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Pós-Graduação

Marketing Digital

A Pós-Graduação em Marketing Digital responde aos desafios crescentes das organizações privadas e públicas neste domínio, proporcionando conhecimentos e competências que permitem o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital integrada, facultando as ferramentas que possibilitem a sua operacionalização e monitorização.

O curso permite aos alunos:

Obtenção de  conhecimento sobre como elaborar uma estratégia de  marketing digital, definir métricas, dominar plataformas e analisar o retorno do investimento eficazmente;

Preparação para o exame de certificação oficial em Google Adwords (opcional);

Formação com equilíbrio teórico-prático facilitada por um corpo docente altamente especializado e experiente.

Em parceria com:

PHD      Google

Parceiro institucional:

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Program Advisor Photo

Program Advisor

  Marta Vieira
  213 922 789 / 962 682 202

Calendário

Setembro 2020

Horário

Ter e Qui

Duração

174 horas

Preço

4900 €

BLOCO 1    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Business Strategy   Vítor da Conceição Gonçalves
Public Relations & Influencers   Vanda Rosário
Social Media Marketing   Elisabete Ferreira
Social Media Advertising   Ricardo Lopes
Content Marketing & Creativity   Rui Ventura
Seminário: UI/UX Design Fundamentals   João Samora
     
BLOCO 2    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Digital Branding   Margarida Duarte
Marketing & Research   Helena Martins Gonçalves
Digital Marketing Strategy & Planning   Carolina Afonso
Digital Media Strategy & Planning   Sandra Alvarez
Search Engine Marketing & Google Adword Fundamentals   Mateus Dourado
Seminário: Direito Digital & Proteção de Dados   Sónia Gonçalves
     
BLOCO 3    
UNIDADE CURRICULAR   CORPO DOCENTE
Search Engine Optimization   Marco Gouveia
E-Commerce & Social Selling   Pedro Silva
Email & Marketing Automation   João Ribeiro
Mobile Marketing   Miguel Pinto
Digital Analytics   Tiago Branco
Seminário: Big Data and Information Security   Rui Guedes

Business Strategy
Responsável: Professor Doutor Vítor da Conceição Gonçalves

Objetivos
Compreender quais são os principais fatores que fundamentam o sucesso continuado de uma empresa; Saber que diferentes contextos exigem abordagens estratégicas diferentes e como fazer essas escolhas; Conhecer e saber gerir os desafios que se perspetivam para as empresas quando atuam num ambiente caracterizado por ser smart connected world, no advento da quarta revolução industrial.

Linhas programáticas
1) Estratégia da empresa: aplicabilidade na "era digital".
2) Instrumentos de análise estratégica.
3) Vantagem competitiva: fundamentos económicos e atuações de gestão.
4) Estratégias para negócios em diferentes contextos.
5) A Internet of Things e as implicações para a estratégia das empresas.
6) A estratégia digital.

Public Relations & Influencers
Responsável: Vanda Rosário

Objetivos
Adquirir conhecimentos em Public Relations; Dotar o pensamento estratégico dos alunos de uma visão digital, traçando objetivos concretos que correspondam a resultados mensuráveis, eficazes e com retorno concreto; Mostrar que é preciso deixar de comunicar produtos para a fazer Produtos de Comunicação; Demonstrar a transformação das Relações Públicas (RP) tradicionais nas e-Relações Públicas.

Linhas programáticas
1) E-Relações públicas - Teoria e Estratégia:
- Teoria: Modelos de comunicação linear; comunicação persuasiva; identificação stakeholders; teoria da rede;
- Estratégia de Relações Públicas: PR auditoria e determinação de questões; definição de objetivos, definição de público-alvo e temas de mensagens;
- Planeamento de Campanha: Estrutura de Planeamento e formato; integrar o planeamento de comunicação; agendamento de campanha e orçamentação; pesquisar e avaliar a eficácia da campanha.

 2) Estudo da Estratégia e Planeamento de Media Digital e Comunicações Sociais:
- As relações públicas e a estratégia Digital & Social Media: estratégia de aquisição de clientes; Desenvolver a preposição digital e media sociais e a criação de sinergias nas relações públicas;
- Planeamento de campanha de Digital & Social Media em articulação com campanha de PR: desenvolvimento de relações digital e social, retenção de clientes e análise de valor; gestão de clientes social media; analytics digitais e sociais, ROI, ROE, avaliação da campanha.

