Bloco 1 - Foco na Estratégia
Sessão de Abertura *
Helena Gonçalves e Carolina Afonso
Seminário: Digital Transformation *
Carolina Afonso
Networking Lunch *
Visita guiada às instalações do ISEG *
Seminário: Storytelling in the Digital World *
Rui Ventura
Applied Project *
Marta Marques
Business Strategy Fundamentals
Vítor Gonçalves
Digital Marketing Framework
Elisabete Ferreira
Digital Advertising
Sandra Alvarez
Innovation & Digital Products
Joana Casaca Lemos
Tutoria
Bloco 2 - Foco na Comunicação
Seminário: Artificial Intelligence & Automation Marketing *
Ricardo Lopes
Seminário: GDPR & Data Protection *
Sónia Marques Gonçalves
Applied Project *
Marta Marques
Networking Dinner *
Applied Marketing Research
Helena Gonçalves
Public Relations & Influencer Marketing
Vanda Rosário
Search Engine Marketing Fundamentals
Mateus Dourado
Social Media Strategy
Marta Marques
Tutoria
Bloco 3 - Foco na Experiência
eCommerce & mCommerce
Márcio Miranda
User Interface (UI) and User Experience (UX)
João Samora
SEO Fundamentals
Marco Gouveia
Metrics & Measurement
Tiago Branco
Applied Project *
Marta Marques
Seminário: Customer Experience and Engagement *
João Chaves
Networking Dinner *
Seminário: Big Data & Cybersecurity *
Rui Guedes
Almoço e Cerimónia de Entrega de Diplomas *
Tutoria
* - Sessões presenciais
Seminário: Digital Transformation
Transformação Digital (DX) e tendências de mercado;
Os três eixos da transformação digital: Tecnologia, Processos e Pessoas;
Matriz de maturidade digital;
O impacto da transformação digital no marketing.
Consumer centric Approach
Seminário: Storytelling in the Digital World
O conceito de Storytelling e Narrativas dinâmicas
A evolução dos conteúdos transmediáticos. Tipos e características
A Marca no contexto dos Conteúdos Transmediáticos
Content Marketing
Case Studies Internacionais
Applied Project
Trabalho de projeto em que se colocam em prática os conhecimentos adquiridos neste bloco. Este módulo é complementado por sessões de tutoria.
Business Strategy Fundamentals
Estratégia empresarial: fundamentos e aplicabilidade
A competitividade empresarial
Estratégia digital e modelos de negócio
Digital Marketing Framework
Impacto do Digital
- Portugal Online – análise e insights
- Impacto nas pessoas – compreender comportamentos
- Impacto na Comunicação - tendências e desafios;
- Novos modelos de negócio: Business Model Canvas Tool
Estratégia Digital
- Evolução e Influência
- Tecnologia: Megatendências aos “modismos”
- Ecossistema de canais: Paid, Owned e Earned Media
- Estudos de caso
Metodologias e Frameworks para Estratégia Digital
- Digital Marketing Funnel: Awareness, Consideration, Conversion, Loyalty, Advocacy
- Micromoments: See, Think, Do, Care
- User experience Approach: Empathy map
- Consumer Journey
- Exercício
Digital Advertising
O que é a media digital e principais diferenças com a media “tradicional”. Quais as funções que a media digital com na comunicação de uma marca.
Como se comporta a media digital no contexto do mercado publicitário português. O peso do investimento publicitário digital e os principais media owners digitais no mercado.
Conceitos básicos de media digital: impressões, unique users, click, CTR, etc. Compra de media digital: CPM, CPC, CPE, CPA.
Planeamento estratégico digital: várias hipóteses de estratégias de media digital a seguir, de acordo com os objetivos definidos e com as características das marcas.
Mapeamento dos principais suportes de Media Digital existentes no mercado português. Cobertura e afinidade de cada um.
Explicação (com exemplo prático) de como fazer um plano digital de display, tendo em consideração as fontes de informação reais os objetivos estimados.
