Pós-Graduação

Pharmaceutical Marketing and Business Development

A Pós-Graduação em Pharmaceutical Marketing & Business Development contempla os novos rumos e desafios de Marketing Farmacêutico no atual contexto de mudança. O setor farmacêutico cruza vários negócios e indústrias tradicionais e muitas outras têm emergido no setor, como por exemplo, empresas de biotecnologia e de cosmetologia, de distribuição e que gerem contratos de franquia farmacêutica, de comunicação com revistas especializadas, dedicadas exclusivamente à I&D, entre outras.

As empresas farmacêuticas lidam, também, com outros setores de atividade e realidades como o setor financeiro, da distribuição, as novas tecnologias, a internacionalização, as políticas públicas e o acréscimo de competição nacional e internacional. Compreender como todas estas relações se entrecruzam com o setor farmacêutico e fazê-las reverter em benefício das empresas farmacêuticas é uma obrigação interdisciplinar da moderna gestão de marketing farmacêutico.

Por outro lado, dentro de cada empresa tem crescido a convicção de que a aproximação ao cliente, seja ele institucional ou pessoal, é fator determinante de competitividade no mercado. A qualificação dos recursos humanos, a qualidade dos serviços, sistemas de informação e comunicação adequados, atempados e modernos, e a fidelização e confiança intemporal dos clientes são valores que implicam a gestão de marketing na criação de constelações de valor em novas redes de negócios. Finalmente, merecem destaque as alterações nos hábitos e comportamentos de consumidores e prescritores, em larga medida emancipados pela utilização das mais recentes tecnologias digitais, exigindo-se um conhecimento e domínio profundo de como gerir a nova realidade do Marketing Farmacêutico e desenvolver modelos de negócio apropriados.

Banner

Calendário

Setembro 2019

Horário

Pós-Laboral

Duração

221 horas

Preço

4500 €

BLOCO 1    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Aspetos Legais do Setor Farmacêutico   Pedro Caridade de Freitas
Marketing Estratégico e Internacionalização   Pedro Picaluga Nevado
Novos Modelos de Negócio para o Setor Farmacêutico   Dário Félix Rodrigues
Market Access   Tânia Furtado
Seminário 1   Filipe Carrera
     
BLOCO 2    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Príncipios de Análise e Gestão Financeira   Nuno Crespo
Marketing Aplicado ao Setor Farmacêutico   Luís Pires Fatela
Estudos de Mercado e o Setor Farmacêutico   Susana Esteves e Rita Melo
Pharmaceutical Marketing Intelligence   Jorge Freire Tavares e Miguel Duarte Ferreira
     
BLOCO 3    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Pharmaceutical Business Development   Jorge Freire Tavares
Distribuição e o Setor Farmacêutico   Pedro Picaluga Nevado  e Tiago Seguro
Planning & Budgeting in Pharmaceuticals   Gonçalo Faria
Gestão da I&D e da Inovação   Vítor Corado Simões
     
BLOCO 4    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Gestão do Produto Farmacêutico   Luís Pires Fatela
Estratégias de Preço e o Setor Farmacêutico   João Paulo Vaz
Pharmaceutical Sales Trainig & Team Building   Dário Félix Rodrigues

Profissionais cujo desempenho da função esteja relacionado com atividades comerciais, nomeadamente:

  • Diretores Comerciais;
  • National Account Managers;
  • Key Account Managers;
  • Diretores de Marketing;
  • Gestores de Categoria;
  • Gestores de Produto;
  • Business Unit Managers;
  • Chefes de Vendas;
  • Supervisores de Vendas;
  • Vendedores.

Coordenação

-Dário Rodrigues
-Pedro Picaluga Nevado

Corpo Docente

DÁRIO FÉLIX DE OLIVEIRA RODRIGUES  
Doutor e Mestre em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa. 
Experiência internacional na ex-multinacional alemã Schering AG, nos Headquarters em Berlim (posteriormente integrada na Bayer AG), tendo sido o primeiro Gestor de E-Business da respetiva subsidiária portuguesa, bem como Gestor de Comunicação Institucional. 