3) Os novos influenciadores: bloggers, vloggers, key opinion leaders, youtubers, instagrammers.

4) Estratégia Peso: o que significa? Como se aplica? Como converge?

- Análise e avaliação de performance;
- Gestão de crise;
- Para além das redes sociais;
- Case-studies.

Social Media Marketing
Responsável:  Mestre Elisabete Ferreira

Objetivos
Conhecer as principais tendências e desafios das redes sociais; Entender quais as etapas inerentes ao plano de redes sociais; Identificar as várias especificidades de cada plataforma, métricas, tipos de conteúdo e melhores práticas; Saber integrar as estratégias  offline e online no plano de redes sociais, no âmbito do plano de marketing digital; Compreender o  workflow do  community management; Saber criar um plano de gestão de crise e definição das diretrizes; Dotar os alunos de ferramentas e  best practices que lhes permitam dominar os principais conceitos apreendidos.

Linhas programáticas
1) O  state-of-the-art das redes sociais, desafios e tendências: A adoção das redes sociais pelos gestores e marketers:
- Utilização transversal a tipo de negócio e indústria;
- A evolução geracional e o papel dos  Millennials;
- Estar na rede: tempo e energia

2) O plano de redes sociais:
- Criar objetivos de marketing;
- Entender a persona / Publico alvo;
- Pesquisa e análise interna e externa;
- Criar uma estratégia de conteúdo (calendário, tom e estilo de comunicação, grelha;
- Especificar atividades e distribuir tarefas;
- Acompanhar as métricas e ROI.

3) Gestão de crise e definição das diretrizes: o  social media playbook.  

4) Gestão de comunidades. O papel do  community manager.

5) Ferramentas de Monitorização.  

6) Reporting.

Social Media Advertising
Responsável: Ricardo Lopes

Objetivos
Enquadrar a importância do Social Media Advertising (SMA) na comunicação digital; Overview das principais plataformas de SMA e diferenciação-chave de cada uma; Adquirir conhecimentos sobre planeamento e métricas-chave de SMA; Conhecer formatos de SMA e estabelecer objetivos; Elaborar e apresentar propostas únicas de SMA ou integradas de Social Media Marketing (SMM)+SMA; Executar e otimizar SMA; Reporting de SMA.

Linhas programáticas
1) Enquadramento da importância do SMA na comunicação digital:
- O que é o Social Media Advertising ou Paid Social;
- Diferença entre SMA e SMM;
- Dados estatísticos de penetração e utilização de redes sociais em Portugal;
- Importância do SMA para o SMM, nomeadamente Gestão de Comunidades;
- O SMA no planeamento digital moderno; micro-momentos e navegação social em desktop e mobile

2) Overview das principais plataformas de SMA e diferenciação-chave de cada uma.

3) Planeamento e métricas-chave de SMA:
- Escolha da plataforma, período, orçamento, objetivos;
- Planeamento SMM no planeamento digital integrado;
- Compra de media SMA, direta, reservada e programática;
- Métricas-chave de SMA.

4) Formatos e objetivos:
- Formatos standard media e rich media; Quais os formatos mais eficientes para cada tipo de campanha. Awareness/Engagement vs. Lead Generation; Formatos disponíveis em cada rede social.

5) Elaboração e apresentação de propostas únicas de SMA ou integradas de SMM+SMA:
- Elementos principais de uma proposta SMA; Definição de objetivos; ROI em SMA; Integração de ferramentas 3rd party (como por exemplo optimizadores); Como reforçar proposta de valor SMA.

6) Execução e otimização de SMA:
- Setup de campanhas; Como otimizar campanhas de SMA; Otimizadores automatizados de SMA.

7) Reporting de SMA:
- Ferramentas de reporting por plataforma; Como elaborar e apresentar resultados de SMA; Análises SMA em Web Analytics.

8) Implementação de uma campanha, partindo de uma proposta de SMA.

