LEA

 

          

NÍVEL I
5 a 27 de Janeiro de 2018
Horário:
Sextas-feiras das 17h30 às 20h30 e Sábados das 10h00 às 13h00
Preço: 550€ (inclui propina e estacionamento)
Data Limite de Inscrição: 22 de Dezembro de 2017

NÍVEL II
2 de Março a 7 de Abril de 2018
Horário: Sextas-feiras das 17h30 às 20h30 e Sábados das 10h00 às 13h00
Preço: 600€ (inclui propina e estacionamento)
Data limite de Inscrição: 23 de Fevereiro de 2018

APRESENTAÇÃO

O Programa em  Auditorias de Género e Planos para a Igualdade nas Empresas e Organizações é organizado pelo IDEFE, no âmbito do ISEG - Universidade de Lisboa, em colaboração com o Programa  Labour Standards, Rights at Work and Gender Equality (ILSGEN), do  International Training Center of the International Labour Organization (ITC-ILO). Trata-se de uma oferta formativa ancorada numa sólida experiência das instituições e pessoas envolvidas. O ISEG liderou o Projeto  Break Even - Igualdade de Género nas Empresas, que envolveu auditorias de género e o apoio à conceção de planos para a igualdade em empresas de setores de atividade, dimensões e regimes jurídicos distintos. A entidade parceira - ILSGEN, da OIT, é reconhecida pelo trabalho desenvolvido a nível internacional, orientado para a formação e intervenção nas organizações no domínio da efetivação das normas internacionais do trabalho, do trabalho digno e da igualdade de género. 
Este programa está estruturado em dois cursos complementares, embora independentes, visando apoiar dirigentes e profissionais de organizações, empresariais ou de outra natureza, no cumprimento de normas nacionais e internacionais e dos instrumentos legislativos em vigor. O nível I oferece as principais ferramentas conceptuais e metodológicas para que os/as formandos/as possam desenvolver diagnósticos organizacionais internos (auditorias de género) e conceber e monitorizar Planos de Ação para a Igualdade. O Nível II, destina-se a apoiar a implementação dos Planos e a intervenção organizacional para o alcance de uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens.

Destinatários/as

Este Programa destina-se a empresários/as, consultores/as, dirigentes, gestores/as de recursos humanos, técnicos/as e profissionais de empresas (privadas e do setor público empresarial central e local) e de organizações (instituições da Administração Pública a nível central, regional e local, associações, entidades reguladoras, instituições de ensino superior públicas e organizações não governamentais). 

NÍVEL I

IDEFE, em colaboração com o ITCILO ( International Training Centre of the International Labour Organization)

> A integração da perspetiva de género nas empresas e organizações ( gender mainstreaming).
Por: Sara Falcão Casaca. Duração: 3 horas- 5 de Janeiro.

Auditorias de Género: metodologias.
Por: Sara Falcão Casaca, com a colaboração de Benedetta Magri. Duração: 6 horas- 6 e 12 de Janeiro.

Planos para a Igualdade: da conceção à monitorização.
Por: Sara Falcão Casaca e Heloísa Perista. Duração: 6 horas- 13 e 19 de Janeiro.

Planos de comunicação: construir alianças e vencer resistências. Comunicação e negociação.
Por: Clara de Jesus, com a colaboração de Johanne Lortie. Duração: 6 horas- 20 e 26 de Janeiro.

Workshop.
Dinamização por: Sara Falcão Casaca e Heloísa Perista. 3 horas- 27 de Janeiro.

Certificado: Certificado de formação em Auditorias de Género e Planos para a Igualdade nas Empresas e Organizações. Será emitido pelo IDEFE/ISEG-ULisboa a participantes com um mínimo de 21 horas de formação.

Consultoria

Apoiamos a sua empresa/organização com uma abordagem altamente qualificada para a promoção da igualdade de género, que compreenderá a realização de um diagnóstico interno (auditoria de género) e a proposta de um Plano para a Igualdade entre Mulheres e Homens. Pode, ainda, compreender formação em áreas-chave de apoio à implementação do Plano.
Mais informação aqui.

