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Pós-Graduação

Auditoria, Risco e Cibersegurança

As organizações produzem um imenso volume de dados, pelo que a implementação de mecanismos de governação, risco e compliance é essencial ao sucesso.

Esta pós-graduação cria uma resposta a uma necessidade de mercado nacional e internacional, que apresenta escassez de recursos nesta área, identificada pelo Institute of International Auditors, que define a importância das organizações estarem dotadas dos necessários controlos de prevenção, deteção e investigação, implementando mecanismos adequados de Governação, Risco e Compliance.

No final da formação, estará apto a desenvolver metodologias eficazes de gestão do risco e de controlo de custos de contexto, assegurando uma mais eficaz tomada de decisão na sua organização.

Em parceria com

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Program Advisor

  Marta Vieira
  213 922 789 / 962 682 202

Calendário

08 Maio 2020

Horário

6ª, Sáb.-pós-laboral

Duração

128 horas

Preço

3900 €

Bloco 1

Unidade Curricular

Docente                                 

Horas

> Governance e Gestão de Risco           Bruno Horta Soares                16
> Auditoria Interna Fátima Geada 16
> Políticas e Código de Conduta Nuno Lousa 16
> Ética e Compliance  António Varela 16

Bloco 2

Unidade Curricular

Docente

Horas

> Cibersegurança Sérgio Nunes                                    16   
> Auditoria Forense e Fraude Filipe Fontes 16

> Gestão e Auditoria Sistemas de Informação

 

Mário Caldeira
José Galamba de Oliveira
16

 > Proteção de Dados

 

João Ribeiro
Pedro Machado
16

> Licenciados nas áreas de gestão, economia, contabilidade e sistemas de informação;

> Profissionais das áreas de Auditoria Interna e Risco;

> Profissionais da área de Cibersegurança;

Bloco 1

Governance e Gestão de Risco | Docente: Bruno Horta Soares 

> A Governação e Gestão de Risco;

> Identificação dos Riscos;

> Elaborar a tipologia de riscos ajustada ao negócio;

> Identificar, medir e avaliar os riscos;

> Elaborar um Plano de Management Risk; Avaliação dos Riscos;

> Tratamento dos Riscos;

> Controlo de Riscos;

Auditoria Interna | Docente: Fátima Geada

> Auditoria e conceitos afins;

> Auditoria e governo das organizações;

> Risco e controlo Organizações e normas de auditoria;

> Conceitos fundamentais em auditoria;

> Independência;

> Metodologias e técnicas de auditoria;

> Planeamento, realização e documentação do trabalho;

> Relatórios de auditoria;

> Auditoria, erros, irregularidades e fraudes;  

> Controlo interno em diferentes áreas das organizações;

Politicas e código de conduta | Docente: Nuno Lousa

> O Papel e os objetivos dos códigos de conduta nas organizações (incidência interna e incidência externa);

> Os conflitos de interesses;

> A prevenção da corrupção, fraude e branqueamento de capitais;

> Incentivos a reporte interno (políticas de whistleblowing);

> A difusão das políticas de conduta (a criação de um ambiente de awareness);

> A relevância da atuação dos órgãos de gestão da sociedade;

> Boas práticas no setor público e no setor privado;

Ética e compliance | Docente: António Varela

> Ética: conceito e definições;

> Fontes;

> Ética na prática organizacional e dos negócios;

> Estudo de casos. Compliance (cumprimento): Aspetos históricos;

> Definições;

> Stakeholders;

> Regulamentos;

> A função compliance, organização e processos;

> Riscos: tipologia e caraterização;

> Sistemas de alertas e de respostas;

> Tópicos de compliance: corrupção, propriedade intelectual, concorrência, proteção de dados, insider trading, AML, sanções;

Bloco 2

Cibersegurança | Docente: Sérgio Nunes

> Introdução à cibersegurança, paradigmas de cibersegurança, criptografia, autenticação, análise de vulnerabilidades, ataques a sistemas e redes, protecção de activos, mecanismos de cibersegurança.

Auditoria Forense e Fraude | Docente: Filipe Pontes

> Introdução à fraude – A Árvore da Fraude;

> A prevenção da fraude;

> Deteção da fraude – Red Flags;

> Investigação da fraude;

> A fraude no relato financeiro;

> Outros tipos de fraude. Metodologias da Auditoria Forense;

Gestão e Auditoria de Sistemas de Informação | Docentes: Mário Caldeira e José Galamba de Oliveira

> Os sistemas de informação empresariais;

> Gestão de dados e processos;

> Gestão das tecnologias de informação, Auditoria de sistemas de informação, Outsourcing de sistemas de informação;

Proteção de Dados | Docente: João Ribeiro e Pedro Machado

> Privacidade e dados pessoais;

> RGPD;

> Cibercrime;

> Legislação na assinatura e certificados digitais;

> Legislação no comércio eletrónico;

> Legislação da Videovigilância;

> Dotar os participantes de conhecimentos avançados na área da auditoria, risco e cibersegurança, permitindo-lhes inovar e desenvolver metodologias eficazes de gestão do risco e de controlo de custos de contexto;

> Fornecer as ferramentas necessárias ao controlo de prevenção, deteção e investigação, implementando mecanismos adequados de Governação, Risco e Compliance;

> Capacidade de recolher, organizar e analisar a informação existente nas organizações, para melhorar a tomada de decisão;

Coordenadores

Fátima Geada

Doutoramento em Economia pelo ISEG. Pós-graduada em Auditoria e Risco pelo MIS – Londres. Diretora de Auditoria do Grupo TAP e membro de diversos Conselhos Fiscais, bem como Presidente da Direção do Instituto Português de Auditoria Interna.