Content Marketing & Creativity
Responsável: Rui Ventura

Objetivos
Entender e aplicar os conceitos de Content Marketing e Comunicação Transmediática, diferenciando‐os de outras ferramentas; Identificar as diversas componentes que constituem o Content Marketing; Compreender os interlocutores, requisitos, destinatários, meios e interdependências das suas diferentes disciplinas; Compreender as ferramentas e plataformas de disseminação de conteúdos; Compreender o valor dos Conteúdos no contexto atual das empresas/marcas; Identificar e caracterizar as particularidades das variáveis/políticas da Gestão de Marcas, utilizando as aprendizagens supracitadas de forma eficiente.

Linhas programáticas
1) A importância do Content Marketing, principais tendências e desafios: Video Marketing, Transmedia, Growth Hacking, Disseminação de conteúdos.
2) O valor do User Generated Content na estratégia de comunicação. O fenómeno do Crowdsourcing na estratégia de conteúdos das marcas.
3) Content Marketing: Conteúdos vs. Plataformas / Dominar a técnica.
4) Definição do Tom de Comunicação; Definição da Grelha Editorial de conteúdos (rúbricas); Criação de Personas.
5) Tipo de conteúdos a utilizar e como produzi-los: Texto, Foto, Vídeos, Webinars, GIFs, etc, Formatos possíveis e formatos mais utilizados. As suas especificações. Case studies.
6) Introdução ao conceito de Transmedia. A evolução dos conteúdos transmediáticos. Tipos e características.
7) Storytelling Dinâmico e o planeamento estratégico da comunicação. Objetivos da comunicação, Públicos-alvo e mensagens.
8) Métricas para Content Marketing. Gestão de conteúdos de modo profissional.

Seminário: U/UX Design Fundamentals
Responsável: Mestre João Samora

Tópicos:
User Experience
User Interfaces
Agile Methologies

Digital Branding
Responsável: Professora Doutora Margarida Duarte

Objetivos
Proporcionar uma perspetiva abrangente dos desafios que se colocam no desenvolvimento de marcas fortes, com destaque para a importância de alinhar estratégias digitais e não digitais de branding que visem proporcionar aos consumidores ofertas de valor e experiências consistentes através de todos os pontos de contacto com a marca.

Linhas programáticas
1) Introdução. Consumidor digital e processos de cocriação em Branding. Integração e uso de novas tecnologias na criação e desenvolvimento de marcas.
2) Identificação e estabelecimento de posicionamento e de valores da marca. Capital da marca centrado no cliente. Posicionamento e valores da marca. Identidade e imagem.
3) Planeamento e implementação de programas de marketing da marca. Escolha dos diferentes elementos da marca. Marketing-mix de apoio à marca e plataformas digitais. Associações secundárias da marca para criar capital da marca.
4) Tendências em Digital Branding.

Marketing Research
Responsável: Professora Doutora Helena Martins Gonçalves

Objetivos
Identificar as etapas do desenvolvimento de um estudo de mercado; Dar a conhecer métodos e técnicas para definir, recolher e analisar dados, relacionados, por exemplo, com características e comportamentos do consumidor em contexto digital e tendências de mercado; Apresentar métodos qualitativos e quantitativos de Estudos de Mercado, com vista ao desenvolvimento de um plano de recolha de dados primários; Definir a população e apresentar diferentes técnicas de amostragem; Proceder à construção e lançamento de inquéritos, em particular, online utilizando o software Qualtrics ou semelhante; Realizar análise de dados conducente à elaboração do relatório final.

Linhas programáticas
1) Etapas do desenvolvimento de um estudo de mercado.
2) Definição da informação a recolher: explorar tópicos como características e comportamentos do consumidor em contexto digital e tendências de mercado.
3) Métodos qualitativos e quantitativos de recolha de dados.
4) Mensuração e escalas em marketing.
5) Elaboração do questionário, suporte de inquéritos diversos, em particular online: Software Qualtrics ou outro semelhante.
6) População e plano de amostragem.
7) Acompanhamento da recolha de dados.
8) Análise de dados e relatório final.

Digital Marketing Strategy & Planning
Responsável: Professora Doutora Carolina Afonso

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre as principais tendências e desafios do marketing digital; Conhecer as principais diferenças entre o "marketing tradicional" e o "marketing digital"; Identificar as várias etapas da consumer journey de acordo com as principais frameworks existentes e quais os pontos de contato do consumidor com a marca, com vista à integração no plano de marketing; Saber integrar as estratégias offline e online no plano de marketing, criando touchpoints; Apreender quais as etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica (análise mercado, segmentação, posicionamento), operacional ( marketing mix e escolha das opções táticas) e de medição de resultados (relação entre métricas, Key Performance Indicators - KPIs - e resultados); Dotar os alunos de ferramentas e best practices que lhes permitam dominar os principais conceitos apreendidos.

