PROSPETIVA ESTRATÉGICA
Prospetiva Estratégica: Princípios, conceitos e aplicações.
> Prospetiva: Entre a Ciência, a Arte e a Prática
> Pressupostos e Princípios Distintivos da Prospetiva
> Escolas de Pensamento da Prospetiva/Foresight/Futures Studies
Prospetiva Estratégica: Conceitos de Base e Ferramentas Metodológicas
> Conceitos de Base da Prospetiva Estratégica: Foco Estratégico, Horizonte Temporal, Tendências Pesadas, Tendências, Sinais Fracos, Wild Cards, Incertezas
> Cartografando as técnicas e ferramentas metodológicas para antecipar e explorar tendências e incertezas.
Prospetiva Organizacional e Sectorial (Organizational & Industry Foresight)
> Objetivos e Funções da Prospetiva aplicada às Organizações e Sectores
> Características Estruturais dos Processos de Prospetiva nas Organizações
> Problemas e potencialidades da Prospetiva nas Organizações
> Métodos e Ferramentas de Organizational & Industry Foresight
> Exploração de Estudo de Casos: Shell, Siemens, Mercedes, Philips, IDEO, entre outros
Prospetiva Tecnológica (Technological Foresight & Assessment)
> Objetivos e Potencialidades da Prospetiva Tecnológica
> Prospetiva Tecnológica e a Gestão da Mudança Tecnológica
> Metodologias e Ferramentas de Prospetiva Tecnológica (e.g. Technology Assessment, Technological Roadmapping, Método Delphi)
> Análise Comparativa de Projectos de Prospetiva Tecnológica: Empresas e Países
Prospetiva Territorial (Regional Foresight)
> Elementos Distintivos da Prospetiva de Base Territorial
> Exploração e análise comparativa de Projetos Internacionais de Prospetiva Territorial
> Concepção e Organização de Projectos de Prospetiva Territorial
GESTÃO ESTRATÉGICA E DECISÃO
Estratégia
> Os conceitos fundamentais da Estratégia Empresarial
> As escolas de Estratégia Empresarial e a sua evolução recente
> As dimensões e os níveis de decisão estratégica – corporate e business strategy
> A análise da indústria e da concorrência
> Os clusters, os ecossistemas e as redes de cooperação
> O posicionamento competitivo e a eficiência operacional
> A gestão da cadeia de valor e dos recursos
> As estratégias de difusão e de mudança
> A implementação de estratégias
> A governação e a estrutura organizacional
> Apresentação de Casos e Resolução de Desafios
Decisão Estratégica
> A gestão do risco e da incerteza
> Os dilemas dos gestores
> O processo de decisão e as suas condicionantes
> Os métodos de avaliação das decisões estratégicas
> Apresentação de Casos e Resolução de Desafios
CONCEÇÃO E GESTÃO DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO
O Processo de Inovação
> Invenção, Inovação e Difusão
> Fontes e Barreiras da Inovação
> Ciência, Tecnologia e Inovação
> Modelos de Inovação
> A natureza sistémica da Inovação
Estratégia de Inovação no contexto da estratégia empresarial
> Os desafios da gestão da inovação na empresa
> Perspectivas de estratégia empresarial
> Processos de formação da estratégia de Inovação
> Desenvolvimento de competências num ambiente em mutação
Projetos de desenvolvimento de novos produtos
> Criação e desenvolvimento de activos tecnológicos e comerciais
> Gestão de projetos de Inovação
>Abordagens cooperativas da Inovação
Inovação e Propriedade Intelectual
> O problema da “Apropriabilidade"
> A eficácia dos Direitos de Propriedade Intelectual
> O uso estratégico dos Direitos de Propriedade Intelectual
AGILE: DA ESTRATÉGIA ÀS OPERAÇÕES
Revolução Agile – Manifesto Agile , Valores e Princípios
> O caminho para o Agile e por que razão o Agile está a transformar Empresas e a Sociedade
Agile como facilitador da Transformação Digital
> Definição de uma estratégia Agile e como a operacionalizar nas Empresas e Organizações
Visão geral sobre os Frameworks Agile (p.e. Scrum, Kanban, Lean )
> Compreender o Scrum, o mais usado Framework Agile: funções Scrum ,eventos e artefactos
> Exemplos de anti-padrões
Requisitos de Produto/Serviço definidos num backlog; prioritizados para maximizar a criação de valor para o cliente
> Requisitos definidos como User Stories
> Estimativa de User Stories e visão geral sobre técnicas para estimar
Do planeamento do Scrum à execução
> Velocidade das equipas
> Medição transparente do progresso do trabalho p.e. através de quadro de tarefas ou burndown
Escalar equipas Agile e seus desafios
> Scoring do Agile
Cultura organizacional Agile, liderança e comportamentos
> Liderança Agile versus gestão comando-e-control.
> O valor das equipas empowered e auto-organizadas.
> O espaço de trabalho Agile
Avaliação da Transformação Agile baseada nos resultados de negócio
> Use Cases de Transformção Agile bem sucedidas e por que razão algumas Transformações Agile falham.
