LEA

                               

Datas do Curso:  25 de Janeiro a 5 de Abril de 2018 |      Duração: 60 horas           
Horário: Quintas e Sextas, das 18h às 21h30   
Data Limite de Inscrições: 5 de Janeiro de 2018
Preço: 3850€
Condições especiais para grupos de empresa, empresas associadas, parceiros e ex-alunos do ISEG/IDEFE. Contacte-nos para mais informações.

Coordenação

Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves
Prof. Doutor Mário Maciel Caldeira

Objectivos

> Permitir aos executivos conseguirem traduzir tendências e impactos da transformação digital nas suas organizações, tanto na utilização de novas tecnologias na alteração de processos como na transformação e evolução dos modelos de negócios

> Formar os executivos em conhecimentos sobre tendências e alavancas digitais e do seu impacto nas cadeias de valor e na redefinição de modelos de negócio;

Benefícios

Este programa permitirá ao participante:

> Ser capaz de identificar os factores de disrupção tecnológica e de aplicar as tendências e alavancas digitais mais recentes que podem influenciar a estratégia e o modelo de negócio da sua empresa;

> Adquirir fluência digital que lhe permitirá melhorar a sua capacidade de tomada de decisões e de reflexão estratégica;

> Conhecer as ferramentas e metodologias de suporte à transição digital e sua aplicação através de casos práticos;

> Conseguir traduzir o impacto da transformação digital em novas oportunidades nas organizações;

O programa visa preparar executivos para os desafios da transformação, na interseção entre negócio e tecnologia.

Destinatários

Programa desenhado para executivos de topo, gestores de áreas corporativas e de negócio e empreendedores.

Perfis dos participantes:

>  Executivos que queiram aumentar o seu leque de competências no contexto de tendências digitais e sua aplicabilidade à criação de novos modelos de negócio;

 Gestores que pretendam ou estejam a implementar programas de transformação digital nas suas organizações;

>  Gestores cujo papel na organização esteja a  assumir importância estratégica decorrente da transformação digital;

>  Empreendedores e profissionais liberais que pretendam acompanhar últimas tendências de estratégia e transformação digital e aumentar as suas competências nesse domínio.

Metodologia

Aplicação de várias técnicas (Case Studies, projectos)  e exemplos práticos para os participantes testarem e aplicarem os conhecimentos apreendidos. 
Desenvolvimento pelos participantes de um projeto empresarial de transformação digital.

Contactos

Sérgio Pereira 
sergio.pereira@idefe.pt 
(+351) 213922716

 
 

PROGRAMA

  • Nova era do digital
    Definição do Digital
    Introdução da Era Digital
    Drivers, Tendências e Principais barreiras
  • Disrupção Digital  
    Análise das indústrias e possíveis impactos nos negócios
  • Avaliação do impacto nos modelos de negócio tradicionais e na indústria
    O que é que as indústrias podem aprender com a transformação digital? 

    Alguns exemplos:
    > Automative (Connected traveller; Autonomous driving; Digitizing the enterprise and ecosystem);
    > Consumer (Consumer data flow and value capture; Experience economy; Omni-channel retail; Digital Operating Model);
    > Electricity (Asset perfomance management; Energy solution integration; Energy Storage integration; Real-time network clouds);
    > Logistics (Information systems; logistic services; Delivery capabilities; Circular economy; Shared logistics capabilities); Media (Personalization and contextualization; Content fragmentation; Partnerships and industrialization);
    > Healthcare (Smart care; Care anywhere; Intelligent healthcare enterprise)
  • Novos Modelos de Negócio
  • Business Model CANVAS
  • Design Thinking
  • Novas Dimensões Digitais
    Blockchain
    Workforce of the Future
    Big Data & Analytics
    Artificial Inteligence & Automation
    Digital Operating Model & Multispeed IT
  • Avaliação Benefício do Investimento Digital
  • Cibersegurança
  • Change Management
  • Capacitação das Empresas
    Enquadramento da necessidade de novas capacidades e a mudança nas indústrias e empresas
    Digital Capacity Assessment
    DCA e sua aplicação
    Alavancas Digitais
    Novo Modelo Operativo
  • Apresentação e discussão dos projetos de transformação digital

COORDENAÇÃO

MÁRIO CALDEIRA

Professor Catedrático e Presidente do ISEG. É Doutorado em Business Administration, Management Information Systems pela Cranfield University, United Kingdom. Tem publicado vários trabalhos na temática dos Sistemas de Informação em revistas como: Information & Management; Decision Support Systems; European Journal of Information Systems; Information Systems Journal; Knowledge and Process Management. Tem como principais áreas de competência: o planeamento e análise de sistemas de informação, Sistemas de informação de gestão e Gestão de dados e bases de dados. 

