ISEG - IDEFE :: Executive Education Contents
O setor da saúde tem assistido, nos últimos anos, a uma rápida evolução e desenvolvimento em Portugal. Neste sentido, os gestores das instituições prestadoras de cuidados de saúde, dos setores público e privado, enfrentam, hoje e no futuro, múltiplos desafios para os quais devem estar preparados para responder da melhor forma.
A Pós-Graduação em Gestão de Instituições de Saúde tem como propósito responder a um dos principais desafios dos sistemas de saúde, que consiste na formação de quadros dirigentes que promovam uma melhor gestão, com acréscimo de eficiência na utilização dos recursos e de qualidade na prestação dos cuidados de saúde. Este curso de Pós-Graduação pretende, assim, desenvolver os conhecimentos e capacidades dos alunos de uma forma transversal, dotando-os de formação na área da gestão e economia, passando pelo direito, estratégia, recursos humanos, sistemas de informação, qualidade, marketing, entre outros, de forma aplicada ao setor da saúde e a todas as particularidades que a gestão de uma unidade de saúde exige.
O programa decorre em formato presencial, o que é muito valioso em termos de participação, debate e networking entre os participantes. No entanto, e em face da situação de saúde pública vigente, todas as sessões serão transmitidas em Live Streaming para os participantes que circunstancialmente não possam assistir às aulas presencialmente.
Objetivos
Dominar e implementar os princípios fundamentais da gestão estratégica e corrente em instituições de saúde;
Saber usar os instrumentos de apoio ao planeamento, organização, direção e controlo de gestão das instituições de saúde;
Saber liderar equipas e gerir os recursos disponíveis, nomeadamente humanos, tecnológicos e financeiros em instituições de saúde.
Destinatários
Profissionais de saúde, que exercem ou pretendam vir a exercer funções de gestão
Médicos e outros profissionais de saúde, que pretendam o reconhecimento da competência avançada em gestão
Licenciados em economia, sociologia, gestão e direito, que exerçam ou pretendam vir a exercer funções de gestão em instituições de saúde
Direito da Saúde
Pedro Madeira Brito e Cláudia Monge
Economia e Política da Saúde
Carlos Gouveia Pinto e Luis Silva Miguel
Estratégia e Marketing na Saúde
Margarida Bajanca e Sofia Mendes
Liderança nas Instituições de Saúde
João Carvalho das Neves e João Pargana
Análise de Investimentos nas Instituições Saúde
Pedro Verga Matos, Telmo Vieira e Ana Costa
Gestão de Recursos Humanos na Saúde
Cristina Piedade
Gestão de Sistemas de Informação na Saúde
John Jairo Nanclares e Rita Silva Costa
Gestão da Qualidade e Segurança na Saúde
Anabela Coelho
Gestão de Compras e Logística na Saúde
Ricardo Bastos
Ética e Deontologia na Saúde
Miguel Oliveira da Silva e Inês Fronteira
Gestão da Saúde Baseada na Evidência
António Vaz Carneiro
Modalidades de Pagamento e Contratualização em Saúde
Alexandre Lourenço
Planeamento e Controlo de Gestão de Instituições de Saúde
Sofia Lourenço, António Samagaio e Rita Silva Costa
Esta Unidade Curricular procura dotar os alunos de conhecimentos próprios quanto ao regime de tutela do direito à proteção da saúde, no plano internacional, da União Europeia, constitucional e infraconstitucional e aos direitos dos pacientes. Os alunos irão também adquirir competências ao nível do enquadramento jurídico aplicável em matéria de políticas públicas de saúde, do financiamento do Serviço Nacional de Saúde, da organização administrativa de saúde e prestação de cuidados, do estatuto dos profissionais de saúde e do regime de responsabilidade das instituições e dos profissionais de saúde.
A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental fornecer aos alunos um quadro de referência que lhes permita analisar o funcionamento do setor da saúde, utilizando os conceitos e o método da ciência económica. Em particular, os alunos deverão, no final, ser capazes de justificar a necessidade da regulação do mercado de cuidados de saúde a partir da discussão das suas falhas, identificando o papel e as características particulares da avaliação económica das tecnologias.
Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os executivos e gestores de unidades de saúde de uma visão mais abrangente do mercado da saúde, principais tendências nacionais e internacionais. Tornar a monitorização das tendências numa ferramenta, como forma de se preparar para as mudanças que se preveem que ocorram na saúde em Portugal, lidar com a inovação e desenvolver novos modelos de negócio serão também temas abordados nesta Unidade Curricular.
Porque a saúde é centrada nas pessoas, esta Unidade Curricular tem também como propósito saber como criar uma cultura centrada no cliente (muitas vezes o doente), mapeando os seus “percursos”, os canais que utiliza e o que é verdadeiramente crítico na sua satisfação; medir e implementar programas de “voz do cliente”; desenvolver metodologias e projetos de melhoria de serviço, potenciados pela digitalização do serviço; e como envolver toda a organização sobre este objetivo comum. Porque a relação e a fidelização de clientes é cada vez mais fundamental, será abordada a forma de criar estratégias de CRM e fidelização na saúde, como comunicar com os clientes, que canais utilizar e como utilizar a comunicação digital para criar e potenciar a relação continuada com a marca/entidade.
A Unidade Curricular tem como propósito:
- Dotar os participantes de instrumentos práticos para uso quotidiano no âmbito da Liderança e Gestão de equipas;
- Conhecer o seu estilo de liderança e ajudar à elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal;
- Perceber a importância das competências de inteligência emocional e como as desenvolver para ser um melhor líder;
- Melhorar as suas capacidades em gerir equipas, gerir conflitos e tomar decisões alinhadas com o propósito da organização;
- Compreender o papel do líder como instrumento de mudança na organização.
Pretende-se que os alunos, nesta Unidade Curricular, passem a conhecer os conceitos, metodologias e técnicas de Análise de Projetos que lhes permita tomarem decisões relativas à utilização de recursos escassos nas organizações de forma objetiva e fundamentada, numa ótica financeira. Para além do enquadramento conceptual, será sempre feita a ligação a casos relevantes no setor da saúde, em particular no segundo bloco de sessões. Por último, será realizado um seminário específico sobre as Parcerias Público Privadas.
Esta Unidade Curricular visa dotar os alunos de competências que lhes permitam identificar a importância e as características dos recursos humanos para um melhor desempenho, bem como reconhecer as técnicas de gestão de recursos humanos e o seu impacto na tomada de decisão. Serão também abordados os desafios da gestão de recursos humanos na saúde e a forma de os resolver, com base em situações reais, bem como as várias técnicas de gestão de pessoas - o recrutamento e seleção, a formação, a gestão de carreiras, a avaliação de desempenho e o sistema de recompensas.
O objetivo principal desta Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos adequados para entender, analisar, propor soluções e tomar decisões dentro do contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ecossistema da saúde.
A Unidade Curricular tem como propósito:
- Apreender os conceitos e paradigmas da qualidade e segurança dos cuidados de saúde;
- Identificar, nas unidades de saúde, as diferentes ferramentas de gestão e planeamento disponíveis para apoiar a implementação de um sistema interno de gestão da qualidade;
- Aprender a coligir, analisar, interpretar e apresentar dados no contexto da qualidade e segurança de cuidados de saúde acordo com o objetivo: melhoria contínua, responsabilidade e investigação;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipa para a identificação de não conformidades, sua análise, resolução e promoção de cultura de cuidados de saúde segura.
O objetivo desta Unidade Curricular é dotar os alunos com o conhecimento das várias fases que compõem uma cadeia de abastecimento hospitalar, desde a fase da pesquisa e identificação das necessidades no mercado (sourcing), passando pela área negocial e de compras (procurement); entrando na logística operacional, que tem como missão assegurar um correto e atempado abastecimento; concluindo na logística hospitalar, que tem como objetivo traduzir e materializar as necessidades de negócio e aportar valor nesta área.
No final desta Unidade Curricular, os alunos devem ser capazes de prevenir e contribuir para a resolução de problemas éticos da gestão das instituições de saúde, nomeadamente através da aquisição das seguintes competências:
- Sensibilidade ética perante iniquidades, insuficiências, limitações, incongruências éticas do dia-a-dia clínico, da gestão, administração e interpares;
- Conhecimento dos valores e princípios bioéticos em causa perante o desenrolar dos factos concretos, com raciocínio estruturado e fundamentado, explicitando eventuais conflitos subjacentes e como levar à prática os deveres decorrentes;
- Identificação de prioridades na seleção e aquisição de recursos humanos, fármacos e dispositivos médicos em função da prática clínica decorrente da oferta das vertentes clínicas de cada instituição de saúde concreta;
- Preservação da confidencialidade dos registos clínicos, articulando com uso de inteligência artificial e Big Data em diversas instituições de saúde;
- Capacidade formativa e atualização em ética na saúde nos diferentes intervenientes de cada instituição concreta.