Linhas programáticas
1) A importância do marketing digital e principais tendências e desafios: Big Data; Media tradicionais Vs new media ( Paid, Owned e Earned Media); Criação de campanhas integradas; alinhamento offline-online; Customização da oferta; Consumer Centric Marketing e Phygital.

2) O processo de compra do consumidor e os pontos de contacto com a marca. O conceito ZMOT (Zero Moment of Truth). A Consumer Journey segundo o modelo McKinsey. Mapear a Consumer Journey.

3) O ciclo do marketing digital: Do planeamento, à implementação e à análise de resultados:

- A escolha das opções estratégicas: análise de mercado e da concorrência, a definição de objetivos, a importância da segmentação (variáveis sociodemográficas, psicográficas/estilo de vida) e do posicionamento;
- A definição de objetivos SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound);
- A escolha das opções tácticas de acordo com objectivos:  Promocionais: online content, viral marketing, email marketing, brand sponsored media; Transacionais: e-commerce / digitalização do ponto de venda / direct marketing; Relacionais: eWord-of-Mouth / Digital Engagement / Social Networking / Key Opinion Leaders / User generated content;
- Definição de métricas e KPIs; Análise de resultados e reporting.

Digital Media Strategy & Planning
Responsável: Mestre Sandra Alvarez

Objetivos
Compreender o que são os media digitais, para que servem e qual o seu peso e importância no mercado publicitário português; Identificar os comportamentos das novas gerações digitais (Z e Y) e as implicações nas estratégias de media digital; Reconhecer as oportunidades de utilização das várias ferramentas de media digital, em resposta aos objetivos e KPIs definidos pelas marcas/empresas; Elaborar uma estratégia e um plano de media digital ( display).

Linhas programáticas
1) O que é a media digital e principais diferenças com a media "tradicional". Quais as funções que a media digital com na comunicação de uma marca.
2) Como se comporta a media digital no contexto do mercado publicitário português. O peso do investimento publicitário digital e os principais media owners digitais no mercado.
3) Conceitos básicos de media digital: impressões, unique users, click, CTR, etc. Compra de media digital: CPM, CPC, CPE, CPA. Programmatic Buying, o que é e para que serve.
4) Planeamento estratégico digital: várias hipóteses de estratégias de media digital a seguir, de acordo com os objetivos definidos e com as características das marcas.
5) Mapeamento dos principais suportes de Media Digital existentes no mercado português. Cobertura e afinidade de cada um.
6) Explicação detalhada de como fazer um plano digital de display, tendo em consideração as fontes de informação reais os objetivos estimados.

 

Search Engine Marketing - Google AdWords Fundamentals
Responsável: Mateus Dourado

Objetivos
Dotar os alunos com os conhecimentos básicos e intermédios sobre publicidade online e o Google AdWords; Identificar os benefícios de anunciar online, como planear, implementar e otimizar uma campanha de AdWords; Criar uma conta de Google Adwords e criar campanhas diretamente na plataforma; Os conteúdos programáticos da cadeira estão alinhados com a formação oficial do Programa de Certificação de Profissionais do Google e permite que os alunos possam realizar o Exame de Certificação Adwords Fundamentals do Google.

Linhas programáticas
1) Compreender o valor da Publicidade Online:
- Benefícios da Publicidade Online e Adwords;
- As Redes de Publicidade do Google;
- Onde é que os anúncios podem aparecer;
- A qualidade dos anúncios;
- O custo de anunciar com o AdWords.

 

2) Planear e implementar uma campanha de AdWords:
- Escolher um tipo de campanha;
- Estrutura de campanha;
- Como segmentar a audiência;
- Definir orçamentos e bids;
- Criar Ad Groups;
- Ferramentas para planear uma campanha.

3) Medir e otimizar a performance:
- Medir os resultados;
- Ferramentas de avaliação de performance;
- Avaliar métricas relevantes para cada objetivo;
- Otimizar as campanhas.

 

4) Realização de Exame de Certificação (opcional).

