facebookPixel
Pós-Graduação

International Business

O negócio internacional gera mudanças significativas no relacionamento entre empresas e entre países ou regiões. Novas oportunidades e ameaças surgem, constituindo um enorme desafio para os governos,
empresas e indivíduos.

Esta combinação faz com que os negócios internacionais se tornem inevitáveis pela interdependência com várias outras ciências como o direito, a economia, as finanças, a demografia, a geografia, a ciência e a política, refletindo igualmente a crescente aproximação dos diferentes povos e mercados.

NO DECORRER DESTA PÓS-GRADUAÇÃO, ENCONTRARÁ SOLUÇÃO PARA:

1. Dominar a Gestão e outras ciências, de forma a responder às múltiplas variáveis relacionadas com as diferentes economias e/ou regiões onde são estabelecidos os negócios;


2. Compreender, face às condicionantes internas e externas à empresa, a melhor forma de entrar e atuar em mercados diversos, fazendo-o da maneira mais adequada e esclarecida possível;


3. Estabelecer modos de organização apropriados ao crescimento internacional, envolvendo ligações entre as várias unidades e desenhando uma estratégia geral comum, capaz de explorar as sinergias entre diferentes localizações.

 

Banner
Program Advisor Photo

Program Advisor

  Miguel Bugalho
  213 922 891 / 962 681 960

Calendário

21 Abril 2020

Horário

Ter e Qui - 18h-22h

Duração

190 horas

Preço

4900 €

Bloco 1 - Enquadramento da Empresa

Unidade Curricular

 Docente

  Horas

Introdução ao IB

 Vítor Corado Simões   12

Gestão Estratégica Internacional

 Pedro Picaluga Nevado   9

E-Business Global 2.0/3.0

 Dário Félix Rodrigues   9

Contratos e Operações Bancárias Internacionais  

 Vasco Branco Guimarães    9

Bloco 2 - Tomada e Implementação da Decisão

Unidade Curricular

 Docente

  Horas

Internationalization Processes

 Bent Petersen*   12

Gestão da Exportação

 Manuel Carlos   9

Empreendedorismo Internacional

 Nuno Crespo   9

Innovation and International Strategic Alliances   

 Jonas Puck*   12
E-Commerce  Rui Carreira   9

 

*Lecionadas em Inglês.

   

Bloco 3 - Funções Operacionais

Unidade Curricular

  Docente

  Horas

Gestão Financeira Internacional e Consolidação de Contas   

  António Samagaio   12

Marketing Internacional e Gestão de Feiras e Contactos Internacionais 

  Pedro Picaluga Nevado   12

Gestão Internacional de RH e Carreiras

  Jorge Gomes   12

Logística Global e Macrologística

  José Augusto Felício   9
Gestão de Sistemas de Informação   Jorge Jordão   9

Bloco 4 - Gestão de Unidades e Ativos

Unidade Curricular

  Docente

  Horas

Controlo de Gestão  

  Francisco Lopes dos Santos    9

Fusões e Aquisições Internacionais 

  Telmo Vieira   9

Gestão Internacional 

  Vítor Corado Simões   12

Blockchain e Moedas Digitais

  Dário Félix Rodrigues   6

Mais 4 seminários (num total de 10h)

 

-    Quadros superiores de empresas portuguesas ou estrangeiras;
-    Empresários com interesse na internacionalização ou com parcerias já realizadas;
-    Funcionários superiores de Embaixadas, Consulados ou de organizações internacionais;
-    Técnicos superiores de organizações, públicas ou privadas, responsáveis pela captação de investimento estrangeiro ou pela internacionalização em geral.

Coordenação

-Pedro Picaluga Nevado
-Vitor Corado Simões

Corpo Docente

ANTÓNIO SAMAGAIO
Doutorado em Gestão, Mestre em Gestão/MBA e Licenciado em Gestão pelo ISEG onde lecciona em mestrados e pós-graduações. Coordenador da pós-graduação em Contabilidade e Fiscalidade e da pós-graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais. É membro da European Accounting Association e Revisor Oficial de Contas.

BENT PETERSEN
Professor in International Business and former Head of Department of Strategic Management and Globalization, University of Gothenburg, Sweden. Director of CBS' PhD School in Economics and Management, and Manager of CBS' HD study program in International Business.

