facebookPixel
Pós-Graduação

Gestão de Projetos

As empresas e as organizações, em geral, procuram transformar-se continuamente, em resposta a múltiplos fatores, entre os quais as rápidas e contínuas dinâmicas de mercado, a atualização de produtos/serviços e a atuação da concorrência. Para isso vêm-se compelidas a implementar cada vez mais projetos. Ora estes são financiados por investimentos, sendo por isso imperioso geri-los de forma rigorosa e profissional, para evitar atrasos e quebras na qualidade, que têm consequências severas, em termos financeiros, reputacionais e de imagem no mercado. 

Daí decorre que, no mercado de trabalho, a procura de gestores de projeto, competentes e certificados, tem vindo a aumentar de forma consistente. A profissão de Gestor de Projeto é hoje uma das que, a nível mundial, continua a registar crescimento nos últimos anos.

O novo plano de estudos resulta de uma cuidadosa avaliação do mercado, da experiência / necessidade dos empregadores, da análise à recente investigação académica na área, e ainda das sugestões dos nossos antigos alunos. Esta reformulação passa quer por um maior foco em matérias formativas essenciais (técnicas, estratégia e negócio, soft skills) quer pela modernização subjacente à gestão de projetos nas áreas de negócio mais atuais, como sejam a transformação digital, o data science, os projetos de inovação, os projetos sociais e de sustentabilidade, entre outros. 

 

Banner
Program Advisor Photo

Program Advisor

  Miguel Bugalho
  213 922 891 / 962 681 960

Calendário

Setembro 2020

Horário

Ter, Qui e Sáb

Duração

160 horas

Preço

4900 €

BLOCO 1    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Fundamentos da Gestão de Projetos   José Gonçalves Pinto
Gestão e Planeamento Estratégico   Pedro Picaluga Nevado
Análise Financeira de Projetos   Pedro Verga Matos
     
BLOCO 2     
UNIDADE CURRICULAR    CORPO DOCENTE 
Liderança e Comunicação em Projetos e Programas   Ricardo Fortes da Costa
Gestão de Risco em Projetos   Jorge Vareda Gomes
Gestão Integrada de Projetos   Henrique Moura
     
BLOCO 3    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Soft Skills em Gestão de Projetos   Fernando Torre
Legislação Comercial e Gestão de Contratos   Pedro Sá Nogueira
Disciplina Optativa (escolha de uma das disciplinas optativas disponíveis)    
     
BLOCO 4    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Tópicos Avançados de Gestão de Projetos   Mário Romão
Projeto Final   Fernando Albuquerque
     
Disciplinas Optativas - Escolha 1 entre as 3 seguintes:    
Gestão Ágil de Projetos   Fernando Albuquerque
Gestão de Projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção   Ricardo Resende e Eduardo Fortunato
Gestão de Talento em Ambiente de Projeto   Fernando Torre

Bloco 1

Fundamentos da Gestão de Projetos
Docente: José Gonçalves Pinto

Abordam-se os fundamentos da Gestão de Projetos e explica-se a origem deste conceito de gestão. Apresentam-se as mais recentes frameworks em uso nesta área. Segue-se uma abordagem prática recorrendo ao uso de softwares que ilustram a aplicação dos diferentes fundamentos apresentados.

 

Gestão e Planeamento Estratégico
Docente: Pedro Picaluga Nevado

Explica-se que por detrás de um Projeto deve estar sempre uma Estratégia. Foca-se a importância do alinhamento estratégico dos projetos com a visão da gestão executiva, nos níveis negócio, corporate e ao nível funcional e operacional, desde o “conhecer aquilo que nos rodeia” (ambientes onde se insere a organização), até ao “conhecermo-nos a nós próprios” (capacidades e potencialidades da organização).

 

Análise Financeira de Projetos
Docente: Pedro Verga Matos

Apresentam-se os conceitos, metodologias e técnicas de Análise de Projetos, levando em conta os seus ciclos de vida. Esta aprendizagem é essencial a que se possam tomar decisões relativas à utilização de recursos, sempre escassos nas organizações, de forma objetiva e fundamentada, numa ótica financeira.

 

Bloco 2

Liderança e Comunicação em Projetos e Programas
Docente: Ricardo Fortes da Costa

É uma pergunta recorrente saber como levar as nossas equipas de projeto a altos desempenhos. Gerir projetos é, cada vez mais, uma tarefa exigente, que requer mobilizar equipas multidisciplinares a atingirem resultados extraordinários. É como consegui-lo o que trabalhamos nesta UC, através de uma abordagem sobretudo prática e experiencial.