Com esta Unidade Curricular, pretende-se que os alunos adquiram informação sobre o que é a Medicina Baseada na Evidência (MBE) / Saúde Baseada na Evidência (SBE), sua complexidade, metodologia, vantagens e principais dificuldades, com a finalidade de os sensibilizar para a importância da sua implementação ao nível da gestão em saúde. No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão:
- Identificar os componentes científicos da MBE/SBE;
- Enumerar os passos da sua implementação;
- Listar os componentes da gestão baseada na evidência;
- Compreender a elaboração, disseminação e implementação de Normas de Orientação Clínica (Clinical Practice Guidelines);
- Reconhecer a validade e importância dos cuidados baseados no valor, big data e evidência da vida real (RWE).
A Unidade Curricular tem como objetivo que os alunos compreendam como as modalidades de pagamento e a contratualização podem ajudar a criar coerência entre os objetivos de saúde e a prestação de cuidados de saúde, nomeadamente:
- Compreender as funções do sistema de saúde e seus objetivos;
- Reconhecer o contexto económico, financeiro e político do sistema de saúde;
- Compreender genericamente os fluxos financeiros do sistema de saúde e a sua importância no acesso aos cuidados de saúde;
- Compreender genericamente a evolução da governação da saúde;
- Compreender genericamente a aplicação de modalidades de pagamento no Serviço Nacional de Saúde (por exemplo, Hospitais e USF) e sistemas de saúde internacionais.
Esta Unidade Curricular visa dotar os alunos de conhecimentos relativos a demonstrações financeiras, contabilidade de gestão, orçamentos, gestão da performance e mensuração de valor específicos ao setor da saúde, através dos seguintes tópicos:
- Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão e Controlo de Gestão;
- Activity Based Costing (ABC), Time-Driven ABC, e Activity Based Management (ABM);
- Planeamento, orçamentação e controlo;
- Gestão e controlo da Performance em instituições de saúde;
- Mensuração de valor no setor da saúde;
- Controlo de gestão e questões comportamentais.
-
João Carvalho das Neves
Coordenador
Professor Catedrático do ISEG onde se licenciou e obteve o grau de Mestre em Gestão. Doutorado em Gestão pela Manchester Business School, formação avançada no IMD (Suíça) e na HEC (Paris), onde lecionou no MBA, mestrado e programas para Executivos. Certified Teacher em Mindfulness Based Stress Reduction pela San Diego University Mindfulness Center. Diplomado no ENGAGE Advanced Mindfulness and Emotional Training do Search Inside Yourself. Administrador não executivo da EDP e do Montepio Valor. -
Carlos Gouveia Pinto
Coordenador
Professor Associado com Agregação no ISEG, tendo também sido Professor nas Faculdades de Medicina e de Farmácia da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Foi coordenador de grupos de trabalho que elaboraram numerosos estudos de avaliação económica de medicamentos e outras tecnologias de Saúde apresentados ao INFARMED para obtenção de comparticipação pelo SNS. Coautor das primeiras Orientações Metodológicas para Estudos de Avaliação Económica de Medicamentos publicadas pelo Infarmed em 1999. -
Alexandre Lourenço
Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, contando no seu currículo com o curso de Especialização em Administração Hospitalar e Pós-Graduação em Gestão e Organização dos Cuidados de Saúde Primários pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa. É Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. Foi Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e Vogal do Conselho Diretivo e Coordenador de Financiamento e Contratualização da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). -
Ana Costa
Licenciada em Gestão no ISCTE Business School, onde também aprofundou os estudos na área de Finanças (M.Sc. Finance). Lidera a equipa de Gestão e Análise de Investimentos do Grupo Lusíadas Saúde. Foi auditora na Ernst&Young (EY), responsável pela área de Controlo de Gestão na AdvanceCare foi e, posteriormente, liderou o projeto de criação e desenvolvimento do departamento em Angola, na empresa subsidiária ADVAngola. -
Anabela Coelho
Doutorada em Saúde Internacional no ramo de especialização de Politicas de Saúde Desenvolvimento e Mestre em Saúde Pública. Atualmente é Chefe de Divisão na Direção-Geral da Saúde nas diferentes áreas da Qualidade. Auditora permanente da European Reference Network. -
