Estratégia e Inovação
A Gestão das Organizações num Mundo Global e de Mudança Disruptiva*
Luís Cardoso
Almoço com Coordenadores e Professores**
Uma Visão do Futuro e suas Implicações para as Organizações*
Pedro Janela
Inovação e Criatividade*
Rui Quinta
Gestão Estratégica
Pedro Picaluga Nevado
Os desafios do Digital: tecnologia, processos e pessoas
Carolina Afonso
Marketing
Criação de Valor e Orientação Cliente
Rui Santos
Mktg Sec XXI
Jorge Matos
Marketing de Serviços
Ricardo Lopes
Finanças Empresariais
Análise Financeira
Tiago Gonçalves
Decisões de Investimento e Financiamento
Pedro Verga Matos
Liderança e Recursos Humanos
Liderança e Gestão de Equipas de Alta Performance
Ricardo Costa
Almoço com Guest Speaker: Leading in uncertain fast changing world**
Paulo Soeiro de Carvalho
Desenvolvimento de Competências Pessoais
Kátia Almeida
Casos Reais - Partilha de Experiências em Contexto Real*
Maurício Oliveira e Lindberg Leite
Comunicar, Negociar e Gerir Conflitos com Inteligência Emocional
Ana Sofia Santos
Contabilidade e Controlo de Gestão
Contabilidade de Gestão
Tiago Gonçalves
Controlo de Gestão
António Samagaio
Sistemas de Informação
Gestão de Sistemas de Informação
Paulo Gonçalves
Segurança e Sistemas de Informação
Jesualdo Fernandes
Criação de Negócios
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Nuno Crespo
Apresentação de Projetos e Sessão de Encerramento
Apresentação de Planos de Negócios*
Nuno Crespo
Almoço com Orador Convidado**
Apresentação de Planos de Negócios*
Nuno Crespo
Jantar de Encerramento e Entrega de Diplomas**
* - Sessões presenciais
** - Com a presença dos Mentores
A Gestão das Organizações num Mundo Global e de Mudança Disruptiva
Uma visão estratégica do mundo e das empresas
Compreender o contexto competitivo e de rápida mudança em que estamos inseridos
A evolução para a 4ª Revolução Industrial
A Competitividade das Nações
Gestão Estratégica
As decisões estratégicas fundamentais de uma organização
Compreender os fatores de competitividade e diferenciação
A relevância crítica da inovação nas organizações e os fatores que a potenciam ou condicionam
A liderança de sucesso para o futuro
Contributos recentes da ciência que nos permitem uma compreensão mais profunda das pessoas e das organizações
O cérebro humano: as camadas e os hemisférios cerebrais, suas valências
Intuição, criatividade, pensamento lógico-dedutivo, suas características e relação
O modelo das preferências cerebrais e suas aplicações
A inteligência emocional: características, relevância e investigação aplicada
Análise Financeira
Contabilidade Financeira – Demonstrações Financeiras
Análise e Relato Financeiro
Decisões de Investimento e Financiamento
Introdução / Conceitos Básicos
Metodologia de Análise de Projetos
Critérios de Análise
Comunicar, Negociar e Gerir Conflitos com Inteligência Emocional
Gestão de Competências
Gerir competências vs gerir recursos humanos
O que são Modelos de Competências?
Modelos e prática em gestão de competências
Liderança e Gestão de Equipas
Distinção entre equipa de trabalho e grupo de pessoas
O que define uma equipa de alto rendimento
A propriedade sinérgica das equipas
O compromisso como motor da performance
Empowerment Leadership
Como tirar proveito da diversidade: gerar aprendizagem mútua
Gerir a performance como uma equipa de Fórmula 1
Gerir sob pressão, desenvolvendo emoções positivas e resiliência
Gestão de Marcas
Branding
Construção de valor
Diferenciação
Segmentação
Target
Posicionamento
Marketing Mix
Marketing de Serviços
O que são os serviços?
