ISEG - IDEFE :: Executive Education Contents
A Pós-Graduação em Marketing Digital responde aos desafios crescentes das organizações privadas e públicas neste domínio, proporcionando conhecimentos e competências que permitem o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital integrada, facultando as ferramentas que possibilitem a sua operacionalização e monitorização.
O curso permite aos alunos:
- - Obtenção de conhecimento sobre como elaborar uma estratégia de marketing digital, definir métricas, dominar plataformas e analisar o retorno do investimento eficazmente;
- - Preparação para o exame de certificação oficial em Google Adwords (opcional);
- - Formação com equilíbrio teórico-prático facilitada por um corpo docente altamente especializado e experiente.
Em parceria com:
Parceiro institucional:
O melhor aluno da Pós-Graduação em Marketing Digital recebe um prémio no valor de 1.500€, atribuído pela PHD (Grupo Omnicom).
A Pós-Graduação decorre em formato presencial, o que é muito valioso em termos de participação, debate e networking entre os participantes.
O ISEG está no TOP 50 do prestigiado ranking mundial "Executive Education 2022" pelo Financial Times.
Objetivos
- Aquisição de competências chave que permitam elaborar uma estratégia de marketing digital, definir métricas, dominar plataformas e analisar o retorno do investimento de forma eficaz;
- Preparação para o exame de certificação oficial em Google Adwords (opcional);
- Aquisição de conhecimentos, com equilíbrio teórico-prático, facilitada por um corpo docente altamente especializado e experiente.
Destinatários
Diretores de organizações
Gestores de Marketing e Comunicação
Profissionais ligados à Publicidade
Empreendedores
Consultores
Jovens licenciados e investigadores
Profissionais em início de carreira, que desejem adquirir conhecimentos nesta área
Testemunhos
A Pós-Graduação em Marketing Digital junta um corpo docente com um elevado conhecimento teórico e uma forte componente prática, em empresas de referência a nível nacional. O currículo é bastante abrangente, o que faz com os alunos tenham contacto com áreas com as quais têm pouca familiaridade, ao mesmo tempo que ‘refresca’ conceitos e tendências essenciais do Marketing Digital.João Pedro Rego
Brand Manager, Blédina - Danone Nutricia Early Life Nutrition
A Pós-Graduação em Marketing Digital, não só respondeu às minhas necessidades, como superou todas as minhas expectativas. O programa é muito abrangente e a grande mais valia é a combinação da componente estratégica com o desenvolvimento de casos práticos, que se enquadraram no contexto da minha prática profissional e me permitiram ganhar um know-how e domínio de novas tendências e ferramentas disponíveis no mercado. Além disso, nesta jornada tive a oportunidade de me cruzar com professores e colegas com formações e percursos diversos, que também me ajudaram a crescer, partilhar experiências e a criar uma rede de networking importante para a minha carreira profissional.Joana Gonçalves Craveiro
Brand Manager, Angelini Pharma
Como director criativo de uma agência de marketing digital, licenciado em Design, quis complementar a minha formação e assegurar uma visão abrangente sobre toda a cadeia de desenvolvimento digital. Escolhi a Pós-Graduação do ISEG - Executive Education pela reputação da escola, experiência dos professores e estrutura do curso. Hoje emigro para o estrangeiro para abraçar a carreira de UX Specialist e reconheço a complementaridade e relevância desta Pós-Graduação na minha atual visão de negócio, marca e nos novos ângulos de olhar e perceber o utilizador.Valentino Batista
UX Specialist, Deep-Impact.ch
Quando tirei a minha licenciatura em Marketing, ainda não se falava em Marketing Digital. Ao longo dos anos, fui trabalhando nesta área de uma forma autodidata. Senti, no entanto, a necessidade de consolidar os meus conhecimentos e aprender com os melhores. A Pós-Graduação em Marketing Digital do ISEG - Executive Education veio ao encontro desta necessidade e superou as expectativas que eu tinha. Consegui um know-how que me permitiu melhorar as minhas competências, abordei áreas do Marketing Digital que ainda não tinha explorado, conheci as últimas tendências e as ferramentas disponíveis no mercado. Além de tudo isto, conheci pessoas (professores e alunos) com experiências diversas, que também me ajudaram a crescer e a ganhar auto-confiança na minha carreira profissional.Conceição Martins
Responsável de Marketing Infocontrol, Eletrónica e Automatismo, S.A.
