Human Strategy for Results
Opening Breakfast
Linking HR Strategy to Business Success
Joana Santos Silva
Networking Lunch
Exercício de Planeamento Futuro: Resource Planning for 2030
Joana Santos Silva
Sunset Lessons: “Nudges” in the Workplace
Sandra Maximano
Human Analytics
PHC Safari
Using Analytics for Data Driven Decision Making in HR
Living the Culture
Case Study: PHC Case Study & Human Analytics
Employee Experience for Business Success
Employee Experiences Clinic
Designing Extraordinary Employee Experiences (Ex)
Susana Almeida Lopes
Intergenerational Lunch
Mini Design Thinking Exercise: Drawing the Employee Journey
Susana Almeida Lopes e Madalena Ferreira
Building HR Future
Future Reflections
From People Analytics to Actionable Insights
Jorge Caiado
Roundtable | Lunch
The Future of Work: Transforming the Workplace
Ricardo Fortes da Costa
Cocktail and Graduation Ceremony
Linking HR Strategy to Business Success
Pensar People Analytics como uma função estratégica especializada e uma ferramenta de tomada de decisão e de planeamento estratégico de RH.
Exercício de planeamento futuro: Resource planning for 2030
Pensar e planear o futuro usando a ferramenta do cone estratégico inspirado em Harvard. Mapear riscos, oportunidades e crescimento a curto e longo prazo. O cone estratégico tem 4 categorias: táticas, estratégias, visão e evolução do sistema.
sunset lessons: "nudges" in the workplace
Os efeitos da psicologia que impactam comportamentos e tomada de decisão no local de trabalho – atração de talento, remuneração e reconhecimento e trabalho em equipa.
using analytics for data driven decision making in hr
Como ter uma abordagem pragmática e sistematizada de utilização de dados e analítica para identificar novas formas de abordar as funções criticas de RH. Principais aprendizagens de projetos de People Analytics, em particular, como gerir os interesses dos diversos stakeholders.
phc case study & Human analytics
Como a PHC desenha iniciavas de RH. As principais ferramentas e métricas usadas na tomada de decisão e implementação de experiencias e a forma de comunicar internamente por forma a criar uma experiência diferenciadora para os colaboradores.
DESIGNING EXTRAORDINARY EMPLOYEE EXPERIENCES
Uma experiência de colaborador (EX) positiva é essencial para melhorar o engagement, entusiasmo, envolvimento e compromisso com a organização. Como integrar insights da análise de dados na melhoria da experiência do colaboradora.
Mini DESIGN thinking exercise: Drawing the Employee journey
Desenhar a jornada do colaborador.
Identificar momentos chave, touchpoints de forma longitudinal. Identificar fatores ambientais: culturais, físicos e tecnológicos.
Mapear ao estado emocional a longo dos momentos e zonas de melhoria.
From People analytics to actionable insights
Transformar um problema operacional numa pergunta de data.
Terminologia base de estatística e de analítica.
Diferenças principais entre machine learning, AI, e modelos preditivos. Como usar dados organizacionais
para criar insights.
the future of work: Transforming the workplace
A mudança de paradigma no mundo do trabalho.
Novas formas de trabalhar e aptender.
Novas formas de gerir o conhecimento e mobilizar o talento.
A nova aventura do intra-empreendedorismo.
O impacto da inteligência artificial e da robótica nos modelos de trabalho.
Acreditamos que a formação traduz-se em maior valor para os participantes através da aplicação e prática direta. Consequentemente, a organização tem mais potencial a ganhar com este investimento: tanto na riqueza de seus recursos humanos, quanto na geração de ideias que podem beneficiar o negócio.
Antes do programa
Os participantes terão acesso a um conjunto de conteúdos de multimédia especialmente selecionados e curados tendo em conta os principais desafios de:
- Human Analytics e Employee Experience Design;
- Big Data;
- Machine Learning, Inteligência Artificial aplicada aos Recursos Humanos;
- Design Thinking.
Os conteúdos do Leading Human Experience & Analytics Media Center contarão com artigos, podcasts e vídeos sobre o state-of-the-art do dos temas explorados nas aulas, assim como, temas complementares e ferramentas e recursos adicionais que permitem apoiar o autoestudo dos participantes.
O acesso ao media center será garantido no mínimo 2 semanas antes do primeiro modulo e ficará com acesso aberto após a conclusão do programa.
Durante o programa
Ao longo de 4 sessões intensas que incluem um exercício de reflexão e de planeamento estratégico, de um Business Safari e de uma Experience Design Clinic, os participantes desenvolvem conceitos aliados a técnicas e ferramentas que podem ser traduzidas para as suas realidades profissionais.
O programa contra ainda com momentos mais informais de reflexão e de networking que permitem explorar os temas através de metodologias diversificadas.
Destacamos:
- Cone Estratégico: Mapear riscos, oportunidades e criar um plano de preparação de futuro
- Business Safari e Case Study: Viver a cultura de outra organização consiste numa forma intensa de aprendizagem e de pensamento lateral, ter acesso ao testemunho da liderança da empresa pode consistir numa fonte de inspiração e de benchmarking
- Exercício de Design Thinking: Aplicação prática da metodologia de Design Thinking em ambiente de partilha e de discussão que depois pode ser replicado por cada participante na sua organização
- Intergenerational Lunch: Um almoço com participantes que representam as gerações mais jovens, com backgrounds e formação diversos, permite discutir informalmente os desafios, interesses e necessidades deste target
- Roundtable Lunch: A possibilidade de escolher um tema e almoçar com um grupo que partilha esse interesse irá certamente provocar uma discussão relevante, que será moderada por docentes do ISEG Executive Education.
Após o programa
De acordo com o World Economic Forum, até 2024, 40% dos colabores irão necessitar de reskilling. O mapeamento de competências, dos gaps e da melhor forma de fazer desenvolver as pessoas nas empresas consistem em desafios prementes e que carecem de visão estratégico, de análise de eficiência e de medição de outcomes. Todas estas áreas podem beneficiar de utilização de People Analytics e Employee Experience Design.
No final deste programa, estará apto a:
- Repensar/Desenvolver a função de People Analytics
- Melhorar e Reforçar Employee Experience (Ex)
- Desenvolver um Mindset de liderança e de Data-Decision Driven Making
- Usar modelos de previsão para gerar insights acionáveis