facebookPixel
Formação Executiva

Negociação e Gestão de Conflitos: Estratégias e Competências

A Negociação é um fator-chave no sucesso das carreiras e empresas. Em todos os momentos existe negociação e não deve ser compreendida apenas como uma experiência acumulada, com nase no que resulta e não resulta, deverá ser estudada, planeada e executada tendo por base as contrapartes e os fatores críticos de sucesso, em função do tipo de negociação. 

O processo negocial, focado na resolução de conflitos, implica responder a uma série de questões, que foram levantadas na criação deste programa:

  • Como podemos conduzir eficazmente uma negociação?
  • Em que circunstâncias devemos negociar segundo uma estratégia competitiva ou cooperativa?
  • Que táticas de negociação existem?
  • Devemos avançar para uma proposta, ou esperar que a contraparte o faça?
  • Que cuidados ter quando negociamos com uma contraparte de outra cultura?
  • Que técnicas de comunicação usar na negociação?

Ao longo deste programa, onde se deparará com muitos exercícios, role plays e case studies, adquirirá as estratégias e competências necessárias para aplicar os conhecimentos adquiridos a situações práticas do seu quotidiano profissional, nomeadamente em momentos de negociação com sindicatos, com diferentes culturas e entre contrapartes.

Banner
Program Advisor Photo

Program Advisor

  Marta Vieira
  213 922 789 / 962 682 202

Calendário

14 Fev 2020

Horário

Sex - 9h - 18h

Duração

30 horas

Preço

1500 €

 

Módulo

Docente

Sessão de Apresentação Helena Jerónimo
> No início, o Conflito! Maria João Santos
> Passo Estratégico: preparação e planeamento Helena Jerónimo



Módulo

Docente

> Negociação Cooperante ou Competitiva? Estratégias e táticas

Helena Jerónimo

> Quocientes de Negociação: razão e emoção

Helena Jerónimo

Insights from Practice > Conflitos laborais e negociação com sindicatos

Jorge Duro (CGD)

 

 

Módulo

Docente

> Informação é poder! Intelligence e negociação Paulo Lopes Henriques 
> Atração pela incerteza e a tentação do ganho: a ética na negociação Rafael Marques

Insights from Practice > Os momentos "não" na comunicação e negociação

Paula Sá (HR & Business Transformation)

 

Módulo

Docente

> Argumentação negocial: a importância da comunicação Helena Jerónimo
> Erros típicos e boas práticas Helena Jerónimo

Insights from Practice > As especificidades da negociação além-fronteiras

Rui Alves (Johnson & Johnson)

Coordenadora

Helena Jerónimo

Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Cambridge, UK. Professora do ISEG, onde leciona nas áreas de negociação, gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. É investigadora do Advance/CSG (Investigação em Ciências Sociais e Gestão). Foi membro do Conselho Executivo da Society for Philosophy and Technology e Diretora-Adjunta da revista Análise Social.

Docentes

Paulo Lopes Henriques

Professor Catedrático do ISEG. Doutorado em Gestão, Mestre em Gestão e Estratégia Industrial e Licenciado em Gestão. Coordena o Mestrado em Ciências Empresariais e as Pós-Graduações em Gestão Empresarial e em Capital Humano & Gestão do Talento.

Maria João Santos

Doutorada em Sociologia Económica e das Organizações, Professora Associada com Agregação no ISEG e Investigadora Integrada do SOCIUS. Coordenadora do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Recebeu vários prémios internacionais, nomeadamente o Emerald Literati Network Awards for Excelence.

Rafael Marques

Doutorado em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG, onde é Professor. Investigador nas áreas de Sociologia Económica e Financeira. Mestre em Gestão de Empresas (MBA) pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Sociologia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

 

Oradores

Jorge Duro

Diretor Central da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no departamento DPE – Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Vasta experiência em negociação, nomeadamente com sindicatos.

Paula Sá

Diretora de Human Resources na Visteon durante 19 anos, foi diretora de Human Resources para a EMEA e Americas. Antiga Human Resources Manager na Ford Motor Company. Vasta experiência a gerir equipas e negociar em contextos multiculturais.

Rui Alves

Doutorado em Psicologia pelo ISCSP. Mestre em Gestã Estratégica de Recursos Humanos. Executive MBA pelo ISCTE. Coach (PCC) e Trainer na Insight Out.

> Profissionais de Recursos Humanos, da área Comercial e Marketing; 

> Todos os profissinais que desejem elevar a sua carreira, adquirindo competências de gestão de conflitos e negociação;

> Entender a importância estratégica da negociação no sucesso pessoal e profissional;

> Reconhecer a inevitabilidade do conflito e a necessidade de negociação em situações de interdependência;

> Identificar as funcionalidades e os diferentes estilos de gestão do conflito;

> Compreender os elementos-chave da negociação e a importância da definição de metas e planeamento;

> Desenvolver competências negociais, mediante o domínio de estratégias e táticas de negociação;

> Reconhecer a complexidade e especificidades das negociações entre múltiplas partes;

> Analisar as especificidades das negociações com sindicatos;

> Compreender a importância do comportamento ético em situações de conflito, negociação e comunicação;

> Perceber a importância do sistema de Inteligência em processos de conflito resolvidos pela via da negociação;

> Compreender como a cultura afeta a dinâmica das negociações e as especificidades próprias de negociar com parceiros de outros países e culturas;

> Perceber o papel da perceção e das emoções na negociação;

> Examinar ferramentas práticas para melhorar a comunicação nas negociações;

> Identificar e evitar os erros negociais mais comuns;

> Explorar boas práticas de uma negociação bem-sucedida.

A formação desenrola-se num método participativo, assente em técnicas pedagógicas ativas e experimentais.

Metodologia de Negociação e Gestão de Conflitos

Calendário:

14 Fev a 6 Mar

Horário:

6ªas feiras das 9h às 13h e das 14h30 às 18h

Duração:

30h

Preço: 1.500 €

Este valor inclui:

> Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;

> Kit de boas-vindas;

> Almoços, coffee-breaks e estacionamento reservado no parque do ISEG;

> Diploma final de programa; 


Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789