Avaliação Económica das Intervenções em Saúde (3 º Bloco 2019-01-01/2019-12-31)

Linhas Programáticas

O que distingue Avaliações de Intervenções em Saúde Pública das de outras Tecnologias de Saúde? Tipos de avaliação de intervenções em saúde (formativa, de processo/implementação, de outcome/efectividade, de impacte). O exemplo do Plano Nacional de Saúde.

Como avaliar saúde tendo em conta equidade e determinantes de saúde? Avaliação de impacte em saúde: passos, equidade em saúde, participação de stakeholders; ligação a outros tipos de avaliação: HTA, Avaliação Integrada, etc.; HIA quantificadas: modelos de avaliação de risco, epidemiológicos, carga da doença, entre outros.

O investimento em promoção de saúde tem retorno? A economia da promoção de saúde e prevenção de doença: avaliação económica, métodos de medir a custo-efectividade de intervenções de promoção de saúde, desafios de medição a ultrapassar, determinantes de saúde e doenças crónicas não-transmissíveis; necessidade de ação intersectorial e de abordagens multidisciplinares, retorno do investimento de intervenções em saúde pública. Casos de intervenções para promoção de saúde em estilos de vida saudáveis para doenças crónicas não-transmissíveis (rastreios, taxas, intervenções em educação e ao longo da vida, promoção de atividade física e prevenção em saúde mental no local de trabalho).

Avaliar saúde no mundo digital ou como promover saúde em social media? Redes sociais: comunicação e promoção de saúde (crise e prevenção); utilidade de gestão integrada de páginas, posts, campanhas e estudos de mercado em social media; monitorização de pacientes e seus comportamentos, aumento de confiança e credibilidade numa marca (pública ou privada), criação de awareness para campanhas e programas, armadilhas a controlar, monitorização e avaliação do retorno das intervenções. Casos de abordagem aos Social Media: Mayo Clinic, John Hopkins, CDC, Patients like me; Indústria (J&J, GSK).

Que futuro para a avaliação de sistemas e intervenções em saúde? Big Data e a integração de informação (saúde, determinantes sociais, comportamentos saudáveis e ambiente); o futuro das reformas na área da saúde e a avaliação dos sistemas de saúde e intervenções em saúde; legislação europeia de proteção de dados, metodologias estatísticas de data mining e data science; indicadores de avaliação dos sistemas de saúde (performance baseada nos serviços e nas populações). Dados e informação disponível: INE, ACSS, SPMS, etc. A inovação do caso português: exemplo da Plataforma de Dados da Saúde e outros projetos.

Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789