Business Strategy
Vítor da Conceição Gonçalves
Artificial Intelligence & Customer Journey
Pedro Ferreira
eCommerce & Marketplaces
Márcio Miranda
Social Media Marketing
Elisabete Ferreira
Content Marketing & Creativity
Rui Ventura
UI/UX Design Fundamentals (Seminário)
João Samora
Marketing Research
Helena Martins Gonçalves
Public Relations & Influencers
Vanda Rosário
Digital Media Strategy & Planning
Sandra Alvarez
Google Ads
Marco Gouveia
Social Media Advertising
Ricardo Lopes
Direito Digital & Proteção de Dados (Seminário)
Sónia Gonçalves
Search Engine Optimization
Marco Gouveia
Email & Marketing Automation
Patrícia Costa
Mobile Marketing
João Chaves
Digital Marketing Plan
Carolina Afonso e Marta Marques
Digital Analytics
Tiago Branco
Big Data and Information Security (Seminário)
Rui Guedes
Objetivos:
Compreender quais são os principais fatores que fundamentam o sucesso continuado de uma empresa; Saber que diferentes contextos exigem abordagens estratégicas diferentes e como fazer essas escolhas; Conhecer e saber gerir os desafios que se perspetivam para as empresas quando atuam num ambiente caracterizado por ser smart connected world, no advento da quarta revolução industrial.
Linhas programáticas:
1) Estratégia da empresa: aplicabilidade na "era digital"
2) Instrumentos de análise estratégica
3) Vantagem competitiva: fundamentos económicos e atuações de gestão
4) Estratégias para negócios em diferentes contextos
5) A Internet of Things e as implicações para a estratégia das empresas
6) A estratégia digital
Objetivos:
Compreender a jornada do cliente com a utilização de Inteligência Artificial (IA) para melhorar e personalizar a experiência do cliente; Economia da Experiência; Utilização dos dados, IA, e tecnologia para Personalização em Escala.
Linhas programáticas:
1) Inteligência Artificial e Machine Learning
- O que é Inteligência Artificial?
- Inteligência Artificial vs. Machine Learning vs. Deep Learning
- Abordagens à Inteligência Artificial
- Abordagens a Machine Learning
- Modelos de Machine Learning
- Leis e regulação para Inteligência Artificial
2) Marketing Conversacional
- Dos Chatbots à Conversação com IA
- Interfaces com uso de Linguagem Natural
3) A Economia da Experiência (The Experience Economy)
- Experiências que vendem
- Domínios de uma Experiência
4) Jornada do Cliente
- Mapeamento da Jornada do Cliente
- Jornada do Cliente – Analítica e Métricas
- Voz do Cliente
5) Personalização em Escala
- Customer Data Platform
- Resolução de Identidades
- Data Management Platform
Objetivos:
Adquirir conhecimentos sobre a criação, desenvolvimento, comunicação/promoção e rentabilização de um projeto de ecommerce; Conhecer tecnologias de suporte a um projeto de ecommerce; Gerir portfolios e plataformas de e-commerce; Analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de ecommerce; Internacionalização através da criação de um projeto de ecommerce; Adquirir conhecimentos de Social Selling; Partilhar best practices e realizar um projeto prático de ecommerce.
Linhas programáticas:
1)Pesquisa de mercado, avaliação da concorrência e estabelecimento do objetivo num projeto de e-commerce:
- Principais métricas e ferramentas;
- Definição de objetivos, performance e rentabilidade expectável na criação de um projeto de e-commerce.
2) Desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos de suporte a um projeto de e-commerce:
- Tecnologias existentes no mercado, vantagens e desvantagens e custos inerentes.
3) Gestão de portfolios e de plataformas de e-commerce:
- Técnicas e melhores práticas no desenvolvimento de plataformas de ecommerce no âmbito da usabilidade e design;
- Gestão de produtos e serviços em projetos de e-commerce e em portfolios de 1000, 10000 e 100000+ produtos.
4) Promoção do portfolio de produtos/serviços online:
- Escolha dos canais quais são os canais e meios de marketing digital ( SEM, SMM, Email Marketing, Afiliação, etc).