LIDERANÇA: FUTURE-PROOF LEADER MINDSET, SKILLS AND ASSESSMENT
Future-Proof Leader Mindset & Skills: novas tendências, novas atitudes e comportamentos para uma liderança Ágil, Adaptativa e Autêntica
Future-Proof Leader Assessment: report individual com sugestões para liderar em cenários disruptivos em função das áreas pessoais de força e fraqueza (inclui workbook para desenhar possíveis ações de desenvolvimento)
Leadership-in-Action sessions: tool-box prático de ferramentas para reflexão e implementação das Future-proof Skills que permite transformar os insights obtidos em ações concretas de resposta aos desafios de liderança para a inovação e prospetiva (quick-wins)
Group e Peer Coaching: explorar o coaching para a inovação, a aprendizagem e a criação de valor nas equipas
Change Management Workshop: framework desenho business case para a mudança. Como ultrapassar resistências individuas e coletivas, aprendizagem através de casos reais (partilha de experiência de 2 CEO’s)
DESIGN THINKING E TOOLKIT DE INOVAÇÃO
Design Thinking – o mindset
> Aproximações ao Design Approaches, o processo Criativo, e Competitive Intelligence
> Mindset e processo de Design Thinking
> Impacto no Negócio
> Design Briefing
> NPD
Innovator’s Toolkit – as técnicas e ferramentas
> Definir Oportunidades
> Jobs to Be Done | Job Scoping | Project Charter | Stakeholder Management
> Geração Ideias
> Creative Challenge | HIT Matrix | SCAMPER | Brainwriting 3-6-5 | Six Thinking Hats
Innovator’s Toolkit – as técnicas e ferramentas
> Trend Mapping
> Innovation GameBoard
> Issue Analysis (MINTO) | Capabilities Benchmark | Opportunities & Threats / Innovation Hotspots
INNOVaction Lab – a práctica
> Workshop de Geração de Ideias de Produtos/Serviços, Modelos de Negócio e/ou Processos onde os participantes poderão desenvolver ideias para os seus negócios, ou construir grupos para desenvolver novas ideias
> A metodologia é baseada em Design Thinking e usa algumas das técnicas e ferramentas do Innovator’s Toolkit apresentado anteriormente
Competitive Intelligence
> Competitive Intelligence - Propostas de definição
> O Ciclo de Competitive Intelligence
> Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão
> Recolha de dados e de informação e o processo de acesso a fontes primárias e secundárias
> Análise qualitativa e quantitativa
> A interacção com os decisores
> Concepção e Implementação de Sistemas de Competitive Intelligence
SCENARIO PLANNING LAB - DA ANTECIPAÇÃO À AÇÃO
O Scenario Planning Lab oferece a possibilidade de conceber e desenvolver um projecto completo de Planeamento por cenários (Scenario Planning). Os par-ticipantes, trabalhando em grupo, percorrem todo o processo de Planeamento por Cenários e desenvolvem os seus próprios Cenários. Baseado na Metodolo-gia de Cenários proposta pela Escola Anglo-saxónica, este módulo tem como objectivo fundamental a percepção e a experimentação, pelos participantes, do Scenario Thinking. Em equipa, os participantes exploram e experienciam os vários passos do Método, indo até à definição da “Ossatura” dos Cenários e posterior construção dos Cenários recorrendo a técnicas e abordagens como a dinâmica de sistemas, mash-up storyboardings, a construção de narrativas, e análise do jogo de actores. Os participantes explorarão igualmente as dife-rentes formas de apresentação dos Cenários e a exploração de implicações e opções estratégicas derivadas dos cenários construídos.
BUSINESS MODEL LAB - EXPLORANDO O PROCESSO DE DESENHO DE MODELOS DE NEGÓCIO
O Business Model Lab permitirá o desenho de um Modelo de Negócio através de casos práticos e da utilização de um processo passo-a-passo de definição dos diferentes componentes de um Modelo de Negócio. Durante este Lab, os participantes irão definir o Modelo de Negócio, respondendo a um conjunto de perguntas para cada um dos seus componentes. Serão apresentados diversos exemplos de Modelo de Negócio que suportam projectos empresarias de grande sucesso, incluindo Nespresso, HILTI, IKEA e Skype. Os principais objectivos do “Business Model Lab” são:
> Fornecer uma visão compreensiva e integrada dos principais componentes do modelo de negócio de uma empresa;
> Descrever cada um dos componentes de forma facilitando a comunicação entre as diferentes áreas de uma empresa;
> Promover a inovação, através da criação de diferentes para cada um dos componentes do modelo de negócio;
> Facilitar a validação pelos clientes de novas do modelo de negócio;
> Focar a gestão de uma empresa nas áreas críticas de desempenho;
> Demonstrar com as empresas podem ajustar-se rapidamente a novas condições do contexto que a rodeia.
INNOVATION LAB - CONCEÇÃO E GESTÃO DE UM PROCESSO DE INOVAÇÃO
O Innovation Lab é uma sessão de geração de ideias suportada num novo ponto de vista sobre o futuro. A construção deste ponto de vista resulta da utilização de novas “Lentes”, isto é, novas perspectivas para ver o futuro: tendências e descontinuidades, novas regras da indústria, competências chave da organi-zação e necessidades não atendidas dos consumidores. Através da utilização de um conjunto de ferramentas e técnicas de facilitação, é possível gerar no-vas ideias a partir das perspectivas construídas. Os resultados são tangíveis: centenas de ideias geradas contribuem para dezenas de propostas de valor que permitem construir novas oportunidades de negócio.
MASTERCLASSES DE INOVAÇÃO - Powered by COTEC
1 | Gestão da Inovação – Ferramentas e Casos de Sucesso:
- Explorar o Innovation Scoring e as Boas Práticas de Gestão de Inovação partilhadas pelos associados da COTEC.
2 | Inovação e Indústria 4.0:
- Apresentação do THEIA – Referencial de auto-avaliação da maturidade digital e inovação;
- Os Desafios da Inovação Digital e da importância dos processos de gestão neste âmbito.
3 | Vencer o Vale da Morte da Inovação:
- As questões do “vale da morte da inovação” e estratégias para o ultrapassar (Prototipagem Rápida, Testbeds, etc);
- A importância de avaliar o ecossistema e garantir que todos os stakeholders conseguem retirar valor da inovação;
- A ferramenta de avaliação de risco do Ecossistema da COTEC.