 

Gestão de Risco em Projetos
Docente: Jorge Vareda Gomes

O foco da UC reside na identificação sistemática de todas as causas de incerteza e risco em projetos. Para esse conjunto de incertezas e riscos serão endereçadas as respostas adequadas à respetiva severidade, com recurso a técnicas quantitativas ou qualitativas. Procura-se, desse modo, promover uma gestão prudente dos recursos, em sintonia com as particularidades do contexto onde se insere a iniciativa.

 

Gestão Integrada de Projetos
Docente: Henrique Moura

A UC deseja proporcionar aos alunos um conhecimento integrado da gestão de projetos, da fase de iniciação à conclusão. Partindo-se dos fundamentos já lecionados, revisitam-se esses temas, mas agora numa perspetiva integradora. Abordam-se as principais responsabilidades da gestão do projeto na respetiva execução. Aplicam-se técnicas de análise de desvios, previsão de desempenho futuro e gestão de alterações, entre outros detalhes relevantes.

Bloco 3

Soft Skills em Gestão de Projetos
Docente: Fernando Torre

Quais são e como desenvolver as Soft Skills mais relevantes para a Gestão de Projetos? As soft skills não se ensinam, mas aprendem-se, treinando e desenvolvendo determinado tipo de competências. Nesta UC, os alunos irão adquirir as bases necessárias para desenvolverem as competências-chave que irão facilitar o processo de aprendizagem da generalidade das soft skills mais relevantes para a Gestão de Projetos.

 

Legislação Comercial e Gestão de Contratos
Docente: Pedro Sá Nogueira

Ainda que disso nos não apercebamos, celebramos diariamente inúmeros contratos pelos quais auto-regulamos os nossos interesses, pessoais e profissionais. Criamos, gerimos e lidamos com empresas. Sabemos, porém, o que é um contrato?  o que é uma empresa? Todas as empresas são comerciais? Enquanto gestores - de empresas ou, simplesmente, de contratos - que direitos adquirimos e que responsabilidades patrimoniais assumimos? Como garantimos os primeiros? São as respostas a estas questões, e a outras com as mesmas relacionadas, que se procurarão obter nesta UC. 

 

Disciplina Optativa

 

Bloco 4

Tópicos Avançados de Gestão de Projetos
Docente: Mário Romão

As mudanças organizacionais, alavancadas por uma economia mais “digital”, vêm induzindo desafios acrescidos à área da gestão de projetos. A sua inevitável modernização decorre da dinâmica das áreas de negócio atuais, onde são mais frequentes, por exemplo, os projetos de transformação digital, de data science, da robótica, da agilidade, da inovação, os projetos sociais e da sustentabilidade, entre outros. Desta forma, a UC apresenta vários casos concretos de projetos que recorreram a abordagens de gestão de projetos ajustadas e renovadas, nas suas dimensões estratégica, de governança, liderança, comunicação, organização e técnica.   

 

Projeto Final
Docente: Fernando Albuquerque

Sendo o culminar da aprendizagem ao longo das várias disciplinas da pós-graduação, o Projeto Final tem como objetivo permitir aos alunos simularem, em equipa, as diversas fases do ciclo de vida de gestão de um projeto concreto. A UC incentiva uma reflexão e pensamento críticos sobre a forma como os referenciais mais conhecidos da gestão de projetos (p.e. o PMBOK® ) devem ser aplicados consoante o tipo de projeto, a sua envolvência, o cliente, e as características pessoais do gestor de projeto e da sua equipa.

 

Disciplinas Optativas

Gestão Ágil de Projetos
Docente: Fernando Albuquerque

O Agile não é uma moda. É antes a resposta da gestão, e dos gestores de projetos, à realidade com que todos os dias se confrontam. Esta UC visa transmitir uma visão geral do que são as metodologias ágeis para a gestão de projetos, e de que forma é que elas podem ser usadas no âmbito dos diversos projetos que as organizações executam.

 

Gestão de Projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção
Docente: Ricardo Resende e Eduardo Fortunato

A UC aborda as particularidades da gestão de projetos de arquitetura, engenharia e construção, num tempo de grandes desafios nos contextos económico/financeiro, regulatório e de transformação digital para o BIM - Building Information Modelling. Este é um ambiente centrado num intenso processo colaborativo para a maioria dos projetos nas áreas acima referidas.