5) Integração de marketing digital com canais e meios offline:
- Promoção integrada online e offline de projetos de e-commerce;
- Cross channel, cross device e multi-atribuição.
6) O conceito de Social Selling. Case-studies.
7) Internacionalização através da criação de um projeto de e-commerce: como internacionalizar o negócio/empresa através de e-commerce. Análise do retorno do investimento.
Objetivos:
Conhecer as principais tendências e desafios das redes sociais; Entender quais as etapas inerentes ao plano de redes sociais; Identificar as várias especificidades de cada plataforma, métricas, tipos de conteúdo e melhores práticas; Saber integrar as estratégias offline e online no plano de redes sociais, no âmbito do plano de marketing digital; Compreender o workflow do community management; Saber criar um plano de gestão de crise e definição das diretrizes; Dotar os alunos de ferramentas e best practices que lhes permitam dominar os principais conceitos apreendidos.
Linhas programáticas:
1) O state-of-the-art das redes sociais, desafios e tendências: A adoção das redes sociais pelos gestores e marketers:
- Utilização transversal a tipo de negócio e indústria;
- A evolução geracional e o papel dos Millennials;
- Estar na rede: tempo e energia.
2) O plano de redes sociais:
- Criar objetivos de marketing;
- Entender a persona / Publico alvo;
- Pesquisa e análise interna e externa;
- Criar uma estratégia de conteúdo (calendário, tom e estilo de comunicação, grelha;
- Especificar atividades e distribuir tarefas;
- Acompanhar as métricas e ROI.
3) Gestão de crise e definição das diretrizes: o social media playbook.
4) Gestão de comunidades. O papel do community manager.
5) Ferramentas de Monitorização.
6) Reporting.
Objetivos:
Entender e aplicar os conceitos de Content Marketing e Comunicação Transmediática, diferenciando‐os de outras ferramentas; Identificar as diversas componentes que constituem o Content Marketing; Compreender os interlocutores, requisitos, destinatários, meios e interdependências das suas diferentes disciplinas; Compreender as ferramentas e plataformas de disseminação de conteúdos; Compreender o valor dos Conteúdos no contexto atual das empresas/marcas; Identificar e caracterizar as particularidades das variáveis/políticas da Gestão de Marcas, utilizando as aprendizagens supracitadas de forma eficiente.
Linhas programáticas:
1) A importância do Content Marketing, principais tendências e desafios: Video Marketing, Transmedia, Growth Hacking, Disseminação de conteúdos.
2) O valor do User Generated Content na estratégia de comunicação. O fenómeno do Crowdsourcing na estratégia de conteúdos das marcas.
3) Content Marketing: Conteúdos vs. Plataformas / Dominar a técnica.
4) Definição do Tom de Comunicação; Definição da Grelha Editorial de conteúdos (rúbricas); Criação de Personas.
5) Tipo de conteúdos a utilizar e como produzi-los: Texto, Foto, Vídeos, Webinars, GIFs, etc, Formatos possíveis e formatos mais utilizados. As suas especificações. Case studies.
6) Introdução ao conceito de Transmedia. A evolução dos conteúdos transmediáticos. Tipos e características.
7) Storytelling Dinâmico e o planeamento estratégico da comunicação. Objetivos da comunicação, Públicos-alvo e mensagens.
8) Métricas para Content Marketing. Gestão de conteúdos de modo profissional.
User Experience
User Interfaces
Agile Methologies
Objetivos:
Identificar as etapas do desenvolvimento de um estudo de mercado; Dar a conhecer métodos e técnicas para definir, recolher e analisar dados, relacionados, por exemplo, com características e comportamentos do consumidor em contexto digital e tendências de mercado; Apresentar métodos qualitativos e quantitativos de Estudos de Mercado, com vista ao desenvolvimento de um plano de recolha de dados primários; Definir a população e apresentar diferentes técnicas de amostragem; Proceder à construção e lançamento de inquéritos, em particular, online utilizando o software Qualtrics ou semelhante; Realizar análise de dados conducente à elaboração do relatório final.
Linhas programáticas:
1) Etapas do desenvolvimento de um estudo de mercado.
2) Definição da informação a recolher: explorar tópicos como características e comportamentos do consumidor em contexto digital e tendências de mercado.
3) Métodos qualitativos e quantitativos de recolha de dados.
4) Mensuração e escalas em marketing.
