Uma marca é criada a partir de milhares de experiências com produtos, serviços, sistemas e pessoas. Na essência, os colaboradores de uma organização são a força motriz da estratégia de marca e devem constituir o elemento central do design do negócio.
HR Branding é uma área em franca expansão dentro das organizações. Mas para uma execução impactante, é necessário incorporar os recursos certos na estratégia corporativa de forma holística.
Neste programa, iremos abordar os temas de forma a maximizar o retorno no investimento em HR Branding. Seja através da capacidade de atrair o melhor talento para a sua organização, ou pela diminuição do esforço necessário para assegurar que atrai e retém as pessoas que têm o melhor fit com a empresa. E, ainda, através da melhoria da performance da organização, a partir do desempenho interno e do serviço ao cliente diferenciado.
Conheça o feedback de quem participou na primeira edição:
O ISEG está no TOP 50 do prestigiado ranking mundial "Executive Education 2022" pelo Financial Times.
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos de marketing e gestão de marca e a sua aplicabilidade na área de Recursos Humanos;
- Criar um mindset de alinhamento estratégico entre valores, cultura, marca e performance da empresa;
- Desenvolver metodologias eficazes para abordar temas de marca e de comunicação junto das audiências-alvo;
- Obter ferramentas de comunicação interna e externa, que auxiliam no posicionamento e reforçam os valores da marca junto dos principais stakeholders.
Destinatários
Gestores, responsáveis e colaboradores da área de Recursos Humanos
Networking Lunch | A Importância do HR Branding Joana Queiróz Ribeiro
O novo ROI – Reciprocity on investment Cristina Amaro
Reputation for HR Rui Miguel Nabeiro
Dia 2
Networking Breakfast | Great Employee Experiences Luís Antunes
Diversity and Inclusion Branding to Attract Talent Fernanda Barata de Carvalho
Networking Lunch | Building a Diverse Brand Ana Lehmann
Brand Communication for HR Joanna Santiago
Using Digital to Build Brand and Reach Talent Pedro Janela
Dia 3
Practice Clinic | Putting it all together: Strategy, Elements & Communication Joana Santos Silva + EBC
Closing Lunch and Diploma Ceremony | Building a Heart Brand ISEG + EBC
COMpany culture & purpose
Pensar a base do exercício estratégico: valores, visão, missão e objetivos. E como ligar isso à construção de uma cultura forte
O novo ROI – Reciprocity on investment
Os novos tempos obrigam a um novo paradigma na gestão de pessoas em que o “taking care” ganha importância. Estaremos a assistir ao nascimento de um Chief Love Officer nas organizações?
REPUTATION FOR HR
A construção e a importância da reputação corporativa na gestão das pessoas
DIVERSITY AND INCLUSION BRANDING TO ATTRACT TALENT
Como criar soluções que priorizem a inclusão, a diversidade e que mitiguem preconceitos inconscientes
brand Communication for hr
Como ligar a marca à audiência-alvo interna ou externa. Explorar os diferentes instrumentos para comunicar consoante os objetivos estratégicos e a natureza da marca
Practice clinic | Putting it all together: Strategy, Elements & communication
Workshop integrador das várias sessões anteriores. Como passar da estratégia, dos elementos e das ferramentas para uma construção e implementação eficaz de uma marca ícon
Joana Santos Silva
Coordenadora
Diretora de Inovação do ISEG Executive Education. Assessora da Presidência do ISEG para Desenvolvimento Estratégico. Professora e coordenadora de programas nas áreas de Estratégia, Transformação Digital, Marketing e Marketing Digital. PhDc em Gestão com Especialização em Estratégia. MBA pela Católica-Nova e Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra. Pós-graduada pela Kellogg School of Management. Foi Senior Director for Strategy and Advancement na CATOLICA-LISBON. Exerceu funções de Investigação e Desenvolvimento, Strategic Marketing & Planning and Business Development na indústria farmacêutica.
Cristina Amaro
Coordenadora
Fundadora e presidente da Empower Brands Community, a comunidade das marcas em Portugal que conta com mais de 1500 membros. É também autora e apresentadora do Imagens de Marca, magazine de referência na antena da SIC Notícias há 18 anos. Formada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, pós-graduada em Gestão de Imagem pela Universidade Nova de Lisboa e Complutense de Madrid, especializada em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Foi coordenadora de uma Pós-Graduação em Branding e Gestão de Marcas, no IPAM e no IADE. Conta com uma distinção da APPM-Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, pelo carácter visionário e inovador.
David Lopes
Conselheiro do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Vice Chairman na Vershold Group Limited. Mestre em Business Administration and Management pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Fernanda Barata de Carvalho
Gallup-Certified Coach e Human Resources Senior Advisor. É professora convidada no ISEG e no ISCTE. Esteve ainda mais de 24 anos na Accenture Portugal como Portugal Human Resources Lead e Ethics & Compliance, Sustainability and Inclusion & Diversity Lead.