António Samagaio
Doutorado em Gestão, Mestre em Gestão/MBA e Licenciado em Gestão pelo ISEG, onde leciona em mestrados e pós-graduações. Membro da European Accounting Association e Revisor Oficial de Contas. Contabilista Certificado. Investigador no CSG/ADVANCE. -
António Vaz Carneiro
Médico Especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, o Instituto de Saúde Ambiental e o Instituto de Formação Avançada. É Diretor da Cochrane Portugal e do Conselho Científico do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE). -
Cláudia Monge
Doutorada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas, pela mesma Faculdade. É Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É advogada e sócia da BAS – Sociedade de Advogados, SP, RL e investigadora na área do Direito da Saúde, tendo várias publicações na área e lecionado em Cursos Pós-graduações em Direito da Saúde. -
Cristina Piedade
Mestre em Gestão de Recursos Humanos e licenciada em Gestão de Marketing. É investigadora do ISEG, onde frequenta o programa de Doutoramento de Sociologia Económica e das Organizações. A sua experiência profissional conta com a passagem por empresas de produção e comercialização de dispositivos de uso médico e cirúrgico nas áreas comercial, de formação e de marketing, tendo desempenhado também funções de direção comercial. Atualmente é responsável pela área cirúrgica em Portugal da BDI, Davol. -
Inês Fronteira
Doutorada em Saúde Internacional, na especialidade de Políticas de Saúde, Mestre em Saúde Pública, na especialidade de Políticas de Saúde, e Licenciada em Enfermagem. É atualmente Professora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, tendo sido consultora do Conselho Nacional de Saúde, diretora de investigação do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para as Políticas da Força de Trabalho, membro do Conselho de Administração da European Health Management Association, sub-diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e membro da equipa Portuguesa do European Observatory on Health Systems. -
João Pargana
Professor de Liderança e Negociação com ampla experiencia de formação de executivos. Tem lecionado no ISEG e ISEG - Executive Education, nos mestrados, no MBA e nas pós-graduações, onde é Co-coordenador da pós-graduação em Sales Management e foi membro da equipa de Direção do MBA. Foi fundador da Dynargie em Portugal liderando a empresa em mais quatro países europeus. Foi fundador e líder da Cherry Myle. -
John Jairo Nanclares
É atualmente Chief Technology Officer (CTO) da EFFY HEALTHCARE onde tem vindo a trabalhar na transformação digital da saúde. Foi Diretor Sistemas de Informação (CIO) no Grupo José de Mello Saúde. -
Luis Silva Miguel
Doutorado em Economia pelo ISEG, Master of Science in Health Economics pela University of York. É economista da saúde no Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa docente da Pós-Graduação em Avaliação Económica das Tecnologias e Intervenções em Saúde. É professor na Faculdade de Medicina e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. -
Margarida Bajanca
Licenciada em Economia pela Nova SBE, com Pós-Graduação em CRM e Estudos de Mercado pela Nova IMS e Pós-Graduação em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Foi consultora no setor público e na saúde, partner na Deloitte, responsável em consultoria nos setores da saúde e setor público. -
Miguel Oliveira da Silva
Professor Catedrático de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Doutorado em Obstetrícia Licenciado em Medicina e em Filosofia na Universidade de Lisboa. É Obstetra-Ginecologista no Hospital de Santa Maria. Foi Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria e Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL. -
Pedro Madeira Brito
Doutorado em Direito, Mestre em Direito na área de Ciências Jurídicas, e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde é Investigador do Centro de Direito Privado. É Advogado e Sócio da BAS – Sociedade de Advogados, SP, RL. Foi Membro da Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Adjunto do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde. -
Pedro Verga Matos
Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, MBA e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. É professor associado em Gestão no ISEG, onde leciona em programas de mestrado e de formação de executivos nas áreas de finanças, governance e gestão de investimentos. É membro integrado do ADVANCE – Centro de Investigação Avançada em Gestão do ISEG. -
Ricardo Bastos
Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada de Lisboa e MBA pelo AESE. Frequentou diversos cursos executivos e de Pós-Graduação: Innovating Health for Tomorrow no INSEAD; Advanced Management Program in Health Innovation na IESE Business School; o Senior Leadership Program na SDA Bocconi e a Pós-Graduação e-Business no ISEG - Executive Education. Atualmente é Director Corporativo de Compras e Logística na CUF e membro da Comissão Executiva da CUF Serviços. -
Rita Silva Costa
Mestre em Gestão de Serviços de Saúde (ISCTE), XVI PADIS Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (AESE) e Licenciada em Gestão pelo ISEG. Atualmente é Vogal Executiva do Conselho Diretivo do Hospital Ortopédico Sant'Ana, Unidade de Saúde da Santa Casa Misericórdia de Lisboa. Colaborou com o Departamento de Qualidade e Segurança do Hospital Amphia em Breda, na Holanda, foi Assessora do Conselho de Administração da Ecosaúde, Assessora do Conselho de Administração no IMI e no Grupo Português de Saúde e Consultora na Arthur Andersen/ Deloitte. -
Sofia Lourenço
Doutorada em Business Administration pela Harvard Business School. Professora do ISEG, onde fez o mestrado em Gestão, MBA e licenciatura em Gestão. Leciona e investiga nas áreas de Contabilidade e Controlo de Gestão, publicando regularmente em revistas internacionais da especialidade. É membro da Comissão Científica da ENEAR - European Network of Experimental Accounting Research, membro da Comissão de Coordenaçãodo Grudis - Rede Portuguesa de Investigaçãoem Contabilidade e Presidente da Comissão Científica das Conferências Grudis. Foi Consultora na Accenture. -
Sofia Mendes
Licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretora de Marketing, Comercial, CRM, com experiência nos segmentos B2B e B2C na Vodafone, Diretora de Marketing Estratégico da CUF (Grupo José de Mello Saúde). Conta com uma experiência alargada em processos de digitalização, inovação, estratégia de marketing, comercial, CRM e experiência de cliente. -
Telmo Vieira
Mestre e Licenciado em Gestão ISEG, onde é atualmente Doutorando em Gestão. É Assistente Convidado no ISEG. É Revisor Oficial de Contas, contando com uma experiência de mais de 20 anos em Consultoria de Gestão, enquanto fundador e partner na PremiValor Consulting e, anteriormente, como diretor no departamento de Advisory Services da PWC. É Presidente do Conselho Fiscal do Forúm do Consumo, membro do Conselho Fiscal da Oeiras Invest. Foi vogal do Conselho Fiscal do Banco Popular S.A.
A seleção dos candidatos será realizada em obediência aos seguintes critérios:
a) Classificação da licenciatura;
b) Currículo académico e científico;
c) Currículo profissional completo e pormenorizado.
O programa terá início a 26 de janeiro de 2020, à terças e quartas-feiras, das 18h30 às 22h00.
As propinas do curso, no total de 5.800€, repartem-se da seguinte forma:
Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) - 500€*
1.ª Propina (a pagar até 30 de janeiro) - 530€
2.ª Propina (a pagar até 28 de fevereiro) - 530€
3.ª Propina (a pagar até 30 de março) - 530€
4.ª Propina (a pagar até 30 de abril) - 530€
5.ª Propina (a pagar até 30 de maio) - 530€
6.ª Propina (a pagar até 30 de junho) - 530€
7.ª Propina (a pagar até 30 de julho) - 530€
8.ª Propina (a pagar até 30 de setembro) - 530€
9.ª Propina (a pagar até 30 de outubro) - 530€
10.ª Propina (a pagar até 30 de novembro) - 530€
* - Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.
Os antigos alunos do ISEG e do ISEG Executive Education (IDEFE) beneficiam de uma redução de 10%.
Poderá consultar a tabela de emolumentos do ano letivo 2020-2021 aqui.
Conheça as nossas soluções de financiamento, através de um protocolo de colaboração com a CGD. Ver protocolo >>
key details
- 26 de janeiro de 2021 - fevereiro de 2022
- 3ª e 4ª das 18h30 às 22h00
- PT
- Lisboa, Portugal
- 216 horas
- 5.800 Euros
- Key Details
-
Este valor inclui:
- Kit de boas-vindas;
- Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
- Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
- Diploma final.
Conheça as nossas soluções de financiamento, através de um protocolo de colaboração com a CGD.