O negócio internacional gera mudanças muito grandes no relacionamento entre empresas e entre países ou regiões. As novas oportunidades e novas ameaças surgem constituindo por isso um enorme desafio para os governos, para as empresas e para os indivíduos. E esta combinação faz com que os negócios internacionais se tornem de certo modo excitantes e inevitáveis pela interdependência com várias outras ciências como o direito, a economia, as finanças, a demografia, a geografia, a ciência política etc., refletindo igualmente a crescente aproximação dos diferentes povos e mercados.
Nesta perspetiva, as empresas que praticam negócios internacionais defrontam-se com uma realidade que poderemos, por facilidade, resumir focando em três tipos de preocupações:
1. A combinação da Gestão com outras ciências, de modo a responder a um leque de múltiplas variáveis que a empresa tem de dominar, para perceber os denominadores comuns institucionais às diferentes economias e/ou regiões onde vai praticar os seus negócios;
2. A necessidade de, face às condicionantes internas e externas à empresa, optar pela melhor forma de entrar e atuar em mercados diversos, fazendo-o da maneira mais adequada e esclarecida possível;
3. A perceção de que o crescimento internacional vai exigir modos de organização apropriados, envolvendo ligações entre as várias unidades de maneira a desenhar, com base num arsenal comum de recursos, uma estratégia geral comum, capaz de explorar as sinergias entre diferentes localizações.
Com base nestas preocupações este curso sobre International Business tem, metodologicamente 4 blocos:
1. O primeiro respeita ao enquadramento da empresa na realidade atual, na envolvente internacional e em alguns determinantes que estão sempre presentes na gestão internacional da empresa.
2. O segundo pretende fornecer os conteúdos que apoiem o gestor para a melhor tomada e implementação de decisão, preparando a empresa para a expansão, consolidação e sustentabilidade da sua presença internacional.
3. O terceiro integra um conjunto de funções operacionais da empresa na perspetiva internacional.
4. O quarto diz respeito à gestão de unidades e ativos existentes no estrangeiro e à gestão do relacionamento entre a sede e as subsidiárias espalhadas por diferentes mercados, países ou regiões.