Digital Transformation and Global Drivers: Exploring Digital Opportunities of the Future
Paulo Soeiro de Carvalho
Customer Centric Marketing
Carolina Afonso
Customer Experience & Automation
Ricardo Lopes
Digital Media & Advertising
Sandra Alvarez
Social Media Strategy
Marta Marques
Soft Skills: Time Management in The Digital Era
Sofia de Castro Fernandes
Digital Content Creation
Marta Leite Castro
Digital Analytics & Reporting
Tiago Branco
Digital Transformation and Global Drivers: Exploring Digital Opportunities of the Future
O Processo de Digitalização e as Forças de Mudança Globais;
Transformação Digital e as suas interações: implicações e oportunidades;
Transformação Digital e as suas interações: visões de futuro.
CUSTOMER CENTRIC MARKETING
A evolução do conceito de consumer-centric marketing;
A importância de mapear a consumer journey no âmbito da estratégia digital;
As etapas da consumer journey: consideração, avaliação, compra, experiência e lealdade com base nas metodologias da Google (Zero Moment of Truth) e da McKinsey (Consumer Decision Journey);
Caso prático de acordo com a metodologia de Adamson: Pesquisa e Análise (que envolve a criação de personas, mapeamento da experiência e identificação dos touch points), Design (concepção da experiência) e Medição (indicadores, KPIs, monitorização e ROI).
Digital Media & Advertising
Como se comporta a media digital no contexto do mercado publicitário português. O peso do investimento publicitário digital e os principais media owners digitais no mercado;
Conceitos básicos de media digital: impressões, unique users, click, CTR, etc. Compra de media digital: CPM, CPC, CPE, CPA. Programmatic Buying, o que é e para que serve;
Planeamento estratégico digital: várias hipóteses de estratégias de media digital a seguir, de acordo com os objetivos definidos e com as características das marcas;
Explicação de como fazer um plano digital de display, tendo em consideração as fontes de informação reais os objetivos estimados.
Customer Experience & Marketing Automation
Conceitos-chave: O que é Customer Experience; O que é Marketing Automation; Funil de Engagement; Lead Nurturing;
Importância do Lead Nurturing para o ROI das organizações;
Alplicação de LEAD Scoring para qualificação das Leads até SQL (Sales Quality Leads);
Definição de Métricas e KPIs, para otimização de conteúdos e decision rules;
Como aplicar o Marketing Automation: Engagement e Lead Nurturing, Decision Rules, Lead Scoring, SQL e Otimização (conteúdos e funil). Aplicação feita em cima de um exemplo prático.
Social Media Strategy
Panorama das redes sociais no mundo e em Portugal - Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Snap;
O Plano de Social Media Marketing - Os diferentes passos de um plano de social media: objetivos, seleção de redes sociais, as diferentes linguagens, os temas, calendarização, definição de métricas e KPIs;
O Social Media Advertising - porque o orgânico não chega: objetivos de campanha, formatos, definição de métricas e KPIs.
Digital Content Creation
Como fazer Storytelling digital e adequá-lo de acordo com o meio; A força do storytelling;
A importância de criar diferentes linguagens para cada plataforma;
Mundo digital: Excesso de dados e distrações; O Brand (Digital) Content como forma de conquistar tempo e atenção; conquistar a audiência: desafios / intolerância a anúncios tradicionais; Controlo está em quem tem internet;
Estratégia de Implementação de Digital Content consistente: do Planeamento à Execução, definição do conteúdo, calendarização, escolhas de canais;
Invista no equipamento certo (Equipamentos adequados fazem toda a diferença);
Publicações no Linkedin; posts; frequência; conexões.
Soft Skills: Time Management in the Digital Era
GTD (Getting Things Done): a abordagem “bottom-up” à produtividade. Objetivo: atingir uma sensação de conforto e controlo sobre o trabalho que temos agora, para que se liberte energia e espaço mental paraoutras coisas mais elevadas. Fundamentos GTD: a arte da produtividade sem stress;
Definir o que é que ''feito'' significa. Prioridades e Urgências: porque é que as listas de tarefas não funcionam?;
Foco e Direção. O conceito de Mente Tranquila (Mind like Water). Mito ou desafio: work-life balance;
Desligar alarmes desnecessários: as três etapas para ser ''cinturão preto'' no GTD. Níveis de Maturidade em Produtividade. Foco e a relação com a Inteligência Emocional;
O trabalho mental em cinco fases distintas: Recolher, Processar, Organizar, Fazer e Rever. O efeito ''Brain Toss''.
Digital Analytics & Reporting
Métodos e plataformas de recolha de informação online;
Métricas digitais, construção e analise de KPI’s;
Modelos de atribuição online e Marketing Mix Modelling;
Plataformas de web analytics (analytics, sociais insights, adserver, etc.);
Construção de relatórios e tratamento de dados.
Acesso a case studies e best practices facilitados por docentes de elevado reconhecimento no mercado;
Foco na orientação para resultado, indicadores e métricas de forma a que seja possível integrar a estratégia digital de forma holística;
Contacto prático com frameworks e ferramentas em áreas como:
- Transformação digital;
- Consumer centric marketing;
- Customer experience;
- Automation;
- Comunicação;
- Data analysis.