DÁRIO FÉLIX RODRIGUES  
Doutorado e Mestre em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa. Experiência internacional na ex-multinacional alemã Schering AG, nos Headquarters em Berlim (posteriormente integrada na Bayer AG), tendo sido o primeiro Gestor de E-Business da respetiva subsidiária portuguesa, bem como Gestor de Comunicação Institucional.

FRANCISCO LOPES DOS SANTOS  
Professor convidado do ISEG. MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (ISEG). Revisor Oficial de Contas. Foi Administrador e Director Geral de várias empresas. Autor de vários livros sobre Estratégia, Competitividade e Gestão.

JONAS PUCK  
Head of the Department of Global Business & Trade. Head of the Institute for International Business. Professor na WU Vienna University - Economics and Business.

JORGE GOMES  
Doutorado em Business Administration pela Manchester Business School. Diretor do MBA do ISEG. Professor Associado no ISEG.

JORGE VIEIRA JORDÃO    
Doutorado em Ciências de Gestão pela Universidade CNAM - Paris. Licenciado em Finanças pelo ISEG, onde é Professor Convidado. Presidente do CA Serviços ACE e da CA de Informática SA do Grupo Crédito Agrícola. Formação em: Harvard; London School of Economics; INSEAD; Stockholm School of Economics; Stanford.

JOSÉ AUGUSTO FELÍCIO
Professor Catedrático do ISEG. Doutor em Gestão pelo ISEG. Presidente do Centro de Estudos de Gestão (CEGE) do ISEG.

MANUEL CARLOS COSTA DA SILVA  
Diretor Geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos). Foi Presidente do ICEP. Foi Presidente do IAPMEI. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

NUNO FERNANDES CRESPO
Doutorado em Gestão pelo ISEG. Professor do ISEG. Investigador e especialista em Empreendedorismo.

PEDRO PICALUGA NEVADO  
Doutorado em Gestão pelo ISEG, onde coordena a pós-graduação em Pharmaceutical Marketing and Business Development e a pós-graduação em International Business. Executive MBA pela Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA, licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

RUI CARREIRA
MBA (UA). Licenciado em Marketing e Publicidade (ESGTS).  Curso em "Gamification" pela Wharton Business School - EUA. Empresário em Internet Marketing e E-Commerce. Consultor de empresas para E-Commerce. Professor Convidado na ESGTS.

TELMO FRANCISCO VIEIRA
Doutorando em Gestão pelo ISEG. MBA pelo ISEG. Revisor Oficial de Contas. Partner da PremiValor Consulting.

VASCO BRANCO GUIMARÃES
Doutorado em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade de Castilha-La-Mancha. Mestre e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Investigador Jurista no Centro de Estudos Fiscais da DGCI. Coordenador da Pós-Graduação em Integração Económica e Direito Internacional Fiscal na ESA F - Brasília.

VÍTOR CORADO SIMÕES
Doutorado em Gestão pelo ISEG. Foi membro do Conselho Consultivo sobre Investimento Internacional do ICEP. Professor Auxiliar do ISEG.

Os candidatos serão selecionados em função da classificação do diploma de 1º ciclo (Licenciatura), da classificação obtida em cursos de Pós-Graduação em áreas relevantes, de outros graus já obtidos pelo candidato e do currículo académico, científico e profissional. Poderá ser solicitada a realização de uma entrevista para efeitos de seleção.

Calendário

A Pós-Graduação terá início em fevereiro de 2020. As sessões decorrem em dois dias da semana (terças e quintas) em regime pós-laboral (18h00 às 22h00).

Propinas

As propinas do curso, no total de 4.900 €, repartem-se da seguinte forma:

Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) - 500€*

1ª Propina (a pagar até 15 de fevereiro) - 900€

2ª Propina (a pagar até 2 de maio) - 900€

3ª Propina (a pagar até 2 de julho) - 900€

4ª Propina (a pagar até 15 de setembro) - 900€

5ª Propina (a pagar até 2 de novembro) - 800€

Os antigos alunos do ISEG e do ISEG Executive Education beneficiam de uma redução de 10%.  

Este valor inclui:

  • Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
  • Kit de boas-vindas;
  • Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
  • Diploma final de curso.

*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.

Informação

Os cursos só se iniciarão na data prevista, se houver um número mínimo de alunos.


Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789