5) Elaboração do questionário, suporte de inquéritos diversos, em particular online: Software Qualtrics ou outro semelhante.
6) População e plano de amostragem.
7) Acompanhamento da recolha de dados.
8) Análise de dados e relatório final.
Objetivos:
Adquirir conhecimentos em Public Relations; Dotar o pensamento estratégico dos alunos de uma visão digital, traçando objetivos concretos que correspondam a resultados mensuráveis, eficazes e com retorno concreto; Mostrar que é preciso deixar de comunicar produtos para a fazer Produtos de Comunicação; Demonstrar a transformação das Relações Públicas (RP) tradicionais nas e-Relações Públicas.
Linhas programáticas:
1) E-Relações públicas - Teoria e Estratégia:
- Teoria: Modelos de comunicação linear; comunicação persuasiva; identificação stakeholders; teoria da rede;
- Estratégia de Relações Públicas: PR auditoria e determinação de questões; definição de objetivos, definição de público-alvo e temas de mensagens;
- Planeamento de Campanha: Estrutura de Planeamento e formato; integrar o planeamento de comunicação; agendamento de campanha e orçamentação; pesquisar e avaliar a eficácia da campanha.
2) Estudo da Estratégia e Planeamento de Media Digital e Comunicações Sociais:
- As relações públicas e a estratégia Digital & Social Media: estratégia de aquisição de clientes; - Desenvolver a preposição digital e media sociais e a criação de sinergias nas relações públicas;
- Planeamento de campanha de Digital & Social Media em articulação com campanha de PR: desenvolvimento de relações digital e social, retenção de clientes e análise de valor; gestão de clientes social media; analytics digitais e sociais, ROI, ROE, avaliação da campanha.
3) Os novos influenciadores: bloggers, vloggers, key opinion leaders, youtubers, instagrammers.
4) Estratégia Peso: o que significa? Como se aplica? Como converge?
- Análise e avaliação de performance;
- Gestão de crise;
- Para além das redes sociais;
- Case-studies.
Objetivos:
Compreender o que são os media digitais, para que servem e qual o seu peso e importância no mercado publicitário português; Identificar os comportamentos das novas gerações digitais (Z e Y) e as implicações nas estratégias de media digital; Reconhecer as oportunidades de utilização das várias ferramentas de media digital, em resposta aos objetivos e KPIs definidos pelas marcas/empresas; Elaborar uma estratégia e um plano de media digital ( display).
Linhas programáticas:
1) O que é a media digital e principais diferenças com a media "tradicional". Quais as funções que a media digital com na comunicação de uma marca.
2) Como se comporta a media digital no contexto do mercado publicitário português. O peso do investimento publicitário digital e os principais media owners digitais no mercado.
3) Conceitos básicos de media digital: impressões, unique users, click, CTR, etc. Compra de media digital: CPM, CPC, CPE, CPA. Programmatic Buying, o que é e para que serve.
4) Planeamento estratégico digital: várias hipóteses de estratégias de media digital a seguir, de acordo com os objetivos definidos e com as características das marcas.
5) Mapeamento dos principais suportes de Media Digital existentes no mercado português. Cobertura e afinidade de cada um.
6) Explicação detalhada de como fazer um plano digital de display, tendo em consideração as fontes de informação reais os objetivos estimados.
Objetivos:
Dotar os alunos com os conhecimentos básicos e intermédios sobre publicidade online e o Google AdWords; Identificar os benefícios de anunciar online, como planear, implementar e otimizar uma campanha de AdWords; Criar uma conta de Google Adwords e criar campanhas diretamente na plataforma; Os conteúdos programáticos da cadeira estão alinhados com a formação oficial do Programa de Certificação de Profissionais do Google e permite que os alunos possam realizar o Exame de Certificação Adwords Fundamentals do Google.
Linhas programáticas:
1. Google Ads Introduction
2. The Path to Modern Search
3. The future is all about Product Feed Campaigns (Performance Max)
4. Display & Video Campaigns
5. Reporting & Data Analysis
6. Google Ads Tools
Objetivos:
Enquadrar a importância do Social Media Advertising (SMA) na comunicação digital; Overview das principais plataformas de SMA e diferenciação-chave de cada uma; Adquirir conhecimentos sobre planeamento e métricas-chave de SMA; Conhecer formatos de SMA e estabelecer objetivos; Elaborar e apresentar propostas únicas de SMA ou integradas de Social Media Marketing (SMM)+SMA; Executar e otimizar SMA; Reporting de SMA.
