ISEG | Executive Education
Banner
IB

Pós-Graduação em International Business

Apresentação

Natureza do curso e perfil da formação

O negócio internacional gera mudanças muito grandes no relacionamento entre empresas e entre países ou regiões. As novas oportunidades e novas ameaças surgem constituindo por isso um enorme desafio para os governos, para as empresas e para os indivíduos. E esta combinação faz com que os negócios internacionais se tornem de certo modo excitantes e inevitáveis pela interdependência com várias outras ciências como o direito, a economia, as finanças, a demografia, a geografia, a ciência política etc., refletindo igualmente a crescente aproximação dos diferentes povos e mercados.

 

Nesta perspetiva, as empresas que praticam negócios internacionais defrontam-se com uma realidade que poderemos, por facilidade, resumir focando em três tipos de preocupações:

1. A combinação da Gestão com outras ciências, de modo a responder a um leque de múltiplas variáveis que a empresa tem de dominar, para perceber os denominadores comuns institucionais às diferentes economias e/ou regiões onde vai praticar os seus negócios; 

2. A necessidade de, face às condicionantes internas e externas à empresa, optar pela melhor forma de entrar e atuar em mercados diversos, fazendo-o da maneira mais adequada e esclarecida possível; 

3. A perceção de que o crescimento internacional vai exigir modos de organização apropriados, envolvendo ligações entre as várias unidades de maneira a desenhar, com base num arsenal comum de recursos, uma estratégia geral comum, capaz de explorar as sinergias entre diferentes localizações.

 

Com base nestas preocupações este curso sobre International Business tem, metodologicamente 4 blocos:

1. O primeiro respeita ao enquadramento da empresa na realidade atual, na envolvente internacional e em alguns determinantes que estão sempre presentes na gestão internacional da empresa. 

2. O segundo pretende fornecer os conteúdos que apoiem o gestor para a melhor tomada e implementação de decisão, preparando a empresa para a expansão, consolidação e sustentabilidade da sua presença internacional. 

3. O terceiro integra um conjunto de funções operacionais da empresa na perspetiva internacional. 

4. O quarto diz respeito à gestão de unidades e ativos existentes no estrangeiro e à gestão do relacionamento entre a sede e as subsidiárias espalhadas por diferentes mercados, países ou regiões.

  • KEY DETAILS

    5ª Edição 2018
    Próxima Edição: Setembro 2018
    Total horas: 221
    Localização: Lisboa
    Propina: 4.500€

    Candidatura

       

    Candidatura

    Brochura / Informação

    Brochura IB

Coordenadores


Prof. Doutor  PEDRO PICALUGA NEVADO (Responsável)


Prof. Doutor  VÍTOR CORADO SIMÕES (Responsável)