Seminário: Direito Digital & Proteção de Dados
Responsável: Sónia Gonçalves

Propriedade Intelectual - Apreensão dos conceitos de marca, design e patente, efectivação do direito (registo). Legislação aplicável e entidade competente.

RGPD - Regulamento Geral de Protecção de Dados

Directiva UE2016/680 e legislaçã nacional.

O papel da CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados, como Autoridade Nacional de Controlo de Dados Pessoais.

 

Search Engine Optimization (SEO)
Responsável: Marco Gouveia

Objetivos
Entender o funcionamento dos motores de busca; Pesquisar e selecionar palavras-chave; Definir objetivos de SEO; Arquitetar a informação de uma landing page para SEO; Redigir conteúdo, títulos e descrições úteis para os utilizadores; Identificar e sugerir melhorias a um website numa vertente de SEO e de acordo com as melhores práticas.

Linhas programáticas
1) Compreender o que é SEO, os seus principais fatores e como funcionam os motores de pesquisa;

2) SEO como processo vital dentro do Search Marketing:
- Processo de escolha de palavras-chave através de ferramentas e análises à concorrência;
- Definição de objetivos estratégicos;
- Arquitetura da informação.

3 ) SEO On-Page:
- Importância das Meta Tags e devida otimização;
- Relevância dos conteúdos como estratégia de SEO;
- Correta definição da estrutura de URLs;
- Conceitos técnicos de otimização como robots.txt, sitemaps, redirecionamentos e performance.

4) SEO Off-Page
- Estratégias de Link Building para aumentar a reputação online do nosso website;

5) Relatórios SEO & Otimização contínua através do Google Search Console.

 

eCommerce & Social Selling
Responsável: Pedro Silva

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre a criação, desenvolvimento, comunicação/promoção e rentabilização de um projeto de ecommerce; Conhecer tecnologias de suporte a um projeto de ecommerce; Gerir portfolios e plataformas de e-commerce; Analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de ecommerce; Internacionalização através da criação de um projeto de ecommerce; Adquirir conhecimentos de Social Selling; Partilhar best practices e realizar um projeto prático de ecommerce.

Linhas programáticas
1)Pesquisa de mercado, avaliação da concorrência e estabelecimento do objetivo num projeto de e-commerce:
- Principais métricas e ferramentas;
- Definição de objetivos, performance e rentabilidade expectável na criação de um projeto de e-commerce.

2) Desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos de suporte a um projeto de e-commerce:
- Tecnologias existentes no mercado, vantagens e desvantagens e custos inerentes.

 

3) Gestão de portfolios e de plataformas de e-commerce:
- Técnicas e melhores práticas no desenvolvimento de plataformas de ecommerce no âmbito da usabilidade e design;
- Gestão de produtos e serviços em projetos de e-commerce e em portfolios de 1000, 10000 e 100000+ produtos.

 

4) Promoção do portfolio de produtos/serviços online:
- Escolha dos canais quais são os canais e meios de marketing digital ( SEM, SMM, Email Marketing, Afiliação, etc). 

5) Integração de marketing digital com canais e meios offline:
- Promoção integrada online e offline de projetos de e-commerce;
- Cross channel, cross device e multi-atribuição. 

6) O conceito de Social Selling. Case-studies.

 

7) Internacionalização através da criação de um projeto de e-commerce: como internacionalizar o negócio/empresa através de e-commerce. Análise do retorno do investimento.

eMail & Marketing Automation
Responsável: João Ribeiro

Objetivos
Conhecer as mais recentes tecnologias e plataformas de marketing online; Aprender a definir e implementar estratégias e programas de email marketing eficazes de acordo com os objetivos de negócio. Aprender como otimizar o processo de aquisição e retenção para aumentar a base dados; Dominar formas de segmentação e personalização básicas e avançadas em email marketing para aumentar a relevância das mensagens; Conhecer as melhores práticas e regras de design em email marketing; Aprofundar conhecimentos sobre três áreas chave do marketing online: aquisição, conversão e retenção; Analisar e otimizar as principais métricas de websites e landing pages.

Linhas programáticas
1) Como criar um programa de email marketing eficaz da aquisição à retenção:
- Introdução ao email marketing de permissão e legislação aplicável;
- Definição da estratégia: objetivos, conceito, conteúdo e frequência;
- Aquisição: páginas de aquisição, formulários de opt-in e táticas para aumentar a base de dados;
- Retenção: welcome programes e táticas para aumentar o engagement e reduzir o abandono.

