Pós-Graduação

Gestão de Marketing, Comunicação e Multimedia

Através de aulas dinâmicas e interativas, estudos de caso e de trabalhos/discussões em grupo, os participantes serão expostos aos mais recentes desenvolvimentos, metodologias e técnicas que permitirão melhorar o desempenho das estratégias e táticas de marketing e comunicação e o desenvolvimento de marcas fortes. O facto deste este curso se dirigir a profissionais e interessados na área da comunicação contribui também para cria um ambiente propício ao networking e a uma mais relevante partilha de experiências.

Em parceria com:

Renascença

Banner
Program Advisor Photo

Program Advisor

  Marta Vieira
marta.vieira@idefe.pt
  213922789

Calendário

Setembro 2019

Horário

Pós-Laboral

Duração

292 horas

Preço

5500 €

BLOCO 1    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Estratégia de Marketing   João Fernando Borges
Público e Gestão de Marcas   Margarida Duarte
Comportamento Organizacional, Inovação e Mudança   Nuno Brandão
Social Media Marketing   Frederico Caetano
     
BLOCO 2    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Marketing Digital   Carolina Afonso
Sociologia dos Media e do Consumo   António Mendes
Marketing Research   Helena Gonçalves
Gestão da Informação e de Conteúdos   José Luís Ramos Pinheiro
     
BLOCO 3    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Gestão de Audiências   Manuel Monteiro
Marketing de Serviços em Empresas de Comunicação   José Manuel Veríssimo
Publicidade e Mercado Publicitário   João Xavier Lobo
Ética e REsponsabilidade Social na Comunicação   Juan Francisco Ambrósio
     
BLOCO 4    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Simulador de Marketing   José Manuela Veríssimo
Transformação Digital   Nelson Hugo Pimenta
Tópicos de Enquadramento Legal   António Corrêa de Oliveira
Comunicação Integrada de Marketing (Visita ao Grupo Renascença)   Patrícia Tavares

O programa é dirigido a profissionais que pretendam aprofundar conhecimentos nas áreas de marketing, comunicação e publicidade, em especial, aos responsáveis e quadros técnicos das empresas ligadas às atividades de difusão multimédia:

  • Agências de comunicação
  • Agências de publicidade
  • Gestores e profissionais de marketing e comunicação
  • Jornalistas e consultores de comunicação
  • Rádio
  • Recém-licenciados que desejem adquirir conhecimentos nesta área para ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho
  • Televisão

Coordenação:

-Margarida Duarte
-Patricia Tavares
-José Luis Ramos Pinheiro

Corpo Docente:

ANTÓNIO CORRÊA DE OLIVEIRA  
Secretário Geral do Grupo Renascença Multimédia. 
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. 

ANTÓNIO MENDES  
Diretor de Programação da RFM, Grupo Renascença Multimédia. 
Mestre em Gestão de Empresas (Marketing) pelo ISCTE. 

CAROLINA AFONSO
Doutorada em Marketing, Universidad Complutense de Madrid
Professora Auxiliar Convidada do ISEG 

FREDERICO CAETANO   
Key Account na Havas Media, Grupo Havas, com background em Agências de Media Multinacionais e experiência na gestão de meios omnicanal em sectores como Automóvel, Grande Distribuição, Saúde, Banca, Retalho, entre outros.  
Mestre em Marketing pelo ISEG, com trabalho desenvolvido na área de redes organizacionais.  

HELENA MARTINS GONÇALVES  
Doutorada em Organização e Gestão de Empresas (Marketing) pelo ISEG, Universidade de Lisboa. 
Professora Associada do ISEG. 
Especialista em Marketing Research. 

JOÃO FERNANDO BORGES  
Director Coordenador da Unidade de Negócios de Gestão de Contact Centres da RH Mais, Organização e Gestão de Recursos Humanos, S.A. 
MBA com especialização em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. 

JOÃO XAVIER LOBO  
Director de Marketing e Comunicação do Grupo Renascença Multimédia. 
Desempenhou funções em vendas e marketing na BP. 
Background académico em engenharia mecânica e em marketing, conjuntamente com um MBA pelo ISEG. 

JOSÉ LUÍS RAMOS PINHEIRO  
Administrador do Grupo Renascença Multimédia.  
Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. 

JOSÉ MANUEL VERÍSSIMO
Doutorado em Gestão pela Manchester Business School, University of Manchester (UK).
Vice-Presidente do ISEG.
Professor Associado do ISEG
Licenciado em Gestão pelo ISEG.

JUAN FRANCISCO AMBRÓSIO
Docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

MANUEL MONTEIRO
Direção de Estudos e Meios, MARKTEST.

MARGARIDA DUARTE 
Doutorada em Gestão (Marketing) pela Manchester Business School, University of Manchester (UK). 
Professora Associada do ISEG.  

NELSON HUGO PIMENTA    
Diretor Digital do Grupo Renascença Multimédia.  
Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação pela Universidade Católica Portuguesa. 

NUNO BRANDÃO   
Doutorado em Sociologia da Comunicação da Cultura e da Educação peo ISCTE.  
Professor Associado Convidado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.  
Exerceu diversas categorias e funções profissionais na RTP, sendo, nos últimos anos, um dos coordenadores do Projeto Fénix de reestruturação da RTP.  