Linhas programáticas:
1) Enquadramento da importância do SMA na comunicação digital:
- O que é o Social Media Advertising ou Paid Social;
- Diferença entre SMA e SMM;
- Dados estatísticos de penetração e utilização de redes sociais em Portugal;
- Importância do SMA para o SMM, nomeadamente Gestão de Comunidades;
- O SMA no planeamento digital moderno; micro-momentos e navegação social em desktop e mobile.
2) Overview das principais plataformas de SMA e diferenciação-chave de cada uma.
3) Planeamento e métricas-chave de SMA:
- Escolha da plataforma, período, orçamento, objetivos;
- Planeamento SMM no planeamento digital integrado;
- Compra de media SMA, direta, reservada e programática;
- Métricas-chave de SMA.
4) Formatos e objetivos:
- Formatos standard media e rich media;
- Quais os formatos mais eficientes para cada tipo de campanha;
- Awareness/Engagement vs. Lead Generation;
- Formatos disponíveis em cada rede social.
5) Elaboração e apresentação de propostas únicas de SMA ou integradas de SMM+SMA:
- Elementos principais de uma proposta SMA;
- Definição de objetivos;
- ROI em SMA;
- Integração de ferramentas 3rd party (como por exemplo optimizadores);
- Como reforçar proposta de valor SMA.
6) Execução e otimização de SMA:
- Setup de campanhas;
- Como otimizar campanhas de SMA;
- Otimizadores automatizados de SMA.
7) Reporting de SMA:
- Ferramentas de reporting por plataforma;
- Como elaborar e apresentar resultados de SMA;
- Análises SMA em Web Analytics.
8) Implementação de uma campanha, partindo de uma proposta de SMA.
Propriedade Intelectual - Apreensão dos conceitos de marca, design e patente, efectivação do direito (registo). Legislação aplicável e entidade competente.
RGPD - Regulamento Geral de Protecção de Dados
Directiva UE2016/680 e legislaçã nacional.
O papel da CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados, como Autoridade Nacional de Controlo de Dados Pessoais.
Objetivos:
Entender o funcionamento dos motores de busca; Pesquisar e selecionar palavras-chave; Definir objetivos de SEO; Arquitetar a informação de uma landing page para SEO; Redigir conteúdo, títulos e descrições úteis para os utilizadores; Identificar e sugerir melhorias a um website numa vertente de SEO e de acordo com as melhores práticas.
Linhas programáticas:
1) Compreender o que é SEO, os seus principais fatores e como funcionam os motores de pesquisa;
2) SEO como processo vital dentro do Search Marketing:
- Processo de escolha de palavras-chave através de ferramentas e análises à concorrência;
- Definição de objetivos estratégicos;
- Arquitetura da informação.
3) SEO On-Page:
- Importância das Meta Tags e devida otimização;
- Relevância dos conteúdos como estratégia de SEO;
- Correta definição da estrutura de URLs;
- Conceitos técnicos de otimização como robots.txt, sitemaps, redirecionamentos e performance.
4) SEO Off-Page
- Estratégias de Link Building para aumentar a reputação online do nosso website;
5) Relatórios SEO & Otimização contínua através do Google Search Console.
Objetivos:
Conhecer as mais recentes tecnologias e plataformas de marketing online; Aprender a definir e implementar estratégias e programas de email marketing eficazes de acordo com os objetivos de negócio. Aprender como otimizar o processo de aquisição e retenção para aumentar a base dados; Dominar formas de segmentação e personalização básicas e avançadas em email marketing para aumentar a relevância das mensagens; Conhecer as melhores práticas e regras de design em email marketing; Aprofundar conhecimentos sobre três áreas chave do marketing online: aquisição, conversão e retenção; Analisar e otimizar as principais métricas de websites e landing pages.
Linhas programáticas:
1) Como criar um programa de email marketing eficaz da aquisição à retenção:
- Introdução ao email marketing de permissão e legislação aplicável;
- Definição da estratégia: objetivos, conceito, conteúdo e frequência;
- Aquisição: páginas de aquisição, formulários de opt-in e táticas para aumentar a base de dados;
- Retenção: welcome programes e táticas para aumentar o engagement e reduzir o abandono.