Innovation & Digital Products
O que é inovação, panorama atual
Introdução às metodologias: design thinking, user-centered, planet-centered, service design
Tecnologia, utilizador e a ética
Identificar a oportunidade de inovação e prototipagem rápida
Problemas e boas práticas na tecnologia
O fim da vida dos produtos digitais e a sustentabilidade
Seminário: Artificial Intelligence & Automation Marketing
Inteligência Artificial: Do Big Data à classificação de dados e extração de insights
O que é Marketing Automation; Funil de Engagement; Lead Nurturing
Importância do Lead Nurturing para o ROI das organizações
Aplicação de LEAD Scoring para qualificação das Leads até SQL (Sales Quality Leads)
Como aplicar o Marketing Automation: Engagement e Lead Nurturing, Decision Rules, Lead Scoring, SQL e Otimização (conteúdos e funil)
Seminário: GDPR & Data Protection
Propriedade Intelectual
Apreensão dos conceitos de marca, design e patente, efectivação do direito (registo).
Regras e boas práticas na comunicação no meio digital
Legislação aplicável e entidade competente
RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados
Directiva UE2016/680 e legislação nacional
O papel da CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados, como Autoridade Nacional de Controlo de Dados Pessoais
Applied Marketing Research
Introdução a Marketing Research e definição do problema
Dados secundários
Dados primários: planeamento, recolha e análise de dados
Qualtrics – plataforma para inquéritos online
Apresentação dos resultados
Public Relations & Influencer Marketing
Digital PR: Do Briefing ao Plano de Ação
Plano de Comunicação Digital Integrado- Como se define/estrutura e concretiza
Ferramentas do plano de Ação
Estratégia Peso: o que significa? Como se aplica? Como converge?
Análise e avaliação de performance
Gestão de crise
Para além das redes sociais
Comunicação com Influencers
O que é o marketing de Influência? Como e onde inserir no plano de marketing
Influenciadores – Quem? Quando utilizar? Métricas e avaliação
Como Identificar Influenciadores
Desenvolvimento de estratégias com Influenciadores Digitais
Case studies e exercícios práticos
Search Engine Marketing Fundamentals
A importância do Search Engine Marketing (SEM)
Tipos de SEM
Search Advertising (PPC & PPM)
Display Advertising
Como fazer uma campanha de Google Ads
Social Media Strategy
Porquê apostar em Social Media?
Panorama das redes sociais no mundo e em Portugal - Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, TikTok
O consumo de social media
Caraterísticas das diferentes redes e perfil do utilizador
Fatores a ter em conta antes de uma empresa/marca abrir a sua página numa rede social
Social Media Marketing vs Social Media Advertising
O Plano de Social Media Marketing e as várias etapas;
O Plano de Social Media Advertising
Porque que o orgânico não chega: definição dos objetivos da campanha; definição de métricas e KPIs; métodos de compra; targeting; os diferentes formatos e o seu impacto nos objetivos de campanha; a importância do acompanhamento e do test and learn
Social Media Tips
User Interface (UI) and User Experience (UX)
User Experience
- Definição
- Regras de UX
- UX Research
- Heurística de usabilidade
- UX Fails
- Arquitetura de Informação
- User flow & Task flow
- Princípios do design de interação
- Prototipagem & Testes
- Ética e Design Persuasivo
User interface
- Definição UI
- Grids & Responsive design
- Wireframes
- Design para Mobile & Desktop
- Android VS iOS
- Sistemas de Design
- Acessibilidade
- Protótipos interativos
- Regras de comercialização
Metodologias de Design
- Introdução de Design Thinking
- Agile VS Waterfall
- Scrum VS Kanban
SEO Fundamentals
O que é SEO
Principais fatores
Como funcionam os motores de pesquisa
SEO como processo vital dentro do Search Marketing:
- Processo de escolha de palavras-chave através de ferramentas e análises à concorrência;
- Definição de objectivos estratégicos;
- Arquitectura da informação.
SEO On-Page:
- Importância das Meta Tags e devida optimização;
- Relevância dos conteúdos como estratégia de SEO;
- Correta definição da estrutura de URLs;
- Conceitos técnicos de optimização como robots.txt, sitemaps, redireccionamentos e performance.
SEO Off-Page:
Estratégias de Link Building para aumentar a reputação online do nosso website.
eCommerce & mCommerce
Conceitos de eCommerce
- Os grandes números;
- eCommerce: Do tradicional ao “novo normal”;
- Vantagens de vender online;
- O Consumidor online.
Modelos de eCommerce
- Estrutura de um eCommerce;
- Os modelos de eCommerce mais adequados para cada negócio;
- Principais Canais de venda;
- O modelo financeiro de um eCommerce;
- A importância da Logística e das Operações na integração de um modelo de eCommerce.