Informações e Contactos

Sérgio Pereira 
sergio.pereira@idefe.pt 
(+351) 213922716

Coordenação: Sara Falcão Casaca
sarafc@iseg.ulisboa.pt

Objetivos

Possibilitar a aquisição e/ou o desenvolvimento de competências que permitam uma efetiva integração de uma perspetiva de género nas políticas, práticas e processos empresariais/organizacionais, através do desenvolvimento de diagnósticos internos exaustivos (Auditorias de Género) e da conceção de Planos para a Igualdade entre Mulheres e Homens.

NÍVEL II

> Estereótipos de género, comunicação e linguagem 

Por: Maria do Céu da Cunha Rêgo e Teresa Alvarez. Duração: 3 horas- 2 de Março de 2018.

Articulação trabalho-família
Por: Heloísa Perista, com a colaboração de jurista da CITE - Comissão para a Igualdade do Trabalho e do Emprego (a designar). Duração: 6 horas- 3 e 9 de Março de 2018.

Integridade e dignidade das pessoas trabalhadoras: ambientes de trabalho livres de assédio moral e sexual.
Por: Anália Torres e Bernardo Coelho. Duração: 3 horas- 10 de Março de 2018.

Avaliação de postos de trabalho sem enviesamentos de género.
Por: Heloísa Perista. Duração: 3 horas- 16 de Março de 2018.

Workshops
A monitorização da implementação de um Plano para a Igualdade  Learning by sharing: casos práticos
Por: Sara Falcão Casaca, Catarina Correia e Patrícia São João. Duração: 6 horas- 17 e 23 de Março de 2018 [Interrupção no período em torno da Páscoa]

Fórum: Experiências de intervenção  
- Break Even - Igualdade de Género nas Empresas - Sara Falcão Casaca & convidados/as de empresas.
- Construção de parcerias e de diálogo Social nas experiências de intervenção - Maria das Dores Guerreiro.
- Igualdade de género e autarquias- Virgínia Ferreira.
- Igualdade de género nas instituições universitárias e de investigação: Projeto Plotina - Elsa Fontainha; Projeto Egera - Heloísa Perista.
- O papel da CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) e do Fórum I-GEN  - Presidente da CITE, Joana Gíria.
- A promoção da igualdade nas empresas e as políticas públicas- Presidente da CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), Teresa Fragoso.

Duração: 6 horas. 6 e 7 de Abril de 2018.

Certificado: Certificado de formação em Auditorias de Género e Planos para a Igualdade nas Empresas e Organizações: da conceção à implementação. Será emitido pelo IDEFE/ISEG-ULisboa a participantes com um mínimo de 24 horas de formação.

 
 

FORMADORAS/ES

SARA FALCÃO CASACA (COORDENADORA)

Professora Associada com Agregação do ISEG-ULisboa, Investigadora doutorada do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/CGS), onde coordena a linha de investigação "Organizações, Trabalho, Emprego e Género". Coordenou a Research Network - Gender Relations in the Labour Market and the Welfare State, da European Sociological Association (ESA). Coordenou o Projeto Break Even - Igualdade de Género nas Empresas (Programa PT07 Integração da Igualdade de Género e Promoção do Equilíbrio entre o Trabalho e a Vida Privada / EEA Grants; entidade operadora de Programa: CIG). Participa, na qualidade de especialista, na avaliação técnica das candidaturas ao Prémio Igualdade é Qualidade (PIQ). É colaboradora do International Training Centre of the International Labour Organization (ILO) na área de Género e Mudança Organizacional, sendo consultora nesta área de empresas e outras organizações nacionais e internacionais. Coordena o Projeto - Índice Igualdade de Género nas Empresas (I.IGE). Foi Presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Neste âmbito, integrou o Grupo de Alto Nível em Mainstreaming de Género da União Europeia, o conselho de administração do European Institute for Gender Equality (EIGE) e o Conselho Económico e Social (CES). Presentemente, é membro do Conselho Técnico-Científico do Conselho Consultivo da CIG, na qualidade de perita nas áreas dos direitos das mulheres, da igualdade de género e da cidadania.