 

PATRÍCIA TAVARES  
Mestre em Marketing pelo ISEG. 
Assistente Convidada do ISEG. 
Consultora e formadora nas áreas de Reputação e Comunicação Empresarial.

Carla Rocha
Apresentadora de rádio e Formadora na área da comunicação

"A Pós-Graduação que fiz no ISEG Executive Education em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia deu-me muito mais do que o que vem descrito no plano curricular. Não foram apenas os novos conhecimentos que adquiri que me deram ferramentas práticas para o dia a dia, foi todo o processo de reflexão e debate que se gerou nas aulas e os trabalhos práticos que nos foram propostos que me ajudaram a lidar com novos desafios profissionais. Para além de tudo isto deu-me o mais importante de tudo: a vontade de nunca parar de aprender. Esta formação foi o ponto de partida para outros cursos e formações que se seguiram. Contagiou-me de tal forma que me deixou com esta vontade incessante de aprender. E sempre com os melhores".
 

Catarina Cristão
Consultora da IBM Portugal pelo Grupo Triangulu

"A Pós-Gradução em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia permitiu-me complementar a minha formação e adquirir novas competências, sobretudo na área do Marketing e das Redes Digitais, de modo a exercer as minhas funções de forma mais eficiente, procurando estar em linha com a estratégia de uma grande empresa como a IBM Portugal, que, ao operar na indústria das tecnologias de informação e comunicação, está sempre na vanguarda da inovação".

Renato Duarte
Locutor e Repórter de rádio. Apresentador do Programa "Nunca É Tarde" da Rádio Renascença

"No âmbito desta Pós-Graduação tive acesso a um conjunto de ferramentas absolutamente fundamentais para compreender o mercado e lidar com os novos desafios que as empresas de comunicação social enfrentam. Destaco o ambiente altamente estimulante no contexto de sala de aula, com um corpo docente que convida à discussão permanente dos conteúdos, e fora dela, através do contacto com colegas vindos das mais diferentes áreas profissionais, e com percursos académicos distintos. Tornei-me, sem dúvida, um profissional mais completo e consciente relativamente a aspetos que, estando ou não diretamente relacionados com o meu trabalho de todos os dias, são fundamentais para o sucesso da empresa onde trabalho".

Joana Contreiras  
Adverstising Campaigns Manager, Record TV

"Frequentar a  Pós-Graduação em Gestão de Comunicação, Marketing e Multimédia, permitiu-me desenvolver diversas competências em várias áreas fundamentais, não só académicas,  como profissionais e pessoais. Uma das principais vantagens desta pós-graduação foi o facto de abranger várias áreas (passando pela publicidade, pela gestão e até mesmo pelo marketing digital, entre outras), aliando a teoria à prática e fornecendo ferramentas que me permitiram tornar melhor profissional. O corpo docente é outro dos pontos que destaco, pela capacidade de tornar as aulas apelativas e cativantes, assim como pela disponibilidade constante".  

 

Condições de Candidatura

São aceites candidaturas de licenciados, ou outros detentores de grau académico superior equivalente ao 1º ciclo, por instituições de ensino superior portuguesas, em diferentes especializações, ou com grau equivalente obtido em instituições estrangeiras.

A seleção dos candidatos à matrícula é da exclusiva competência e responsabilidade da Comissão de Admissão e será realizada em obediência ao seguinte conjunto de critérios:

a) Classificação da licenciatura ou distinto grau académico;

b) Currículo profissional, relevando-se a experiência no âmbito das atividades ligadas ao sector;

c) Apoio da candidatura efetuada por organização do sector ou pela Universidade.

A possível frequência do curso por candidatos que não cumpram o critério considerado em a), mas venham a ser admitidos em função dos critérios b) e c) dará lugar a um Diploma de Estudos Especializados em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimedia.

A admissão dos candidatos à frequência do curso será decidida por uma Comissão composta pela Coordenação Científica e Executiva do curso. Da decisão da Comissão não existe recurso, salvo verificados vícios de forma.

Podem candidatar-se licenciados (1º ciclo) em Gestão, Finanças, Economia, Direito, Contabilidade, Auditoria ou qualquer outra licenciatura aceite pela coordenação do curso, dando-se preferência a quem evidencie já alguma experiência profissional.

Calendário

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia terá início em finais de setembro, sendo organizado em quatro blocos, com a duração de, aproximadamente, três meses cada. Os blocos referentes ao terceiro curso decorrerão nos seguintes períodos:

1º bloco: setembro a novembro

2º bloco: dezembro a março

3º bloco: março a maio

4º bloco: junho a julho

As aulas terão lugar às terças e quintas das 18h00 às 22h30.

Propinas

As propinas do curso, no total de 5500€, repartem-se da seguinte forma:

Matrícula (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) 500€*

1ª Propina (a pagar até 15 de setembro) 1250€

2ª Propina (a pagar até 4 de novembro) 1250€

3ª Propina (a pagar até 3 de janeiro) 1250€

4ª Propina (a pagar até 1 de março) 1250€

Os antigos alunos do ISEG e do IDEFE beneficiam de uma redução de 10%.  

Este valor inclui:

  • Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
  • Kit de boas-vindas;
  • Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
  • Diploma final de curso.

 

*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.

Informação

Os cursos só se iniciarão na data prevista, se houver um número mínimo de alunos.


Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789