2) Como definir, medir e otimizar os KPIs das atividades de email marketing:
- Indicadores-chave de performance, conversion tracking e testes a/b;

3) eMail Marketing Automation:
- Tecnologia, cenários e aplicações de campanhas automatizadas;
- Desenvolvimento e execução de campanhas, welcome flows e triggers;
- Integração com outros canais de marketing. 

4) Segmentação e personalização das suas campanhas de email marketing:
- Tipos de dados disponíveis para segmentar (declarativos, comportamentais, transacionais);
- Como utilizar os diferentes tipos de dados para personalizar a comunicação;
- Tipos de segmentação: por listas, dinâmica, comportamental, preditiva, contextual ( real-time);
- Táticas para recolher mais dados para completar a base de dados. 

5) eMail design: melhores práticas para otimizar a presença da marca na inbox:
- email Design: tipos de e-mail, estruturas e elementos da anatomia do email, responsive design e melhores práticas;

6) Website e Landing Pages:
- Arquitetura de informação, tecnologias, gestão de conteúdo (CMS) e responsive design;
- Fundamentos de Conversion Rate Optimization;
- Laboratório de conversão digital: testes a/b e multivariáveis (desktop e mobile);
- Web Analytics: Métricas de acompanhamento e funis de conversão;
- Content Marketing no contexto Web: Estratégias para análise e criação de conteúdos.

 

Mobile Marketing
Responsável: Mestre Miguel Pinto

Objetivos
Entender os fundamentos do mobile marketing. Entender estratégias e tecnologias do mobile marketing. Integrar o mobile marketing na estratégia global de marketing da empresa. Explorar ferramentas para implementação e acompanhamento das estratégias de mobile marketing. Desenvolver um plano de mobile marketing.

 

Linhas programáticas
1) Introdução ao mobile marketing: tendências e efeito multi-screen.
2) Tecnologias do mobile marketing, vantagens, limitações e quando/como implementar:
- SMS, aplicações móveis, jogos (gamification), QR-code, beacons, chatbots, entre outros

 

3) Definição da presença em dispositivos móveis:
- Responsive design;
- Mobile advertising;
- Especificações do conteúdo mobile.

4) Definição do ecossistema m-Commerce:
- Pagamentos, coupons, vouchers, sistemas existentes, service providers, etc.;
- Limitações, tendências e desafios.

 

5) Location-based marketing: opções e exemplos de campanhas de sucesso.

6) Mobile KPIs e Analytics

Digital Analytics
Responsável: Mestre Tiago Branco

Objetivos
Esta UC tem como objetivo introduzir e enquadrar o papel do digital analytics no marketing digital e enquanto ferramenta essencial ao desenvolvimento de estratégias de marketing, identicação e otimização de canais de aquisição, assim como compreensão do comportamento dos utilizadores. Pretende-se dotar os alunos do conhecimento necessário à análise de informação de digital analytics enquanto suporte para o processo de tomada de decisão. Capacitar os alunos de competências técnicas para a criação de relatórios e elaboração de recomendações baseada numa estratégia de análise adequada ao modelo de negócio e seus objetivos.

Linhas programática
1) Introdução a Digital Analytics
• Métodos de recolha de informação online; site centric, user centric, ad centric
• Plataformas de recolha de dados; Analytics, Adserving, Social insights e audiências
• O papel de digital analytics
• Métricas digitais, construção e analise de benchmark
• Construção de relatórios e tratamento de dados

2) Google Analytics I
• Método de coleta, processamento, armazenamento e amostragem de dados
• Hierarquia e conguração de conta. Gestão de utilizadores
• Segmentação; Criação de dimensões e métricas personalizadas
• Set up de dashboards. Público-Alvo, Aquisição, Comportamento, Conversões
• Classicação das diferentes fontes de tráfego, canais personalizados e URL Builders

3) Google Analytics II
• Tracking de eventos e objetivos
• Atividades, conversão e respetivos níveis (micro, macro)
• Modelos de atribuição (data-driven e rule based)
• Integração com outras plataformas (Google Marketing Platforms)
• Recolha de audiências para remarketing
• Testes A/B
• Google analytics 360