Joana Queiroz Ribeiro
Head of People and Organization, Fidelidade. Iniciou o seu percurso profissional em 1989, na Unicer, onde assumiu diferentes desafios - liderar as áreas de Qualidade, Comunicação, Relações Públicas e Relações Institucionais até assumir a Direcção de Pessoas e Comunicação da Unicer.
Joanna Santiago
Professora Assistente Convidado no ISEG e Professora Convidado na KU Leuven Association - VIVES University College, Bélgica. Tem um doutoramento em Marketing/Employer Brand Management e MsC em International Management and Marketing.
Luís Antunes
People Experience Consultant. Foi People Experience Director na PHC Software durante 7 anos. Mestre em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.
Pedro Janela
CEO, WY Group. Atualmente dirige o desenvolvimento do grupo que em 2022 tem mais de 400 clientes, 500 empregados, Billings mais de 27,5M Euros, 7 empresas: Bliss, WYcreative, WYperformance, Escola Digital de Lisboa, White, Nervo e BloomCast com escritórios em Lisboa, Boston e Porto.
Rui Miguel Nabeiro
CEO, Delta Cafés onde também foi Diretor de Marketing. É mestre pela Universidade Católica Portuguesa em Administração de Empresas e licenciado em Gestão pela mesma universidade.
Acreditamos que a formação traduz-se em maior valor para os participantes através da aplicação e prática direta. Consequentemente, a organização tem mais potencial a ganhar com este investimento: tanto na riqueza de seus recursos humanos, quanto na geração de ideias que podem beneficiar o negócio.
Antes do Programa
Os participantes terão acesso a um conjunto de conteúdos de multimédia especialmente selecionados e curados tendo em conta os principais desafios de:
- Recursos Humanos
- Marketing e Branding
- Comunicação
- Interseção destas duas áreas criticas na organização
Os conteúdos do Leading HR Branding Media Center contarão com artigos, podcasts e vídeos sobre o state-of-the-art dos temas explorados nas aulas, assim como, de temas complementares e ferramentas e recursos adicionais que permitem apoiar o autoestudo dos participantes.
O acesso ao media center será garantido no mínimo 2 semanas antesdo primeiro módulo e ficará com acesso aberto após a conclusão do programa.
Durante o Programa
O programa proposto baseia-se em uma metodologia mista que inclui várias dimensões. As sessões serão dinâmicas por natureza. O objetivo é encontrar o equilíbrio correto entre a experiência teórica e prática.
Os participantes estarão expostos a:
- Debates
- Trabalhos em grupo
- Exercícios de dramatização
- Estudos de caso
O ritmo em constante mudança da experiência de aprendizagem é desenhado para garantir os melhores resultados e contribuir para uma maior retenção dos conceitos apresentados.
Após o Programa
Com os conceitos adquiridos e as experiências realizadas, no final do programa os participantes estarão aptos a aplicar na sua organização estratégias e ações de:
- On-brand Recruiting and Hiring
- On-brand Rewards and Retention
- Top Performers Metrics
- On-Brand Training and Reinforcement
Uma cultura organizacional que apoia as suas equipas na execução de uma marca forte, diferenciadora e com impacto junto do seu mercado-alvo será sempre uma vantagem competitiva de mercado. Essa vantagem irá refletir-se na capacidade superior de venda de produtos/serviços, na atração e na retenção de talento.
A construção de uma marca icónica começa de dentro da organização, com o envolvimento dos stakeholders internos. Assim, o departamento de Recursos Humanos (RH) deverá ser o principal guardião e cultivador da cultura, alinhando todas as suas responsabilidades com a proposta de valor da marca.
Neste sentido, o papel dos RH começa com a atração das pessoas certas. O objetivo deve ser conseguir embeber os valores da marca, de tal forma que cada vez que um colaborador toma uma decisão deverá questionar-se de que forma é que esta ação impacta a marca.
No entanto, não é suficiente contratar as pessoas certas. As organizações precisam de criar um ambiente de trabalho agradável, que cultive o desenvolvimento individual e que alimente a cultura interna desejada.
As organizações devem implementar sistemas que permitam a identificação dos melhores embaixadores internos dos seus valores. Estes são os colaboradores críticos para a construção de uma cultura forte, coesa e que será a base do trabalho do HR Branding. São eles as “superestrelas” de qualquer projeto de Employer Branding. As organizações devem, também, repensar a definição dos “top performers”, integrando métricas relacionadas com os valores da marca e as necessidades dos clientes.
É também necessário investir na formação capaz de influenciar os comportamentos a longo prazo. Assim, a área de RH deve pensar de forma estratégica a comunicação interna, através da utilização de técnicas de storytelling e legado da marca, que envolvam e motivem os colaboradores para a missão da organização.
key details
Data a anunciar
Quintas-feiras, das 09h00 às 13h15 e das 15h às 20h15
Português
Lisbon, Portugal
24 horas
1.400
Euros
Este valor inclui:
Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital