LEA

 

                           

Datas do Curso:  19, 20, 26 e 27 Janeiro 2018  |     Duração: 30 horas   
Horário: 6ªfeira e sábado, das 9h às 18h
Preço: 1750€ 
(materiais de apoio, refeições e estacionamento incluídos)

Coordenação

Coordenação Científica:
Profª. Doutora Helena Martins Gonçalves
Coordenaçação Executiva:
Profª. Doutora Carolina Afonso

Objectivos

Conhecer:

> as principais tendências e desafios das redes sociais; 
> as etapas inerentes ao plano de redes sociais; 
> as várias especificidades de cada plataforma, métricas, tipos de conteúdo, ferramentas para criação de conteúdos e monitorização;
> as estratégias offline e online no plano de redes sociais, no âmbito do plano de marketing digital; 
> o workflow do community management

Público Alvo

Gestores de Marketing, Profissionais da Comunicação e Design, Gestores de Redes Sociais, Community Managers, Recém-Licenciados que pretendam diversificar competências.

Calendário

Dia 19 Janeiro

09h00 - 10h30 - Social Media & Business
10h30 - 10h45 - Coffee Break
10h45 - 13h00 - Social Media Strategy & Planning
13h00 - 14h00 - Almoço
14h00 - 16h00 - Social Media Strategy & Planning
16h00 - 16h15 - Coffee Break
16h15 - 18h00 - Social Media Strategy & Planning

Dia 20 Janeiro

09h00 - 10h30 -  Content Marketing Strategy Tools 
10h30 - 10h45 - Coffee Break
10h45 - 13h00 -  Content Marketing Strategy Tools 
13h00 - 14h00 - Almoço
14h00 - 16h00 - Youtube for Business
16h00 - 16h15 - Coffee Break
16h15 - 18h00 - Tools Linkedin & Networking

Dia 26 Janeiro

09h00 - 10h30 - Facebook & Instagram for Business 
10h30 - 10h45 - Coffee Break
10h45 - 13h00 -  Facebook & Instagram for Business
13h00 - 14h00 - Almoço
14h00 - 16h00 - Community Management
16h00 - 16h15 - Coffee Break
16h15 - 18h00 - Key Opinion Leaders & eWOM

Dia 27 Janeiro

09h00 - 10h30 - Social Media Advertising Plan
10h30 - 10h45 - Coffee Break
10h45 - 13h00 - Social Media Advertising Plan
13h00 - 14h00 - Almoço
14h00 - 16h00 - Social Media Analytics
16h00 - 16h15 - Coffee Break
16h15 - 18h00 - Social Media Analytics
18h00 - 19h00 - Entrega de Diplomas & Cocktail

Porquê fazer o Curso de Social Media Management?

1- Planear antes de implementar
Através das redes sociais a sua empresa pode tornar-se conhecida rapidamente. Desenvolver uma estratégia de redes sociais de sucesso é saber planear. Neste curso irá aprender a dar resposta às questões: Que objetivos devo estabelecer para criar uma presença nas redes sociais? Em que redes deve a minha marca estar presente? Que informação deve ser partilhada? Com que regularidade? Quais as principais métricas que devem ser analisadas? Como enquadrar o plano de redes sociais no plano de marketing e no negócio?

2- Posicionar o consumidor no centro da estratégia
A comunicação através das redes sociais deve ser estratégica, tal como o seu cliente é estratégico para a sua empresa. As redes sociais são uma porta aberta para os seus clientes. Faça-os sentirem-se bem, interessados, para que queiram voltar.
Neste curso irá aprender a definir o seu público-alvo e a comunicar com ele através das redes socias. Irá também aprender como identificar os líderes de opinião que podem servir de embaixadores para a sua marca ou empresa e influenciar positivamente outros consumidores.

3- Criar sinergias entre Paid, Owned, Earned e Share Media
As redes sociais são cada vez um paid media. No curso irá aprender como elaborar um plano de paid social media, mas também como criar as interseções com os meios próprios e conquistados, através da concertação com outras áreas-chave do plano de marketing, como por exemplo, as relações públicas.