Importância (crescente) dos Serviços
Marketing Mix de Serviços
Características dos Serviços
Desafios dos Serviços
Boas Práticas no Marketing de Serviços
Highlights – Case Study
Contabilidade de Gestão
Contabilidade analítica como instrumento de gestão
- Contabilidade Geral e a informação interna
- Objetivos, características e funções da Contabilidade Analítica
- Custos
- Classificação de custos
Apuramento do custo de produção
- Análise das principais componentes do custo de produção. Os custos não industriais
- Métodos de apuramento dos custos de produção: direto, indireto e misto
- Imputação dos gastos gerais de fabrico. Escolha da base de imputação
- Produção conjunta e defeituosa
- Produção em vias de fabrico
Contabilidade analítica e a tomada de decisões
- O modelo custos-volume-resultados. Ponto crítico das vendas
- A margem de contribuição e o “mix” produtos/mercado
- Utilizações e limitações da informação proporcionada pela análise custos – volume – resultados
Controlo de Gestão
Introdução: controlo de gestão nas organizações
Estrutura organizacional
Centros de responsabilidade
Preços de transferência internos
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Contexto do Empreendedorismo
Empreendedorismo em Portugal
Definição de empreendedor
Definição de empreendedorismo
Identificação de Negócios
Desenvolvimento de Modelos de Negócio
Definição do Plano de Negócios
Estrutura Global do Plano de Negócios
Apresentação de Planos de Negócios
Um aspeto especialmente valioso e diferenciador do curso é o apoio que será dado aos alunos por mentores.
Trata-se de Gestores de referência com vasta experiência profissional e de vida, em empresas de diversos setores, que acompanharão os alunos ao longo de todo o curso, garantindo uma experiência de aprendizagem, reflexão e maturação mais valiosa. Designadamente, apoiarão o trabalho a desenvolver fora das aulas, esclarecerão dúvidas, aconselharão acerca de leituras e orientações profissionais, promoverão sessões de trabalho envolvendo os colegas.
-
Maurício Oliveira
Mentor
Executivo com vasta experiência em funções de gestão e liderança em setores como as Telecomunicações, Produtos de Grande Consumo, e Seguros, em ambiente nacional e internacional. Foi nomeadamente Administrador na Companhia de Seguros Açoreana, Diretor na Allianz Portugal, Diretor na Novis Telecom e executivo na Navigator, Philipp Morris e Unilever-IGLO. Licenciado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa, teve formação internacional na Kellog School of Management (Chicago) e no IESE (Madrid).
-
Lindberg Leite
Mentor
Gestor com vasta experiência internacional em funções de liderança, foi executivo na Bayer, na Unilever, na Shell e na Odebrecht, bem como Managing Director em duas empresas de Marketing e Comunicação. Foi Professor no MBA e para Executivos na Universidade de São Paulo. Mestre e Licenciado em Engenharia, teve formação avançada na Universidade de Cambridge, no Insead e na Lyon Business School.
Calendário
O programa terá início a 21 de abril de 2023. As sessões presenciais decorrem às sextas-feiras, durante todo o dia, e aos sábados, de manhã. As sessões à distância decorrem às terças e quintas-feiras, entre as 18h30 e as 20h30.
Propinas
As propinas do programa, no total de 5.250€, repartem-se da seguinte forma:
Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) 750€*
1.ª Propina (a pagar até 28 de abril) - 450€
2.ª Propina (a pagar até 31 de maio) - 450€
3.ª Propina (a pagar até 30 de junho) - 450€
4.ª Propina (a pagar até 31 de julho) - 450€
5.ª Propina (a pagar até 29 de setembro) - 450€
6.ª Propina (a pagar até 31 de outubro) - 450 €
7.ª Propina (a pagar até 30 de novembro) - 450€
8.ª Propina (a pagar até 29 de dezembro) - 450€
9.ª Propina (a pagar até 31 de janeiro) - 450€
10.ª Propina (a pagar até 29 de fevereiro) - 450€
Os antigos alunos do ISEG e do ISEG Executive Education beneficiam de uma redução de 10%. Para saber outras modalidades de pagamento, contacte o Program Advisor deste programa.
*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.
Poderá consultar a tabela de emolumentos aqui.
Condições de Candidatura
A seleção dos candidatos à matrícula é da exclusiva competência e responsabilidade da Direção Científica e será realizada em obediência ao seguinte conjunto de critérios:
a) Classificação no grau académico (equivalente ao 1.º ciclo) e escola onde o obteve;
b) Currículo profissional, relevando-se a experiência profissional atual (preferencialmente superior a 2 anos);
c) Conhecimentos de inglês;
d) Apoio da candidatura efetuada por organização.
Em complemento, poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou prestação de provas ou testes adicionais para avaliar competências linguísticas ou outras.