Sérgio Nunes

Doutorado em Gestão de Sistemas de Informação pelo ISEG. Mestre em Segurança de Informação pela Carnegie Mellon University e Mestre em Segurança Informática pela FCUL. Membro fundador da AP2SI. Consultor de gestão de sistemas de informação,  auditoria de IT e segurança de informação.

Docentes 

Mário Caldeira

Doutorado em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade de Cranfield. Foi presidente do ISEG e ISEG Executive Education. Membro do Board da Associação de FinTech e InsurTech Portugal e coordenador da área de ecosistemas de inovação da Deloitte. Foi consultor de Gestão de Sistemas de Informação em empresas como caixa Geral de Depósitos, Autoridade Tributária, Portugal Telecom, entre outras.

Bruno Horta Soares

Fundador e consultor da GOVaaS - Governance Advisors as-a-service. Fundador e Presidente do Capítulo ISACA de Lisboa e consultor executivo da IDC nas áreas de transformação digital, governança, estratégia e segurança. Possui diversas certificações profissionais, nomeadamente: Project Management Professional do PMI®, Certified Information Systems Auditor (CISA®), certificado em Governance of Enterprise IT (CGEIT®), certificado em risco e controle de sistemas de informação (CRISC ™) e COBIT ® 5 Foundation.

João Ribeiro

Especialista de informática na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Mestre em Engª Informática/Tecnologia e Gestão de Informação e Segurança pela Universidade Independente e mestre em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP.

Pedro Machado

Country Senior Director do Grupo Ageas Portugal, desempenhando as funções de Data Protection Officer. Coordenador do Comité de Cibersegurança da AFCEA Portugal. Preside o grupo de trabalho dedicado ao estudo do branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proteção de dados da APFIPP (Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios). MBA pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM).

Nuno Ferreira Lousa

Sócio responsável pelo departamento de Dispute Resolution do escritório da Linklaters em Portugal. Foi Presidente da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da Delegação Nacional da Câmara de Comércio Internacional (ICC Portugal). Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Arbitragem (APA) desde 2017, sendo ainda um dos fundadores do Conselho dos Sub-40 da APA. Membro da ICCA - International Council for Commercial Arbitration.

Filipe Pontes

Coordenador de Auditoria Interna da AGEAS Portugal. Foi Fraud Control Officer da AXA Seguros Portugal, Auditor interno no BES e auditor externo na KPMG. É assistente convidado em vários cursos de Auditoria e gestão de fraude. Mestre em Gestão pelo ISCTE.

António Varela

Pofessor Catedrático Convidado do ISEG. M.Sc. in Industrial Relations pela London School of Economics. Presidente da Netinvoice, uma startup fintech. Foi Administrador do Banco de Portugal, membro do Conselho de Supervisão do BCE (Banco Central Europeu), Presidente do Conselho Nacional de Supervisão de Auditoria e do Fundo de Garantia do Crédito Agrícola, Administrador em representação do Estado do Banif, Vogal do Conselho Diretivo Fundador da CMVM. Foi Administrador Financeiro da Cimpor, SGPS, SA. Diretor de Serviços Financeiros do BCP Investimento. Diretor Central Adjunto do Banco Comercial Português. Diretor Financeiro da Partex CPS SA.

José Galamba de Oliveira

Presidente da Associação de Portuguesa de Seguradores (APS). Presidente do conselho fiscal do banco BIG -Banco de Investimento Global (Portugal). Administrador não executivo da empresa Intersection Ventures Limited (Reino Unido). Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Manchester no Reino Unido e pós -graduado no INSEAD, França. Foi Country Managing Director da Accenture.

Candidaturas

As habilitações de candidatura correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente e, eventualmente, não licenciados detentores de um currículo profissional de excelência, atestando capacidade para realização do curso;

- Conhecimentos de inglês;

- Poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou a prestação de provas ou testes adicionais para efeitos de seleção; 

Calendário

As aulas iniciam-se no dia 8 de Maio. As sessões decorrem em dois dias da semana (sextas e sábados) em regime pós-laboral (18h30 às 22h30 e sábado 9h00 às 13h00).

Propinas

As propinas do curso, no total de 3.900€, repartem-se da seguinte forma:

Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) 500€*  

1ª Propina (a pagar até 2 de maio) 850€ 

2ª Propina (a pagar até 2 julho) 850€ 

3ª Propina (a pagar até 15 setembro) 850€ 

4ª Propina (a pagar até 2 novembro) 850€

Os antigos alunos do ISEG e do IDEFE beneficiam de uma redução de 10%.  

Este valor inclui:

  • Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
  • Kit de boas-vindas;
  • Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
  • Diploma final de curso

Informação

Os cursos só se iniciarão na data prevista, se houver um número mínimo de alunos.


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IDEFE | Executive Education
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