4- Criar conteúdos de qualidade
Os conteúdos de qualidade fazem a diferença. Esses conteúdos contribuem para criar engagement para fomentar a interação com as suas ofertas e publicações. No curso irá aprender quais os tipos de conteúdos mais adequados a cada plataforma e que tipo de mensagens são mais eficazes consoante a fase da consumer journey em que os seus clientes se encontram. 

5- Monitorizar e criar Intelligence
Através da monitorização pode descobrir tendências, qual a informação que mais reações gera com os resultados que pretende. No curso irá aprender como criar modelos de análise do retorno do investimento (ROI) e como traduzir os resultados de social media em valor para o negócio.

6- Obter diploma em Social Media Management
A frequência do curso confere o Diploma em Social Media Management, contribuindo desta forma para a valorização do Curriculum Vitae dos participantes através da aquisição de competências-chave numa área em crescimento e com elevada procura no mercado.

Testemunhos

Sofia Soares Franco
Communication Manager na José Maria da Fonseca 
"A qualidade dos docentes e dos conteúdos da formação para Executivos em Social Media Management superou as minhas expectativas. O digital e as redes sociais são a actualidade (e o futuro) e estão em constante mudança. Neste sentido, e para profissionais com pouca disponibilidade, esta formação de apenas quarto dias permite-nos adquirir e aprofundar ferramentas valiosas para a nossa área"

Alexandra Soares
Assistente Comercial, Banco Best

"O mundo das redes sociais está a mudar todos os dias, a cada instante, o curso Social Media Management, permitiu-me adquirir skills para acompanhar essa constante e rápida evolução, tanto a nível profissional como pessoal!  Social Media Management é lecionado por excelentes professores com um ótimo background e uma forte capacidade de transmissão de conhecimento, mantendo sempre uma constante preocupação com as características profissionais e pessoais de cada um dos alunos."

 
 