ANÁLIA TORRES

Doutorada em Sociologia, professora catedrática de Sociologia no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, onde é Coordenadora da Unidade de Sociologia. É fundadora e coordenadora do CIEG -  Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, centro classificado como Excelente pela FFC, Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi Presidente da ESA,  European Sociological Association (2009-2011) e Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, APS, (2002-2006). Foi avaliadora do painel. Foi membro do painel de avaliação  Institutions, values, beliefs and behaviour do  European Research Council, ERC (2012-2015). Tem dirigido várias equipas de investigação pertencentes a redes de pesquisa a nível nacional e internacional, sob os temas: família, género, casamento, divórcio, trabalho e família, pobreza, toxicodependência, juventude e proteção de crianças e jovens. Desde 1995, participa ativamente em várias redes de pesquisa Europeias. Faz parte da equipa nacional responsável pela aplicação do  European Social Survey em Portugal desde o seu início, 2002. É autora e co-autora de 18 livros e de mais de sessenta capítulos de livros e artigos e publicados em revistas nacionais e internacionais em várias línguas.  

BENEDETTA MAGRI

Senior Programme Officer International Labour Standards, Rights at Work and Gender Equality - International Training Centre of the ILO (ITCILO). She is the manager of the Gender Academy programme (ITCILO). Benedetta has worked at ITCILO as an expert in training and capacity building for gender equality in the world of work for some 20 years.  She has managed many large-scale capacity building projects - at international and EU level - and authored toolkits and training materials on this topic. She has particular experience in gender mainstreaming and RBM in development cooperation, participatory gender audits and non-discrimination and equality at the workplace. Most recently she has been particularly interested in gender issues in scientific research environments. She believes in the power of participation and collective knowledge generation for social change. A mother of three, she has an academic background in Ethics and Oriental Studies. (*Participação por videoconferência)

BERNARDO COELHO

Professor auxiliar convidado no ISCSP da Universidade de Lisboa, investigador do CIEG-ISCSP da Universidade de Lisboa (Centro Interdisciplinar de Estudos de Género), investigador do CIES-IUL. Principais interesses de investigação: sociologia da família, género, relações íntimas e sexualidade, planeamento e avaliação de projetos no domínio ou com impacto de género. Participa em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional. Consultor de organizações internacionais na área da igualdade de género. 

catarina correia

É Antropóloga. Em 2009, juntou-se à REDE de Jovens para a Igualdade, onde tem vindo a ganhar experiência em coordenação e gestão de projetos; empoderamento de jovens mulheres e facilitação de workshops em igualdade de género e discurso de ódio online, dirigidos a jovens. Atualmente, é vice-presidente da Direção, técnica e investigadora no projeto Erasmus+ "Gender Perspective in EU Mobility Programs" e formadora na Bolsa SOMOS, programa da Câmara Municipal de Lisboa de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos. Entre 2015 e 2016 integrou a equipa do projeto "Break Even - Igualdade de Género nas Empresas", enquanto técnica de apoio à coordenação geral. Neste âmbito, teve a oportunidade de facilitar várias formações em "Comunicação e Linguagem Inclusiva" e de colaborar na elaboração de Planos para a Igualdade nas Empresas e Organizações. É coautora do relatório "Women in Political Decision Making: A Case Study on Portugal" (fevereiro de 2015), produzido a pedido da Euro-Mediterranean Women's Foundation." 

