LEA

                                        

Datas do Curso:  20, 21 e 22 de Maio de 2019  |       Duração: 29 horas            
Horário: 9h às 18h 
Preço: 1900€ |  Early Bird: 10% até 18 de Abril de 2019
Condições especiais para grupos de empresa, empresas associadas, ex-alunos ISEG/IDEFE e Inscritos no Experience Agile. Contacte-nos já para mais informações.

 

 

Coordenação

Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves (ISEG)
Dr. Gabriel Coimbra (IDC)

Apresentação

Este curso foi concebido para aqueles que desejam desenvolver e compreender as melhores práticas, ferramentas, técnicas e métodos relacionados com Business Innovation & Agility.

Parceria

 

 

Destinatários

Este curso é para gestores e diretores das áreas de gestão, operações, marketing, gestão de produto e sistemas de informação que pretendem aprofundar os seus conhecimentos no que respeita ao papel da Transformação Digital na capacidade de inovação e das organizações.

Objectivos da aprendizagem

> Promover junto dos executivos uma visão clara sobre as práticas emergentes de gestão que permitem acelerar a inovação e a transformação digital das organizações;

> Entender os caminhos para resolver o impasse de transformação digital nas empresas incumbentes;

> Formar os executivos em conhecimentos sobre metodologias e  frameworks de referência para a criação de um modelo operativo ágil e equipas de alta performance.

Contactos

IDEFE
Sérgio Pereira
sergio.pereira@idefe.pt
(+351) 213922716

IDC
Rafaela Mendes 
rmendes@idc.com
(+351) 936951565

Benefícios para os participantes

> Entender como as práticas emergentes de gestão podem apoiar a inovação e a transformação digital das organizações;

> Conhecer as tendências e boas práticas para a transformação digital nas Organizações;

> Conhecer as ferramentas chave para apoio à tomada de decisão no contexto da transformação digital (ex. IDC Futurescape, IDC MaturityScape, IDC MaturityBenchmark)

> Entender como as empresas podem preparar-se para um "futuro imprevisível" através do desenvolvimento ágil de novas soluções, assim como na racionalização do portfólio de produtos e serviços legados;

> Conseguir definir uma estratégia e um conjunto de ações para implementar um modelo operativo ágil e acelerar o processo de Transformação Digital.

Metodologia

Este curso utiliza Case Studies e exemplos práticos para os participantes testarem e aplicarem os conhecimentos apreendidos. Adicionalmente será disponibilizado o acesso a Research e DecisionScapes IDC relevantes para a formação. Mais informação em: www.idc.com/prodserv/decisionscapes.

 

 

 
 

PROGRAMA

  • 20 de Maio: 09h00  -09h30
    Introdução (Vítor Gonçalves e Luís Nazaré)
  • 20 de Maio: 09h30-14h00
    Estratégia Empresarial (Vítor Gonçalves e Luís Nazaré)
       >  Estratégia empresarial em contexto de transformação 
    > Gestão do modelo de negócio 
    Design thinking e forward thinking
    >  Métodos e ferramentas de análise dinâmica
    Scenario planning
  • 21 de Maio9h00 - 18h00
    Melhoria da maturidade de transformação digital das Organizações (Bruno Soares e Gabriel Coimbra)
    > Modelo de maturidade para a Transformação Digital
    > O impasse digital nas Organizações incumbentes
    > Desenho de Scorecards e métricas para a transformação digital
    > Transformação das estruturas organizacionais para embeber o digital nas Organizações
    > Desenho de estratégias, programas e use cases para a transformação digital
    > As novas competências digitais e de negócio críticas para a capacitação das Organização  
    > Ganhar escala com plataformas digitais centradas na informação
  • 22 de Maio: 9h00 - 13h00
    Marketing e Customer Experience ( Carolina Afonso) 
    >Princípios de Customer Centric Marketing e Gestão da Customer Experience;
    >Consumer journey: da estratégia à implementação com recurso a vários frameworks;
    >A criação de personas e de touchpoints ao longo da consumer journey.
    >Definição de métricas e KPIs; Análise e reporting.
     
  • 22 de Maio: 14h00 - 18h00
    Business Innovation Challenge, Using LEGO® Serious Play® (Bruno Soares)
    > Os participantes terão acesso a documentação exclusiva de "IDC Taxonomy Use Cases" para entenderem como o digital está a impactar as missões e estratégias das Organizações em particular e das indústrias em geral. Durante o Business Innovation Challenge os participantes trabalharão em grupo e cada equipa irá desenvolver um modelo aspiracional do impacto que o Digital irá ter numa Indústria ou Organização em 2025. O workshop será desenhado e implementado usando LEGO® Serious Play®, demonstrando como este método ágil pode contribuir para um maior envolvimento e compromisso dos participantes em estratégias de inovação e transformação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DOCENTES

vítor da conceição gonçalves

Professor Catedrático do Departamento de Gestão, Presidente do Advance-Centro de Investigação em Gestão do ISEG e membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Doutorado em Gestão de Empresas Universidade de Sevilha. Autor de dezenas de trabalhos sobre temas de gestão, estratégia e competitividade em revistas académicas internacionais de referência. Previamente foi Presidente do ISEG e Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa. Além da sua carreira académica, tem uma longa experiência como consultor para muitas organizações públicas e privadas em Portugal e no exterior e tem sido membro do Conselho de Administração de várias empresas.

LUÍS NAZARÉ

Professor no ISEG de Estratégia Empresarial.  Gestor e consultor de gestão, com larga experiência na presidência de diversas instituições de renome, incluindo o CTT e o ICP-ANACOM.  Assina uma coluna regular no jornal Económico.

CAROLINA AFONSO

Diretora de marketing da Konica Minolta Portugal e professora auxiliar convidada no ISEG. Tem mais de 12 anos de experiência profissional na área das Tecnologias de Informação, tendo sido diretora de marketing da ASUS durante 8 anos. É doutorada em Marketing pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Marketing pelo ISEG e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Faz parte da direção da APPM - Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing e tem vários livros publicados na área de marketing digital.

bruno soares

Experiência profissional na indústria de serviços profissionais de assessoria, consultoria e auditoria, com especial relevância em projetos nos domínios da Transformação Digital, Governance, Gestão, Risco e Segurança de Sistemas de Informação nos principais players de mercado em Portugal, Angola e Moçambique. É desde 2015 Leading Executive Advisor da IDC para as áreas de Digital Transformation, IT Strategy, Governance e Security. É licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo ISLA, tendo obtido as acreditações profissionais PMP®, CISA®, CGEIT® e CRISC™.
É professor convidado em diversas universidades em Portugal, Angola e Brasil,
Presidente fundador do ISACA Lisbon, Portugal Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em diversas conferências e seminários locais e internacionais.

GABRIEL COIMBRA

Com 20 anos de experiência, Gabriel Coimbra é responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence e serviços de advisory para os mercados das TIC e Transformação Digital.
Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está directamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de advisory que a IDC desenvolve em Portugal.
É mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Escola de Negócios e Economia da Universidade Católica. No contexto académico, colabora ainda com algumas das principais instituições de ensino superior em Portugal em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica.

 

© IDEFE 2019 - Todos os direitos reservados