VÍTOR DA CONCEIÇÃO GONÇALVES

Professor Catedrático e Presidente do Departamento de Gestão no ISEG e membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Doutorado em Gestão de Empresas pela FCEE da Universidade de Sevilha, Espanha. Autor de dezenas de trabalhos sobre temas de gestão, estratégia, competitividade em revistas académicas internacionais de referência. Além da sua carreira académica, tem uma longa experiência como consultor para várias organizações públicas e privadas em Portugal e no exterior e tem sido membro do Conselho de Administração de várias empresas.

EQUIPA

ANTÓNIO PALMA DOS REIS

Professor Catedrático do ISEG  Doutor e Mestre em Sistemas de Informação para a Gestão, Universidade de Wisconsin-Milwaukee, com resultados de investigação sobre a adoção de sistemas de informação e o seu contributo para o desempenho das organizações publicados em revistas tais como European Journal of Information Systems, International Journal of Mobile Commerce (IJMC), Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, IEEE - Transactions on Engineering Management, The International Journal of Decision Support Systems, e Interfaces.   

GURPREET DHILLON

Professor catedrático de segurança da informação na School of Business da Virginia Commonwealth University, USA. Também lecionou nas seguintes instituições: University of Nevada Las Vegas (USA), Cranfield University School of Management (UK), City University of Hong Kong (PRC). É doutorado pela School of Economics and Polical Science, UK e é autor de diversos livros e artigos em revistas de referência. É também editor chefe da revista Journal of Information System Security e colabora como consultor de segurança em várias entidades privadas e governamentais.

JOÃO SANTOS

Tem mais de 20 anos de experiência em Consultoria nas áreas de tecnologia e digital com responsabilidade por diversos projetos transformacionais nas industrias de serviços financeiros, retalho, bens de consumo e energia, com cerca de 10 anos de experiência a nível internacional e o restante em Portugal. Lidera a Accenture Interactive em Portugal assim como digital para Serviços Financeiros. É membro executivo da equipa global de Social Media and Collaboration da Accenture, e membro executivo do Comité de Inovação Ibérico da Accenture. 

JOSÉ GALAMBA DE OLIVEIRA

Presidente da Comissão de Direção da Associação Portuguesa de Seguros 
Liderou a Accenture Portugal durante mais de uma década.
É Professor convidado do ISEG. 

LUÍS PEDRO DUARTE

Vice-Presidente da Accenture, responsável pela área de Serviços Financeiros em Portugal. Ao longo de mais de 24 anos de experiência profissional liderou vários projetos complexos de consultoria de gestão nas áreas de estratégia corporativa, estratégia e transformação digital, fusões & aquisições, modelos operativos e de crescimento, sustentabilidade, entre outros, para organizações em Angola, Brasil, México, Reino Unido, França, Espanha e Portugal. Antes de ter assumido a liderança das áreas de Banca & Seguros da Accenture em Portugal, Luís Pedro Duarte era o Managing Director responsável pela Accenture Strategy.

NUNO SOUSA

Senior Manager da Accenture Strategy conta com mais de 14 anos de experiência em consultoria, tendo liderado vários projetos em Portugal, Espanha e África do Sul onde passou mais de 3 anos. O Nuno liderou projetos de consultoria de estratégia tecnológica, eficiência operacional, modelos operativos e estratégia digital em empresas líderes nos setores dos transportes, infraestruturas e equipamento industrial capitalizando na sua experiencia profissional anterior.

PAULO LOPES HENRIQUES

Professor Catedrático do ISEG.  Doutorado em Gestão e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG. Os seus interesses de investigação estão concentrados no Comportamento Organizacional, na liderança e nas diferentes formas do seu exercício. Destacam-se as suas Publicações em várias revistas internacionais como a Journal of Business Economics and Management; Journal of Business Research; International Journal of Training and Development; Journal of Modern Accounting and Auditing e Management Decision;

PEDRO POMBO

Managing Director da Accenture Digital em Portugal, liderou vários projetos de transformação digital incluindo operações de serviço a clientes, desenho e experiencia de servicos digitais, analytics e big data.
Antes de ingressar na Accenture, foi fundador de uma startup na área de segurança informática, e nos últimos anos especializou-se em cybersecurity e gestão de identidade digital, tendo liderado diversos projetos inovadores nestas áreas. 

 

© IDEFE 2018 - Todos os direitos reservados