CLARA DE JESUS

Licenciada em Serviço Social, tem uma Pós-graduação em Gestão de Projectos em Parceria e uma Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Tem o Curso de especialização em Auditoria de Género - O.I.T - Turim. Integrou a Rádio e Televisão de Portugal - RTP em diversas áreas da Direção de Recursos Humanos, sendo nos últimos anos, Chefe do Departamento de Gestão de Recursos Humanos. Foi Perita e Membro do "Comité de Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres nas Televisões Públicas da Europa" - Comissão Europeia - D.G.V. Coordenou Projetos de Iniciativa Comunitária, NOW e EQUAL em representação da Rádio Televisão Portuguesa: "CONFATRA - Conciliação Trabalho/Família"; "Conciliar é Preciso" e "Famílias Monoparentais". Foi Consultora Externa da CITE, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego . Em representação desta entidade: Membro na coordenação da RSO PT, Rede Nacional de Responsabilidade Social; coordenação do Grupo da Igualdade de Género desta rede e membro no Grupo de Direitos Humanos. Coordenou os Projetos "Diálogo Social e Igualdade nas Empresas "e "Instrumentos de Apoio à Ação Inspetiva no Combate à Discriminação de Género". Dinamização e acompanhamento do" Fórum Empresas para a Igualdade -IGEN".   Consultora, Auditora e Formadora em Igualdade de Género, Responsabilidade Social e Recursos Humanos.

ELSA FONTAÍNHA

Elsa Fontainha holds a PhD in Economics. She is the team leader at ISEG of the European Union Horizon2020 Project Promoting Gender Balance and Inclusion in Research, Innovation and Training (PLOTINA) (2016-2020), grant agreement no. 666008. She teaches and research at ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa. She received a Distinguished Visiting Scholarships Scheme from the Information School of University of Sheffield, UK and the Canadian Studies Faculty Research Award, International Council for Canadian Studies and spent a sabbatical leave at St. Mary's University, Halifax, Canada. She has been the coordinator or a team member on multi-institutional and interdisciplinary projects. Her publications include scholarly articles in: Journal of Informetrics; Journal of the Economics of Ageing; Review of Economics of the Household; Technological and Economic Development of Economy; Information Research; Library High Tech; eLearning Papers. She has also published in books: Procedia Technology; Learning and Instruction in the Digital Age; Enterprise Information Systems; Information Systems and Technologies; Encyclopedia of Quality of Life and Well-Being Research.

FORMADORAS/ES

HELOÍSA PERISTA

Socióloga, com doutoramento pela Universidade de Leeds, é investigadora sénior no CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social.  Entre as suas áreas de investigação, as questões da igualdade de mulheres e de homens no mercado de trabalho, e nas empresas em particular, têm conhecido particular relevo, tendo desenvolvido diversos projetos (tais como os projetos EQUAL Agir para a Igualdade e Diálogo Social e Igualdade nas Empresas), Break Even - Igualdade de Género nas Empresas, e participado em várias redes de âmbito europeu (tais como a EC Network of Experts on the Situation of Women in the Labour Market ou o European Observatory of Working Life, EurWORK / Eurofound).Assumiu, também, a cocoordenação da avaliação técnica das candidaturas ao Prémio Igualdade é Qualidade.Temfunções de coordenação da equipa portuguesa que atua como ponto focal nacional da FRA. É responsável pela monitorização e avaliação do projeto EGERA - Effective Gender Equality in Research and in Academia. Tem, ainda, exercido funções de consultora e de formadora em igualdade de género.A sua experiência e competências profissionais têm merecido reconhecimento, sendo convidada com frequência para participar como oradora em seminários e conferências (em Portugal e noutros países), bem como para ser a representante nacional em exercícios de peer review (por exemplo no âmbito da Comissão Europeia), redes de pessoas peritas ou outras estruturas especializadas.

