª Edição 2016
Próxima Edição: setembro 2016
Total horas: 226
Localização: Lisboa
Propina: 4.500€
PARCEIROS

            

 

            

 

                  

 

 

              

 

 

 

            

 

 



 

Coordenação Científica Prof. Doutor José Maria Brandão de Brito
 

Prospectiva, Estratégia e Inovação (Foresight, Strategy and Innovation)

Apresentação


Esta Pós-Graduação do IDEFE em “Prospectiva, Estratégia e Inovação” procura corresponder a uma procura crescente por parte das organizações privadas e públicas no sentido de se dotarem de conhecimentos, competências e ferramentas que permitam elevar a sua capacidade de antecipação, potenciar a capacidade de inovação e melhorar o desempenho competitivo e a criação de valor.
A Pós-Graduação assenta numa abordagem holística a qual integra a Prospectiva (Foresight), a Estratégia, a Liderança e a Inovação com um conjunto de factores organizacionais considerados indispensáveis para ter sucesso no mundo real.

“VERTICES ESTRATÉGICOS” DA PÓS-GRADUAÇÃO




Destaques
- Apresentar uma perspectiva multidisciplinar da Prospectiva/Foresight, Inovação e Estratégia, incluindo a exploração de ferramentas específicas para aplicação imediata e análise de maior profundidade que possam desafiar a forma tradicional de conceber e liderar processos de inovação e desenvolvimento estratégico.
- Dominar um Portfólio de Métodos e Ferramentas de Prospectiva, Inovação e Gestão Estratégica permitindo conceber e gerir processos flexíveis que potenciem a identificação e exploração de novas oportunidades de negócio e criação de valor.
- Articular e Integrar Métodos e Técnicas de Prospectiva e Inovação (Cenários, Análise de Tendências, Delphi, Brainstorming, Deepdives, etc.) com Ferramentas e Conceitos de Gestão Estratégica (vd. Tableau de Bord, Balanced Scorecard, Mapas Estratégicos, Core Competencies, Strategic Intent, Cadeia de Valor, etc.)
- Integrar a Prospectiva e a Inovação Estratégica com actividades e ferramentas de Competitive Intelligence (vd. War Games, Sistemas de Gestão de weak signals e wildcards, etc.).
- Explorar abordagens e ferramentas inovadores ao desenvolvimento de future-oriented statements (missão, visão, valores) e na definição e monitorização do “Corporate and Business Development”.
- Discutir e Reflectir sobre as melhores práticas de liderança e inovação estratégica em contextos de incerteza e mudança acelerada em empresas como a Google, Facebook, Cisco, Siemens, IBM, Shell, Mercedes, Toyota, Nestlé, entre outras.

APP PEI9
Utilização de uma App/Plataforma Web inovadora para a PEI9 que permite o acesso fácil e intuitivo a toda a documentação do curso. A interacção entre os alunos e os docentes é também assegurada e centralizada. A Pós-graduação inova ao usar uma das soluções mais avançadas no mundo de suporte a educação executiva. Disponível para Web, Android, iOS e Windows Phone, a App foi customizada pela AAVANZ sobre uma plataforma OSS.

Acesso ao Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
Aos alunos que concluem a pós-graduação em Prospectiva, Estratégia e Inovação, é dada a possibilidade de beneficiar dos créditos acumulados, através do sistema de equivalências, quando se candidatam ao Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial. Têm equivalência automática a todas as unidades curriculares do 1.º ano do mestrado em Gestão e Estratégia Industrial, excepto Planeamento, Controlo e Integração da Produção, Gestão Financeira e Métodos Estatísticos.
A creditação de unidades curriculares (anteriormente designado por equivalência) efectuadas no âmbito das Pós-Graduações para o Mestrado estão sujeitas a emolumentos (conforme montantes fixados na tabela de emolumentos do ISEG)

Estágios em Empresas Parceiras
-Estágio de 3 meses na área de Consultoria de Inovação da OgilvyRED.
-Estágio de 3 meses na área de Consultoria Estratégica da Deloitte.
Em ambos os casos, os alunos terão que se candidatar no final da Pós-Graduação e serão seleccionados pelas empresas de acordo com os projectos em curso e interesses dos mesmos.

Prémio para o melhor aluno
O melhor aluno da Pós-Graduação em “Prospectiva, Estratégia e Inovação” receberá um prémio pecuniário. Este prémio é financiado pelo Grupo EDP.