Seminário: Big Data & Information Security
Responsável: Professor Doutor Mário Caldeira 

Titulares de graus académicos nas áreas da Gestão, Economia, Marketing, Comunicação, e outras áreas afins, tendo como principais destinatários:

 

-    Diretores de empresas que pretendam desenvolver uma estratégia de Marketing Digital;
-    Gestores e profissionais de marketing e da comunicação;
-    Profissionais ligados à publicidade;
-    Empreendedores;
-    Consultores;
-    Jovens licenciados e investigadores visando carreiras nas áreas da consultoria especializada de marketing digital e que pretendam alcançar níveis superiores de conhecimento e profissionalização;
-    Recém-licenciados que desejem adquirir conhecimentos nesta área como forma de ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Coordenação

-Helena Martins Gonçalves
-Carolina Afonso

Corpo Docente

VÍTOR DA CONCEIÇÃO GONÇALVES
Professor Catedrático de Gestão do ISEG. Foi Presidente e Presidente do Departamento de Gestão, ISEG. Doutorado em Gestão pela Universidade de Sevilha. Tem exercido funções na alta direção de empresas privadas e instituições públicas.

CAROLINA AFONSO
Doutorada em Marketing pela Universidade Complutense de Madrid, Mestre em Marketing, pós-graduada em marketing Management pelo ISEG e licenciada em Relações Internacionais pela UNL. Foi diretora de marketing da ASUS, é actualmente directora de marketing da Konica Minolta Portugal. É coordenadora da pós-graduação em Marketing Digital, da pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade e do curso em Social Media Management. É co-autora dos livros "Social Target - Da estratégia à Implementação", "Como tirar partido das redes sociais, e potenciar o seu negócio" e "Marketing Digital e eCommerce".

RUI VENTURA
Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM). EMEA VP Communications, Monster Energy. Licenciado em Comunicação Social, ISCSP.

HELENA MARTINS GONÇALVES
Doutorada em Organização e Gestão de Empresas (Marketing) pelo ISEG, Universidade de Lisboa. Mestre em Gestão pelo ISEG. Professora Associada do ISEG. Especialista em Marketing Research.

MARGARIDA DUARTE
Doutorada em Gestão (Marketing) pela Manchester Business School, University of Manchester (UK). Professora Associada do ISEG.

SANDRA ALVAREZ
Managing Director, PHD Media (Omnicom Media Group). Mestre em Marketing, ISCTE. Licenciatura em Economia, ISEG.

VANDA ROSÁRIO
Account Manager, IPSIS. Pós-Graduada em Comunicação e Gestão Organizacional, Universidade Autónoma de Lisboa. Licenciada em Relações Públicas, Universidade Autónoma de Lisboa.

MARCO GOUVEIA
Head of Digital Marketing, Pestana Hotel Group. Licenciado em Gestão, Escola Superior de Ciências Empresariais. Google Regional Trainer, Formador e Consultor de Marketing Digital.

JOÃO SAMORA
U/UX Designer, BNP Paribas. Mestre em Design e Cultura Visual, IADE. Licenciado em Design de Comunicação, IADE.

PEDRO SILVA
Diretor Geral, AdCom Marketing Ltd. MBA pelo INDEG/ISCTE. Licenciado em Gestão de Marketing, IPAM.

JOÃO RIBEIRO
Partner, Head of Marketing, Markedu. Licenciado em Marketing e Publicidade, IADE. Certificado em Marketing Direto e Interativo, European Academy Direct and Interactive Marketing.

MIGUEL PINTO
Head of Digital Marketing, SPRINGKODE. Mestre em Gestão com major em Marketing, NOVA SBE. Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro.

ELISABETE FERREIRA  
Chief Growth Officer, WPP Portugal. Mestre em Comunicação Multimédia, ISCIA. Licenciatura em Engenharia Multimédia, ISTEC.

TIAGO BRANCO      
Data & Tecnhology Diretor, Omnicom Media Group. Mestre em Economia, Nova SBE. Licenciado em Gestão, ISEG.

MATEUS DOURADO    
Analytical Consultant, Google Portugal. Mestre em Engenharia, Ecole Centrale Marseille (França).

RICARDO LOPES 
Coordenador de Marketing, ISEG Executive Education. Licenciado em gestão de Marketing pelo Instuto Português de Administração e Marketing (IPAM).