JOHANNE LORTIE

She is the manager of the Training Programme "Gender and Organizational Change", and co-Manager of the Gender Academy (International Training Centre of the International Labour Organization - ITCILO). Johanne's interest in social justice goes way back. While doing a Master's degree in sociology in Ottawa, she coordinated the Ontario Public Interest Research Group on environmental and social justice issues.   She then worked as a consultant for many NGOs on gender equality, and as a programme officer for research institutions. Johanne designs and runs training activities that build up ILO constituents' capacity to deal with gender issues. She runs courses in Turin, in the regions and online. Johanne is also an expert on knowledge sharing facilitation.(*Participação por videoconferência)

MARIA DO CÉU DA CUNHA RÊGO

Jurista, com trabalho profissional e cívico no domínio das migrações internacionais, do apoio às comunidades portuguesas no estrangeiro e da igualdade de homens e mulheres. Nesta área exerceu funções de representante de Portugal no Conselho de Administração e no Fórum de Peritas e Peritos do Instituto Europeu para a Igualdade de Género - EIGE, Secretária de Estado para a Igualdade, Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE e Vice-Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres - CIDM, sendo atualmente e membro do Conselho Técnico-Científico do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - CIG. É formadora, autora e coautora de referenciais de formação no domínio dos Direitos Humanos, Igualdade de Género e Migrações Internacionais, oradora em seminários outras iniciativas e autora de artigos em revistas da especialidade sobre temas da igualdade de género, e membro de diversas organizações não governamentais que desenvolvem atividade em diversas dimensões da área da igualdade de homens e mulheres.

MARIA DAS DORES GUERREIRO

É Professora no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1982. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia, em 1995. É membro da Comissão Científica do Departamento de Sociologia. Integrou a coordenação do projeto EQUAL Agir para a Igualdade e Diálogo Social e Igualdade nas Empresas, sendo autora e coautora dos instrumentos de apoio à igualdade nas empresas e de publicações sobre boas práticas empresariais. É Investigadora do Centro de Investigação de Estudos de Sociologia (CIES-IUL), coordenando a Linha de Pesquisa Família, Gerações e Saúde. Tem coordenado vários projetos de investigação nacionais e internacionais, sendo autoras de várias publicações. Dirige, desde 2000, a Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Áreas de interesse: família; gerações; família-trabalho; género; políticas sociais. 

PATRÍCIA DE SÃO JOÃO

Licenciada em Serviço Social, tem-se dedicado às questões da Igualdade de Género, tanto a nível profissional como através de voluntariado e ativismo. É formadora em Igualdade de Género. Foi Coordenadora Pedagógica do projeto "de Mulher para Mulher, da Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens. Deste projeto, resultou a publicação "Jovens Mulheres em Acção - ferramentas para o empoderamento", da qual é coautora. Participou no projeto "Diagnóstico e Implementação da Igualdade de Género na Escola Superior de Educação do Porto", enquanto consultora e formadora. Integrou um Grupo de Trabalho de Elaboração do Referencial de Educação para a Igualdade de Género, da Direção Geral de Educação, em representação da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Integrou a equipa do Projeto Igualdade de Género nas Empresas - Break Even. Integra o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, do ISCSP-ULisboa. 

TERESA ALVAREZ

Licenciada em História e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, é investigadora do Centro de Estudos em Migrações e Relações Interculturais, da Universidade Aberta, no Grupo de Investigação em Estudos sobre as Mulheres, Género, Sociedade e Cultura. Trabalha na Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género em especial nos domínios do mainstreaming de género na administração pública, educação, formação de profissionais de educação e ensino superior. A intervenção no domínio da educação e da formação contínua de docentes é a sua área de especialização profissional. A análise dos discursos visuais em torno das representações de género constitui, atualmente, a sua principal área de investigação. Os trabalhos que publicou incidem sobre a temática das relações entre mulheres e homens nas áreas da educação formal e ensino da História, da comunicação e da formação de docentes.

VIRGÍNIA FERREIRA

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos e processos e estruturas sociais, tendo em conta, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens. Membro do Conselho Editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, é membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres. Desde 2004, é membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais.

© IDEFE 2018 - Todos os direitos reservados