Plataformas de eCommerce
- Loja Online: Desenvolver uma plataforma própria ou comprar uma plataforma no mercado;
- Plataformas de eCommerce;
- Arquitetura de informação & Usabilidade;
- Passos para um caderno de encargos;
- Sistemas de integração;
- Gateways de Pagamento;
- Integração de plataformas digitais.
Estratégia digital aplicada ao eCommerce
- Construir um plano de marketing digital para gerar: notoriedade – tráfego – vendas – fidelização;
- O orçamento digital;
- Definição dos principais canais de tráfego pago e orgânico olhando às várias fases do funil da loja online;
- Automação de marketing para o aumento da frequência e recorrência de compra dos clientes;
- O offline como suporte na estratégia digital.
mCommerce: O “futuro” do eCommerce
- O ecossistema do Mobile Marketing;
- Canais de mCommerce: mobile apps, web apps, responsive website;
- Passos para o desenvolvimento de uma aplicação mobile orientada a vendas;
- Tecnologias e ferramentas para mCommerce: Realidade Aumentada – Realidade Virtual – Voice Serach.
- Táticas digitais aplicadas ao mCommerce: Push Notifications, SMS Marketing & QR Codes.
Metrics & Measurement
Métodos de recolha de informação online; site centric, user centric, ad centric
Plataformas de recolha de dados; Analytics, Adserving, Social insights e audiências
Métricas digitais, construção e analise de benchmark
Construção de relatórios e tratamento de dados
O papel de digital analytics
Introdução a Google Analytics
Método de recolha, processamento, armazenamento e amostragem de dados
Set up de dashboards. Público-Alvo, Aquisição, Comportamento, Conversões
Aquisição e URL Builders
Atividades, conversão e respetivos níveis (micro, macro)
Modelos de atribuição (data-driven e rule based)
Recolha de audiências e segmentação
Seminário: Customer Experience and Engagement
Compreender os conceitos de Customer Experience e Customer Engagement.
Como construir uma Cultura Centrada no Cliente e convencer a Gestão de Topo que há Return On Investment.
Desenhar uma “zero-friction Customer Experience”.
Customer Experience Technology: Exemplos e melhores práticas.
Estudo de caso: “The most Customer-Centric Company on Earth”.
Seminário: Big Data & Cybersecurity
Big Data e principais definições e contexto: a crescente importância da exploração e análise dos dados;
Big Data Architecture;
Big Data Patterns: Metodologias de aplicação;
Cybersecurity e principais conceitos e Standards internacionais;
“Security by design” Framework;
Redes Neuronais e segurança;
Casos práticos.
CONDIÇÕES DE CANDIDATURA
Serão consideradas candidaturas de detentores de licenciatura em Gestão, Finanças, Economia, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Marketing, Psicologia, Engenharia, Comunicação Empresarial, entre outras.
As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso.
Os candidatos serão selecionados em função da classificação do diploma de 1.º ciclo (licenciatura), da classificação obtida em cursos de Pós-Graduação do ISEG - Executive Education em áreas relevantes, de outros graus já obtidos pelo candidato e do currículo académico, científico e profissional.
Poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou a prestação de provas ou testes adicionais para avaliar competências linguísticas ou outras.
Calendário
O curso terá início em data a anunciar. As sessões presenciais decorrem às sextas-feiras, durante todo o dia, e aos sábados, de manhã. As sessões à distância decorrem às segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e as 20h30.
Propinas
As propinas do programa, no total de 3.900€, repartem-se da seguinte forma:
Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no programa) - 500€*
1.ª Propina (a pagar até 30 de abril) - 425€
2.ª Propina (a pagar até 30 de maio) - 425€
3.ª Propina (a pagar até 30 de junho) - 425€
4.ª Propina (a pagar até 30 de julho) - 425€
5.ª Propina (a pagar até 30 de setembro) - 425€
6.ª Propina (a pagar até 30 de outubro) - 425€
7.ª Propina (a pagar até 30 de novembro) - 425€
8.ª Propina (a pagar até 30 de dezembro) - 425€
Os antigos alunos do ISEG e do ISEG Executive Education beneficiam de uma redução de 10%. Para saber outras modalidades de pagamento, contacte o Program Advisor deste programa.
*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.
Poderá consultar a tabela de emolumentos aqui.