GONÇALO FARIA  
Master of Business Administration (MBA) pela Universidade Católica. 
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. 
Finance Director and EMEA Finance Director for HIV Franchise na Gilead Sciences. 
Ex-Specialty Care Sales & Marketing Director na AstraZeneca Pharmaceuticals. 
Ex-Chief Financial Officer (CFO) na AstraZeneca Portugal. 
Ex-Iberian Strategic Director na Cadbury Iberia. 

JOÃO PAULO VAZ 
Diretor em Empresas Farmacêuticas de relevo: GlaxoSmith Kline, Bristol-Meyers, Boehringer-Ingelheim e Sanofi. 
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. 
Pós Graduação em Avaliação Económica do Medicamento pelo ISEG. 

JORGE FREIRE TAVARES  
Mestre em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. 
Pós-graduado em Marketing Research pela Universidade Nova de Lisboa. 
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. 
Business Development Contrast Media na Hovione. 
Ex-Sales and Marketing Effectiveness Manager na Amgen. 
Ex-Market Research Manager na Schering AG. 

LUÍS PIRES FATELA
Licenciado em Gestão de Empresas.
Larga experiência na Indústria Farmacêutica nas Vendas e no Marketing Farmacêutico, como Diretor Geral da CRO Full Service.
Larga experiência no desenvolvimento e gestão de pessoas, bem como marketeer com vários lançamentos de sucesso em diferentes áreas terapêuticas.

MIGUEL DUARTE FERREIRA
Docente convidado da Universidad Rey Juan Carlos e Universidad Carlos III de Madrid.
Docente convidado do ISEG.
Foi Consultor Internacional especialista em Competitive Intelligence.
Foi Group Director da Ibéria e América Latina da Deallus Consulting.
Foi CEO e fundador da Scenarium - Pesquisa e Apoio à Decisão.  

NUNO CRESPO  
Doutorando em Gestão pelo ISEG. 
Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG. 
Licenciado em Gestão pelo ISEG. 
Professor Auxiliar no ISEG.

PEDRO CARIDADE DE FREITAS  
Doutorado, mestre e licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 
Director de Assuntos Jurídicos da APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.  

PEDRO PICALUGA NEVADO
Doutorado em Gestão pelo ISEG, onde é Professor Auxiliar.
Executive MBA, Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas, Barcelona

TÂNIA FURTADO  
Diretora de Acesso ao Mercado da Gilead Sciences Portugal. 
Ex-Manager de preços, comparticipações e outcomes research na GSK Portugal. 
Ex-Manager de preços e comparticipações na Galderma headquarters Paris. 
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Nova de Lisboa. 
Pós-graduada em Economia da Saúde pela Universidade de York. 
MBA Católica | Nova, pela Universidade Católica e Universidade Nova de Lisboa. 

VÍTOR CORADO SIMÕES
Doutor em Gestão, ISEG
Professor Auxiliar do ISEG.
Ex-membro do Conselho Consultivo sobre Investimento Internacional do ICEP. 

Condições de candidatura

Cada candidato deverá apresentar o seu curriculum e uma carta de motivações. Serão consideradas candidaturas de detentores de grau académico superior nacional ou estrangeiro equivalente ao 1º ciclo de Bolonha. Os candidatos selecionados serão seriados com base na classificação final do 1º ciclo, na análise curricular e numa eventual entrevista.

Calendário

O curso terá início em setembro. As sessões decorrem em dois dias da semana, sextas das 18h30 às 22h30 e sábados das 9h00 às 13h15.

Propinas

As propinas do curso, no total de 4.500€ repartem-se da seguinte forma:

MATRÍCULA (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) 500€*

1ª PROPINA (a pagar até 15 de setembro) 1000€

2ª PROPINA (a pagar até 4 de novembro) 1000€

3ª PROPINA (a pagar até 3 de janeiro) 1000€

4ª PROPINA (a pagar até 1 de março) 1000€

Os antigos alunos do ISEG e do IDEFE beneficiam de uma redução de 10%.  

Este valor inclui:

  • Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
  • Kit de boas-vindas;
  • Coffee-breaks e estacionamento reservado no parque do ISEG;
  • Diploma final de curso.

 

*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.

Informação

Os cursos só se iniciarão na data prevista, se houver um número mínimo de alunos.

Marta Vieira 
marta.vieira@idefe.pt 
213 922 789


Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789