SÓNIA GONÇALVES
Advogada. Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

RUI GUEDES
Executive Director Acn. Kellogg School of Management AMP. Northwestern University (Chicago)

 

Prémio

Será atribuído um prémio com um valor pecuniário de 1.500,00 € ao melhor aluno da Pós-Graduação no ano letivo em vigor. Este prémio é concedido pela PHD (Grupo OmniCom).

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

Serão consideradas candidaturas de detentores de licenciatura em Gestão, Finanças, Economia, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Marketing, Psicologia, Engenharia, Comunicação Empresarial, entre outras. 
As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso.

Os candidatos serão selecionados em função da classificação do diploma de 1º ciclo (licenciatura), da classificação obtida em cursos de pós-graduação do ISEG em áreas relevantes, de outros graus já obtidos pelo candidato e do currículo académico, científico e profissional. Poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou a prestação de provas ou testes adicionais para avaliar competências linguísticas ou outras.

CALENDÁRIO

O curso terá início em setembro. As sessões decorrem em dois dias da semana (terças e quintas) em regime pós-laboral (18h30 às 22h45).

PROPINAS

As propinas do curso, no total de 4900€, podem ser repartidas nas seguintes prestações:

Matrícula - 500€ (até 1 semana após a data de aceitação)*

1ª Propina (a pagar até 15 de setembro) 1100€

2ª Propina (a pagar até 4 de novembro) 1100€

3ª Propina (a pagar até 3 de janeiro) 1100€

4ª Propina (a pagar até 1 de março) 1100€

Os antigos alunos do ISEG e do IDEFE beneficiam de uma redução de 10%.  

Este valor inclui:

  • Acesso a uma plataforma onde será disponibilizada a documentação de apoio em formato digital;
  • Kit de boas-vindas;
  • Coffee-breaks e acesso ao parque de estacionamento do ISEG durante o horário das aulas e exames;
  • Diploma final de curso.

 

*Não reembolsável em caso de desistência por parte do aluno.

Informação

Os cursos só se iniciarão na data prevista, se houver um número mínimo de alunos.

   

João Chaves
Client Experience Manager na Luz Saúde

" A qualidade e experiência dos docentes, os conteúdos e o equilíbrio entre teoria e prática são as principais características que destaco no curso, fornecendo as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios futuros nesta área e enriquecer a minha carreira profissional".

 

   

Marta Marques
Diretora de Serviço a Clientes, PHD

" A pós-graduação em Marketing Digital permitiu-me sistematizar o conhecimento que fui adquirindo na minha vida profissional, numa área em constante evolução. O currículo abrangente que toca todas as disciplinas do digital, suportado por um corpo docente que alia teoria e prática, deu-me as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios desta área".

 

   

Valentino Baptista
UX Specialist, Deep-Impact.ch

"Como director criativo de uma agência de marketing digital, licenciado em Design, quis complementar a minha formação e assegurar uma visão abrangente sobre toda a cadeia de desenvolvimento digital. Escolhi a Pós-Graduação do ISEG pela reputação da escola, experiência dos professores e estrutura do curso. 
Hoje emigro para o estrangeiro para abraçar a carreira de UX Specialist e reconheço a complementaridade e relevância desta pós-graduação na minha atual visão de negócio, marca e nos novos ângulos de olhar e perceber o utilizador".

 

   

Conceição Martins 
Responsável de Marketing Infocontrol - Electrónica e Automatismo, S.A

 

" Quando tirei a minha licenciatura em Marketing, ainda não se falava em Marketing Digital. Ao longo dos anos fui trabalhando nesta área de uma forma autodidata. Senti no entanto a necessidade de consolidar os meus conhecimentos e aprender com os melhores. A Pós-Graduação em Marketing Digital do ISEG Executive Education veio ao encontro desta necessidade e superou as expectativas que eu tinha. Consegui um know-how que me permitiu melhorar as minhas competências, abordei áreas do Marketing Digital que ainda não tinha explorado, conheci as últimas tendências e as ferramentas disponíveis no mercado. Além de tudo isto, conheci pessoas (professores e alunos) com experiências diversas que também me ajudaram a crescer e a ganhar auto-confiança na minha carreira profissiona".

 


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