Conteúdos Programáticos

  • SOCIAL MEDIA & BUSINESS
    Docente: Helena Gonçalves
    > A importância do Social Media para a Gestão;
     > Os vários estágios de maturidade de social media em contexto empresarial;
    > O panorama das redes sociais e o seu impacto para as marcas.
  • SOCIAL MEDIA MARKETING PLAN
    Docente: Carolina Afonso
    > O state-of-the-art das redes sociais, desafios e tendências: A adoção das redes sociais pelos gestores e marketers: O conceito SoLoMo; Estar na rede: vantagens e desvantagens;
    > Definição de Social Media. O processo de estratégia e planeamento: listening, positioning, defining, implementing, analysing. A integração do social media no plano de marketing;
    > Objetivos do plano de redes sociais;          
    > Posicionamento, Segmentação e Targeting na era das redes sociais;
    > Social Media Intelligence;
    > Definição do investimento e métricas de análise;
    > Redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Youtube;
    > A escolha do mix de redes sociais;
    > Gestão de crise e definição das diretrizes: o social media playbook.
    > Monitorização e Reporting.
  • FACEBOOK & INSTAGRAM FOR BUSINESS
    Docente: Paulo Barreto
    > Panorama da penetração e utilização do Facebook e Instagram no mundo  e em Portugal;
    > Como é que as marcas podem utilizar o Facebook e Instagram nos seus negócios;
    > Facebook e Instagram para negócios: o alinhamento da estratégia com os objetivos do negócio;
    > Marketing Personalizado através de Mobile. O alcance orgânico e o pago;
    > Principais métricas;
    > Facebook & Instagram Analytics;
    > Case sharing & Best Practices.
  • YOUTUBE FOR BUSINESS
    Docente: João Nunes
    > Panorama da penetração e utilização do Youtube no mundo e em Portugal;
    > ​A criação de um canal no YouTube;
    > ​Vídeo SEO;
    > ​Estratégias para aumentar conversões com vídeo;
    > ​Transmissões em direto;
    > ​Youtube Analytic;
    > ​Case sharing & Best Practices.
  • LINKEDIN & NETWORKING
    Docente: João Paulo Luz
    > Panorama da penetração do LinkedIn no mundo e em Portugal;
    > Membros: Vantagens da participação na rede; O que fazem na rede; Melhores práticas;
    > Empresas: Que ferramentas existem para comunicar. O poder da segmentação (caso prático);
    > Case sharing & Best Practices.
  • COMMUNITY MANAGEMENT & MONITORING
    Docente: Fábio Rodrigues
    > A importância e princípios da Gestão de Comunidades;
    > Criação e manutenção de uma Comunidade Online;
    > O papel de um community Manager;
    > Social ID;
    > Ferramentas de monitorização;
    > Gestão de Crise;
    > Social Media ROI e Reporting;
    > Tendências: Chatbots, AI & Machine Learning.
  • KEY OPINION LEADERS & EWOM
    Docente: Vanda Rosário
    > Media Landscape: Tradicional vs Digital;
    > O papel​ relações públicas e a estratégia de Social Media: estratégia de aquisição de clientes; 
    > Desenvolver a preposição de social media e a criação de sinergias nas relações públicas;
    > Identificação de Key Opinion Leaders nas redes sociais e estabelecimento de parcerias;
    > A comunidade de Bloggers, Instagramers e Youtubers;
    >KPIS - Análise e avaliação para além das redes sociais.
  • CONTENT MARKETING STRATEGY & TOOLS
    Docente: Elisabete Ferreira
    >A importância da estratégia de conteúdo no alcance de objetivos de marca e negócio: Insights, BigData, Triggers, SEO, Marketing   automation;
    > A democratização do conteúdo: Storytellig dinâmico;
    > O valor do User Generated Content na estratégia de comunicação e relação: Formatos e técnicas (Transmedia, Growth Hacking, social CRM);
    > A relação dos objetivos com as necessidades, aspirações e comportamentos do target: personas, Journey Mapping, social CRM;
    > Criação, curadoria e gestão de conteúdos: Processos e tools;
    > Case sharing & Best Practices.
  • SOCIAL MEDIA ADVERTISING PLAN
    Docente: Sandra Alvarez
    > O que é o Social Media Advertising (SMA) ou Paid Social; 
    > Overview das principais plataformas de SMA e diferenciação-chave de cada uma;
    > Formatos standard media e rich media; Quais os formatos mais eficientes para cada tipo de campanha;
    > Awareness/Engagement vs. Lead Generation;Formatos disponíveis em cada rede social;
    > Elaboração e apresentação de propostas únicas de SMA.
  • SOCIAL MEDIA ANALYTICS
    Docente: Nuno Hipólito
    > Indicadores, Métricas e KPIs em Social Media (Organic & Paid)
    > ​Análise e interpretação das estatísticas das páginas das redes sociais;
    > Cruzamento de métricas e modelos de atribuição de valor;
    > ​Como transformar os resultados em social media em valor para o negócio;
    > Reporting em social media.

 

DOCENTES

 HELENA MARTINS GONÇALVES

 ISEG- Lisbon School of Economics & Management

 

 CAROLINA AFONSO

 ISEG- Lisbon School of Economics & Management

 

 

 ELISABETE FERREIRA

 Digital Strategy Director JWT

 

 

 FÁBIO RODRIGUES

 CEO Ongagement

 

 

 JOÃO PAULO LUZ

 Director Comercial ( área digital) IMPRESA

 

 

 JOÃO NUNES

 Sr. Agency Relationship Manager, Google (Portugal)



  

 PAULO BARRETO

 Country Manager Facebook/Instagram (Portugal)

 

  

 NUNO HIPÓLITO

 Director Resolution Media, OMNICOM

 

 

 SANDRA ALVAREZ

 Diretora Geral PHD/OMNICOM

 

 

VANDA ROSÁRIO

Manager IPSIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© IDEFE 2017 - Todos os direitos reservados