2) Como definir, medir e otimizar os KPIs das atividades de email marketing:
- Indicadores-chave de performance, conversion tracking e testes a/b;
3) eMail Marketing Automation:
- Tecnologia, cenários e aplicações de campanhas automatizadas;
- Desenvolvimento e execução de campanhas, welcome flows e triggers;
- Integração com outros canais de marketing.
4) Segmentação e personalização das suas campanhas de email marketing:
- Tipos de dados disponíveis para segmentar (declarativos, comportamentais, transacionais);
- Como utilizar os diferentes tipos de dados para personalizar a comunicação;
- Tipos de segmentação: por listas, dinâmica, comportamental, preditiva, contextual ( real-time);
- Táticas para recolher mais dados para completar a base de dados.
5) eMail design: melhores práticas para otimizar a presença da marca na inbox:
- email Design: tipos de e-mail, estruturas e elementos da anatomia do email, responsive design e melhores práticas;
6) Website e Landing Pages:
- Arquitetura de informação, tecnologias, gestão de conteúdo (CMS) e responsive design;
- Fundamentos de Conversion Rate Optimization;
- Laboratório de conversão digital: testes a/b e multivariáveis (desktop e mobile);
- Web Analytics: Métricas de acompanhamento e funis de conversão;
- Content Marketing no contexto Web: Estratégias para análise e criação de conteúdos.
Objetivos:
Compreender os fundamentos, as tendências e os desafios do Mobile Marketing; Identificar as tecnologias e plataformas disponíveis para a implementação de uma estratégia de Mobile Marketing e saber aplicar os critérios de escolha de acordo com os objetivos do negócio; Conseguir elaborar um plano de Mobile Marketing enquadrado na estratégia de marketing da organização; Dominar as métricas e KPIs em contexto mobile e entender a importância do seu acompanhamento contínuo na otimização das soluções implementadas.
Linhas Programáticas:
1) A importância do Mobile Marketing
- Panorama tecnológico - tendências e desafios;
- Compreender o comportamento do consumidor conectado;
- O ecossistema do Mobile Marketing;
- Mobile Advertising e Mobile Search.
2) Estratégia e Plano de Mobile Marketing
- Mobile Readiness e o Problema de Gestão;
- Definição de objetivos e Identificação da audiência;
- Seleção da tecnologia;
- Conteúdos e características da campanha;
- Definição das métricas e KPIs;
- Framework de testes;
- Budget e alocação de recursos;
- Lançamento e comunicação interna;
- Avaliação e controlo.
3) Tecnologias e plataformas para Mobile Marketing
- Mobile websites e responsive design;
- Mobile Apps;
- Push Notifications, SMS e QR codes;
- Location-based marketing – Geofencing, Beacons e NFC;
- Gamification e Realidade Aumentada; - Chatbots;
- Estudo de caso.
4) Mobile Payments
- Métodos de pagamento e formatos promocionais;
- Plataformas de pagamentos online.
5) Mobile Analytics
- Métricas e KPIs;
- Plataformas para Web e App Analytics: Google Analytics, Google Play Console, iTunes Connect e Huawei App Gallery.
Objetivos:
Adquirir conhecimentos sobre as principais tendências e desafios do marketing digital; Conhecer as principais diferenças entre o "marketing tradicional" e o "marketing digital"; Identificar as várias etapas da consumer journey de acordo com as principais frameworks existentes e quais os pontos de contato do consumidor com a marca, com vista à integração no plano de marketing; Saber integrar as estratégias offline e online no plano de marketing, criando touchpoints; Apreender quais as etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica (análise mercado, segmentação, posicionamento), operacional ( marketing mix e escolha das opções táticas) e de medição de resultados (relação entre métricas, Key Performance Indicators - KPIs - e resultados); Dotar os alunos de ferramentas e best practices que lhes permitam dominar os principais conceitos apreendidos.
Linhas programáticas:
1) A importância do marketing digital e principais tendências e desafios: Big Data; Media tradicionais Vs new media ( Paid, Owned e Earned Media); Criação de campanhas integradas; alinhamento offline-online; Customização da oferta; Consumer Centric Marketing e Phygital.
