Bloco 1 - Autoconhecimento
Instrumentos e Medidas de Autoconhecimento
Fernando Torre e Mário Sérgio Teixeira
Seminário de Inteligência Emocional
Florbela Silva
Inteligência Emocional
Florbela Silva
Bloco 2 - Desenvolvimento de Competências
Coaching de Grupo
Fernando Torre e Mário Sérgio Teixeira
Inteligência Intrapessoal e Potencial Humano
Patrícia Araújo
Coaching & PNL para o Alto Desempenho
Fernando Torre
Mindful Leadership
João Carvalho das Neves
Seminário - Design Thinking
Rui Quinta
Bloco 3 - Aplicação à Liderança e Gestão
Comunicação Interpessoal
António Sacavém
Seminário - Networking Strategies for Management
Rita Pelica
Estratégias de Negociação
Mário Sérgio Teixeira
Liderança & Team Building
João Pargana
Projeto de Desenvolvimento Pessoal
Plano de Desenvolvimento Individual de Soft Skills
Fernando Torre e Mário Sérgio Teixeira
Coaching Individual (horas por participante)
Equipa Coordenadora
Instrumentos e Medidas de Autoconhecimento
Esta unidade curricular tem como objetivo apoiar o processo de autoconhecimento dos alunos relativamente a um conjunto de aspetos comportamentais e de personalidade, de forma a capacitá-los para o seu posterior desenvolvimento com base num diagnóstico detalhado do seu ponto de partida. Nesse sentido, pretende-se capacitar os alunos para trabalharem a melhoria do seu autoconhecimento de diversas formas, pela importância que isso tem no processo de desenvolvimento das suas soft skills e, consequentemente, para o exercício eficaz das suas atividades de gestão e liderança.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Esta unidade curricular tem como propósito apoiar o desenvolvimento da inteligência emocional dos alunos, dotando-os de instrumentos de avaliação para uso quotidiano, de forma a capacitá-los para o eficaz exercício das atividades de gestão e liderança.
A frequência e aproveitamento nesta unidade curricular confere o Nivel II do programa de certificação do International Society for Emotional Intelligence (ISEI), concedendo a certificação profissional dos alunos para o trabalho com Inteligencia Emocional junto das suas equipas e das suas empresas. Este nível é obrigatório para, se for do interesse dos alunos, aceder à frequência do nível III, no qual poderão posteriormente dar formação sobre Inteligência Emocional em diferentes áreas e contextos.
Mindful Leadership
Esta unidade curricular visa que, pela prática do mindfulness e pela metodologia ativa de aprendizagem, os alunos desenvolvam competências pessoais nos principais domínios de inteligência emocional, nomeadamente “emotional self-awarenes”, “self management”, “social awareness” e “relationship management”. Com isto, deverão melhorar a capacidade de adaptação à incerteza, aumentar o nível de resiliência perante as adversidades, a capacidade de trabalho em equipa e o nível de positivismo e de alcance dos objetivos. Os alunos irão constatar que estar em atenção plena nas suas atividades diárias lhes dará mais capacidade de lidar com as suas emoções e dos colaboradores e, assim, melhorar as suas capacidades de liderar equipas.
Inteligência Intrapessoal e Potencial Humano
Esta unidade curricular tem como objetivo promover uma consciência profunda do autodesenvolvimento humano e dotar os alunos de conhecimentos científicos, que lhes permitam identificar o seu potencial de desenvolvimento e ferramentas para o concretizar.
Estratégias de Negociação
Esta unidade curricular visa apoiar o processo de desenvolvimento das competências de negociação dos alunos, de forma a capacitá-los para um mais eficaz exercício das atividades de gestão e liderança. Nesse sentido, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar os diferentes conceitos, modelos e técnicas de negociação a situações reais da vida de um gestor com funções de liderança.
Plano de Desenvolvimento Individual de Soft Skills
Esta unidade curricular tem como propósito apoiar o processo de desenvolvimento dos alunos num conjunto de soft skills, de forma a capacitá-los para o eficaz exercício das atividades de gestão e liderança. Nesse sentido, pretende-se capacitar os alunos para o desenvolvimento individual contínuo e para a elaboração de um plano de desenvolvimento individual das suas soft skills.
Esta Pós-Graduação utilizará o Método de Desenvolvimento de Competências – REWARD Approach (Reality, Evaluation, Wisdom, Action-Learning, Reporting, Development).
Será utlizada uma combinação de metodologias que, além de permitirem a aprendizagem de novos conhecimentos por parte dos alunos, possibilitem também a prática das competências comportamentais associadas a cada uma das Soft Skills analisadas.
1 | Reality
Tomar consciência de situações através de estudos de caso.
2 | Evaluation
Realizar testes de autoavaliação, através dos quais os alunos farão a sua própria classificação e análise crítica e construtiva do nível de competência em que se encontram nas respetivas Soft Skills.
3 | Wisdom
Tomar conhecimento das melhores teorias, técnicas e práticas.
4 | Action-Learning
Praticar os conhecimentos adquiridos na fase anterior, através de Role Plays.
5 | Reporting
Registar todo o processo de aprendizagem em todas as suas fases, com realização de relatório para cada módulo, com as lições aprendidas em cada uma das fases do processo de aprendizagem.
6 | Development
Elaboração de um Plano de Desenvolvimento, enquanto Módulo, no decurso da Pós-Graduação.
Condições de Candidatura
A seleção dos candidatos à matrícula é da exclusiva competência e responsabilidade da Direção Científica e será realizada em obediência ao seguinte conjunto de critérios:
a) Classificação no grau académico (equivalente ao 1.º ciclo) e escola onde o obteve;
b) Currículo profissional, relevando-se a experiência profissional atual (preferencialmente superior a 2 anos);
c) Conhecimentos de inglês;
d) Apoio da candidatura efetuada por organização.
Em complemento, poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou prestação de provas ou testes adicionais para avaliar competências linguísticas ou outras.
Calendário
A Pós-Graduação terá início a 9 de outubro de 2020. As sessões decorrem em dois dias da semana em regime pós-laboral (sextas-feiras das 18h00 às 22h00 e sábados das 09h00 às 13h00).
Propinas
As propinas do curso, no total de 4.500€, podem ser repartidas nas seguintes prestações:
Matrícula - 500€ (até 1 semana após a data de aceitação)*
1.ª Propina (a pagar até 30 de setembro) - 670€
2.ª Propina (a pagar até 30 de outubro) - 670€
3.ª Propina (a pagar até 30 de novembro) - 670€
4.ª Propina (a pagar até 30 de dezembro) - 670€
5.ª Propina (a pagar até 30 de janeiro) - 670€
6.ª Propina (a pagar até 28 de fevereiro) - 650€
Os antigos alunos do ISEG e do ISEG Executive Education (IDEFE) beneficiam de uma redução de 10%.
*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.
Poderá consultar a tabela de emolumentos do ano letivo 2020-2021 aqui.