 

Gestão de Talento em Ambiente de Projeto
Docente: Fernando Torre

Gerir eficazmente os talentos à sua disposição é um sinónimo de sucesso do Gestor de Projeto. No entanto, num mercado cada vez mais global e competitivo, gerir os talentos, por si só, poderá não ser suficiente para a obtenção de uma vantagem competitiva. É necessário, igualmente, desenvolver competências que permitam às organizações e aos seus gestores de projeto não só atrair, mas também reter os seus talentos. A UC apresenta e treina o uso de algumas ferramentas e técnicas que poderão apoiar os gestores de projetos a atrair e a reter talentos.

> Técnicos, quadros e gestores de empresas ou de organismos do Estado, que possuam uma licenciatura e desejem aprofundar os seus conhecimentos em Gestão de Projetos de forma a alargarem os seus horizontes profissionais;

> Profissionais com experiência acumulada em gestão de projetos que pretendam enriquecê-la e contrastá-la com abordagens e perspetivas académicas notáveis e com as melhores práticas do mercado;

> Recém-licenciados que desejam adquirir conhecimentos nesta área como forma de ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos visa oferecer uma formação de nível profissionalizante e executiva, de elevada qualidade, orientada para a satisfação das necessidades atuais dos diferentes projetos, nos vários setores de atividade.

O curso inclui, no seu corpo docente, académicos, gestores e profissionais reputados e experientes nos seus domínios de conhecimento.

Coordenação Científica:

 

MÁRIO ROMÃO 

Professor Associado do ISEG.

Doutorado em Ciências de Gestão pelo ISCTE-IUL e Universidade de Cranfield. 

Mestre em Telecomunicações e Computadores pelo IST. 

Certificação PMP – Project Management Professional (PMI). 

Desempenhou cargos de administração e direção executiva em empresas de TI. 

 

CARLOS J. COSTA 

Professor Associado do ISEG

Doutorado em Ciências e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL

Investigador nos centros ADVANCE e ISTAR-IUL

Cursos Executivos nas áreas de TI no MIT e Gestão de Projetos na Harvard University

 

Corpo Docente:

 

EDUARDO FORTUNATO

Professor Catedrático Convidado, com Agregação - FEUP

Investigador Principal com Habilitação - LNEC

Chefe do Núcleo de Infraestruturas de Transportes - LNEC

Doutorado em Engenharia Civil – Universidade do Porto

Mestre em Gestão de Empresas e Pós-Graduação em Gestão de Projetos – ISCTE-IUL

 

FERNANDO ALBUQUERQUE

Coordenador de Serviços da IBM. 

Membro do grupo de Team Leaders em gestão de projetos da IBM. 

Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pelo ISEG/UL. 


FERNANDO TORRE      

Coach e Coaching Trainer pela International School of Professional Coaching.

Licenciado em Economia pela FEP.

 

HENRIQUE MOURA
Profissional de gestão de projetos, com experiência internacional como gestor, consultor e formador. Autor dos livros “McGraw-Hill Education PMP® Project Management Professional Exam” e “PMP® sem segredos”. Orador em múltiplos congressos internacionais do PMI. Cooperou como membro da equipa de desenvolvimento do PMBOK®  Guide e do Standard for Program Management. Certificações PMP, RMP®, ACP e ITIL Foundation.

 

JESUALDO FERNANDES

Diretor de Sistemas de Informação no ISEG.

Professor Auxiliar Convidado do ISEG na área de Sistemas de Informação de Gestão.

Doutorado em Gestão pelo ISEG.

Mestre em Gestão de Informação pela Universidade de Sheffield.

Pós-Graduado em Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL.

Licenciado em Informática pela Faculdade de Ciências de Lisboa.

 

JORGE VAREDA GOMES

Doutorado em Gestão pelo ISEG.

Docente Universitário.

Mestre em Gestão (Mestrado Executivo em Gestão de Projetos).

Licenciado em Engenharia Geográfica.

Certificado em Gestão de Projetos e em Auditoria da Qualidade.

EOQ - Quality Auditor e Quality System Manager (TÜV Akademie Rheinland – 2003).

 

JOSÉ GONÇALVES PINTO

Assistente convidado do ISEG. Doutorando em Estudos de desenvolvimento na Universidade de Lisboa. Licenciado em Gestão e Mestre em Finanças pelo ISEG.

 

PEDRO PICALUGA NEVADO    

Professor Auxiliar do ISEG. 

Doutorado em Gestão pelo ISEG.

 

PEDRO VERGA MATOS

Professor Associado do ISEG.

Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

 

RICARDO FORTES COSTA

Managing Partner da SDO Consulting Portugal

Professor convidado do ISEG, áreas de Leadership e Human Resources. 

Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Portalegre e Diretor da Revista Recursos Humanos Magazine.

 

RICARDO RESENDE

Prof. Auxiliar ISCTE-IUL

Doutorado em Engenharia Civil – Universidade do Porto

Mestre em Engenharia de Estruturas - IST

Coordenador do grupo de investigação Digital Living Spaces - ISTAR-IUL

Consultor e advisor sobre túneis, mecânica de rochas e infra-estruturas ferroviárias.

 

Condições de Candidatura

Podem candidatar-se a este curso de Pós-Graduação:

(a) os licenciados em gestão ou equivalente ou em engenharia;

(b) profissionais não licenciados com, pelo menos, cinco anos de experiência comprovada em gestão de projetos.

Os processos de candidatura instruídos pela Secretaria do IDEFE, serão avaliadas pelos coordenadores da Pós Graduação. Os candidatos pré-selecionados poderão ser, depois, entrevistados para, entre outros, se aferir a sua motivação e disponibilidade. Os candidatos oriundos de organizações que tenham um acordo de parceria com o IDEFE não gozam de direitos preferenciais de admissão excepto para desempatar duas ou mais candidaturas de igual mérito.

Calendário

O curso terá início em setembro. As sessões decorrem em três dias da semana, terças e quintas das 18h00 às 22h30 e sábados das 9h00 às 13h15 .

Propinas

As propinas do curso, no total de 4.900€, repartem-se da seguinte forma:

MATRÍCULA (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) 500€*

1ª PROPINA (a pagar até 15 de setembro) 1.100€

2ª PROPINA (a pagar até 4 de novembro) 1.100€

3ª PROPINA (a pagar até 3 de janeiro) 1.100€

4ª PROPINA (a pagar até 1 de março) 1.100€

Os antigos alunos do ISEG e do IDEFE beneficiam de uma redução de 10%.  

Este valor inclui:

  • Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
  • Kit de boas-vindas;
  • Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
  • Diploma final de curso.

 

*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.

Informação

Os cursos só se iniciarão na data prevista, se houver um número mínimo de alunos.

Ricardo Almeida
VIAPONTE - Projetos e Consultoria de Engenharia, S.A.

"Gestão de Projetos é uma área em constante evolução. Num mercado altamente competitivo, a complexidade dos processos inerentes à gestão de projetos com múltiplos intervenientes, torna a atualização científica, proporcionada por este tipo de formação, essencial. Neste sentido, a Pós-Graduação do ISEG Executive Education é muito completa e permitiu-me conhecer um conjunto de conceitos e técnicas, atualmente utilizados, e as tendências futuras nesta área. Profissionalmente, a Pós-Graduação permitiu consolidar, com teoria, a prática adquirida ao longo da minha carreira e identificar comportamentos, metodologias e técnicas para melhorar a eficácia e eficiência do meu desempenho".

Hugo Jesus
NPO Team Leader, ALTRAN

"Com a Pós-Graduação em Gestão de Projetos foi possível abordar diferentes áreas e aplicar, no desempenho da minha atividade profissional. A diversidade e atualidade dos temas abordados nestas áreas, fazem desta formação, uma mais valia de forma a maximizar o cumprimento de todos os objetivos que constituem, atualmente, a Gestão de Projetos. A partilha de experiências e conhecimentos foi também uma mais valia desta Pós-Graduação, permitindo ainda enriquecer o nosso networking, com vista a futuras oportunidades profissionais e/ou de formação. Estou muito satisfeito por ter escolhido a PGGP e não posso mais do que recomendá-la a todos os profissionais que trabalhem na área de projetos, sejam eles complexos ou simples".

Bruno Mendes Correia
Business  Analyst and Consultant of Plataform Solutions , ATOS  

"O ISEG foi a minha escolha para o meu projeto de formação. A passagem pelo ISEG Executive   Education  é um marco na minha formação e que fez impulsionar a minha carreira profissional. Os docentes são de excelência, e a realidade do mercado não é descurada".

Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789