2) O processo de compra do consumidor e os pontos de contacto com a marca. O conceito ZMOT (Zero Moment of Truth). A Consumer Journey segundo o modelo McKinsey. Mapear a Consumer Journey.
3) O ciclo do marketing digital: Do planeamento, à implementação e à análise de resultados:
- A escolha das opções estratégicas: análise de mercado e da concorrência, a definição de objetivos, a importância da segmentação (variáveis sociodemográficas, psicográficas/estilo de vida) e do posicionamento;
- A definição de objetivos SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound);
- A escolha das opções tácticas de acordo com objectivos: Promocionais: online content, viral marketing, email marketing, brand sponsored media; Transacionais: e-commerce / digitalização do ponto de venda / direct marketing; Relacionais: eWord-of-Mouth / Digital Engagement / Social Networking / Key Opinion Leaders / User generated content; Definição de métricas e KPIs; Análise de resultados e reporting.
Objetivos:
Esta UC tem como objetivo introduzir e enquadrar o papel do digital analytics no marketing digital e enquanto ferramenta essencial ao desenvolvimento de estratégias de marketing, identicação e otimização de canais de aquisição, assim como compreensão do comportamento dos utilizadores. Pretende-se dotar os alunos do conhecimento necessário à análise de informação de digital analytics enquanto suporte para o processo de tomada de decisão. Capacitar os alunos de competências técnicas para a criação de relatórios e elaboração de recomendações baseada numa estratégia de análise adequada ao modelo de negócio e seus objetivos.
Linhas programáticas:
1) Introdução a Digital Analytics
- Métodos de recolha de informação online; site centric, user centric, ad centric
- Plataformas de recolha de dados; Analytics, Adserving, Social insights e audiências
- O papel de digital analytics
- Métricas digitais, construção e analise de benchmark
- Construção de relatórios e tratamento de dados
2) Google Analytics I
- Método de coleta, processamento, armazenamento e amostragem de dados
- Hierarquia e conguração de conta. Gestão de utilizadores
- Segmentação; Criação de dimensões e métricas personalizadas
- Set up de dashboards. Público-Alvo, Aquisição, Comportamento, Conversões
- Classificação das diferentes fontes de tráfego, canais personalizados e URL Builders
3) Google Analytics II
- Tracking de eventos e objetivos
- Atividades, conversão e respetivos níveis (micro, macro)
- Modelos de atribuição (data-driven e rule based)
- Integração com outras plataformas (Google Marketing Platforms)
- Recolha de audiências para remarketing
- Testes A/B
Google Analytics 360
A Pós-Graduação em Marketing Digital usufrui de um conjunto de sessões de mentoria ao longo da realização do trabalho de grupo no âmbito da unidade curricular 'Digital Marketing Plan', com o intuito de integrar todas as unidades curriculares do curso, dando origem a um plano de marketing digital completo.
-
Helena Martins Gonçalves
Coordenadora
Professor Catedrática do ISEG, onde coordena o Mestrado em Marketing. Coordenadora da Pós-Graduação em Marketing Digital e da Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade. Doutorada em Organização e Gestão de Empresas (Marketing) pelo ISEG, onde fez também o mestrado e a licenciatura em Gestão. Especialista em Marketing Research. -
Carolina Afonso
Coordenadora
Doutorada em Marketing pela Universidade Complutense de Madrid, Mestre em Marketing, Pós-Graduada em Marketing Management pelo ISEG e Licenciada em Relações Internacionais pela UNL. CEO no Gato Preto. Foi Diretora de Marketing da Konica Minolta e da ASUS. É coordenadora da Pós-Graduação em Estratégia de Marketing Digital, da Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade e do programa Leading Digital Strategy. -
Elisabete Ferreira
CEO & Founder da NEW NORMAL. Mestre em Comunicação Multimédia, ISCIA. -
João Chaves
Customer Experience Deputy Director na Luz Saúde. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico -
João Ribeiro
Senior Digital Marketing Consultant na Wingman / Deloitte. Licenciado em Marketing e Publicidade, IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação. -
Márcio Miranda
Ecommerce Manager na Delta. Licenciado em Comunicação e Relações Públicas, pelo Instituto Politécnico da Guarda. -
Marta Marques
Licenciada em Business Communication pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Atualmente é Client Service Director da Ebiquity e Professora convidado no ISEG. -
Marco Gouveia
Advisor of Digital Marketing, Pestana Hotel Group. Google Regional Trainer. Formador e Consultor de Marketing Digital. Licenciado em Gestão, Escola Superior de Ciências Empresariais. -
Patrícia Costa
Key Account & Trade Marketing Manager, L'Oréal. Licenciada em Business Administration and Management e Especialização em Direcção Comercial (integrada no Mestrado em Sales Management), ISCTE. -
Pedro Ferreira
Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações na Universidade de Aveiro e Pós-Graduação em Gestão de Marketing no ISEG Executive Education. É Sales Specialist na IBM GTS. Foi CX Applications Senior Sales Manager na Oracle. -
Ricardo Lopes
Coordenador de Marketing, ISEG Executive Education. Licenciado em gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). -
Rui Guedes
Executive Director Acn. Kellogg School of Management AMP. Northwestern University (Chicago). -
Rui Ventura
Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM). EMEA VP Communications, Monster Energy. Licenciado em Comunicação Social, ISCSP. -
Sandra Alvarez
Managing Director na PHD Media (Omnicom Media Group). No ISEG Executive Education coordena os programas Leading Digital Marketing, e eCommerce Management, e leciona na Pós-Graduação em Marketing Digital. Mestre em Marketing pelo ISCTE, Pós-Graduada em Marketing Digital pelo ISCTE e Licenciada em Economia pelo ISEG. -
Sónia Gonçalves
Advogada. Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. -
Tiago Branco
Data & Tecnhology Diretor, Omnicom Media Group. Mestre em Economia, Nova SBE. Licenciado em Gestão, ISEG. -
Vanda Rosário
Diretora-Geral, IPSIS. Pós-Graduada em Comunicação e Gestão Organizacional, Universidade Autónoma de Lisboa. Licenciada em Relações Públicas, Universidade Autónoma de Lisboa. -
Vítor da Conceição Gonçalves
Professor Catedrático de Gestão do ISEG. Foi Presidente e Presidente do Departamento de Gestão, ISEG. Doutorado em Gestão pela Universidade de Sevilha. Tem exercido funções na alta direção de empresas privadas e instituições públicas.
Um prémio, no valor de 1.500€, será atribuído ao melhor aluno da Pós-Graduação, no decorrer do ano letivo. O prémio será atribuído pela PHD (Grupo OmniCom).
Serão consideradas candidaturas de detentores de licenciatura em Gestão, Finanças, Economia, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Marketing, Psicologia, Engenharia, Comunicação Empresarial, entre outras.
As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso.
Os candidatos serão selecionados em função da classificação do diploma de 1.º ciclo (licenciatura), da classificação obtida em cursos de Pós-Graduação do ISEG - Executive Education em áreas relevantes, de outros graus já obtidos pelo candidato e do currículo académico, científico e profissional.
Poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou a prestação de provas ou testes adicionais para avaliar competências linguísticas ou outras.
A Pós-Graduação terá início a 19 de setembro de 2023. As sessões decorrem em dois dias da semana (terças e quintas) em regime pós-laboral (18h30 às 22h45).
As propinas do programa, no total de 4.950€, repartem-se da seguinte forma:
Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no programa) - 750€*
1.ª Propina (a pagar até 30 de setembro) - 525€
2.ª Propina (a pagar até 30 de outubro) - 525€
3.ª Propina (a pagar até 30 de novembro) - 525€
4.ª Propina (a pagar até 30 de dezembro) - 525€
5.ª Propina (a pagar até 30 de janeiro) - 525€
6.ª Propina (a pagar até 28 de fevereiro) - 525€
7.ª Propina (a pagar até 30 de março) - 525€
8.ª Propina (a pagar até 30 de abril) - 525€
Os antigos alunos do ISEG e do ISEG Executive Education beneficiam de uma redução de 10%. Para saber outras modalidades de pagamento, contacte o Program Advisor deste programa.
*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.
Poderá consultar a tabela de emolumentos aqui.
key details
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19 de setembro de 2023 a julho de 2024
Sessão de abertura (online): 18 de setembro das 18h30 às 19h45
- Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30
- PT
- Lisboa, Portugal
- 168 horas
- 4.950 Euros
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Este valor inclui:
- Kit de boas-vindas;
- Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
- Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
- Diploma final.