4ª Edição do Futures, Strategic Design & Innovation: um mergulho no Futuro

ISEG Executive Education  / 31.10.2019

"O futuro começa a desenhar-se hoje” ou “o futuro somos nós que o criamos” são frases que nos habituámos a ouvir, em diferentes contextos, mas que em ambiente empresarial são ainda mais fundamentais, nomeadamente num momento em que diferentes indústrias e setores atravessam mudanças disruptivas nos seus modelos de negócio, fruto do impacto da tecnologia e da transformação digital.

Com esta premissa, do dia 22 a 26 de novembro, um grupo de 24 participantes imergiu numa viagem pelo futuro, com keynote speakers internacionais e dinâmicas de grupo e individuais, que permitiram analisar contextos através de uma ferramenta do World Economic Forum e do framework “Scanning, Sensing and Acting”, para de seguida avançarem para a criação de soluções disruptivas, tendo por base a metodologia Design Thinking.

O Programa

No decorrer dos 5 dias da formação, os participantes tiveram oportunidade de compreender:

  • A mudança de paradigmas na área financeira, com Fintechs, através de Ricardo Macieira, Country Manager da Revolut em Portugal;
  • Saber mais sobre Foresight: thinking and action on the future, com Olivier Woeffray da World Economic Forum,
  • Como a ciência e a inteligência artificial está a redefinir a humanidade, por Tess Gilmore da Quid e Arlindo Oliveira, presidente do Técnico;
  • Avançar no digital com a metodologia Agile, com Stefan Gotthard da Volkswagen;
  •  Aprofundar perspetivas de liderança com a influência das máquinas e inovações, por Tim Leberecht Co-founder da The House of Beautiful Business e Paulo Pisano da Galp;

Além dos momentos de keynote speakers, que se dividiram entre as instalações do ISEG, o lindíssimo espaço Espelho de Água em Belém e o inovador Volkswagen Digital Lab, os participantes tiveram momentos de aula, que se dividiram em duas grandes fases:

  1. Antecipar tendências de futuro – o coordenador e docente Paulo Soeiro de Carvalho, ao longo de um dia e meio, apresentou o framework “Scanning, Sensing and Acting”, que ajuda os participantes a, com base em tendências do setor do Turismo, identificar padrões que sugerem tendências para o futuro, para daí se preparar soluções que permitam às organizações sair na frente do mercado.
  2. Criar soluções disruptivas – Rui Quinta e Tiago Nunes, fundadores da With Company, que desenvolvem soluções, tendo por base a metodologia de Design Thinking, criaram soluções potenciais para dar resposta às tendências identificadas em momento prático.   

O Futuro

Em mais um edição, que contou com os corporate partners Galp, BNP Paribas, World Economic Forum, VW, Turismo de Portugal, EDP, Axians, Celfocus, Zurich, entre outros, deixou a certeza nos participantes que os conhecimentos adquiridos são, desde já, aplicáveis nas suas organizações.

E a pensar nisso já temos abertas as inscrições para a 5ª edição, que acontecerá em Março de 2020. Candidate-se ao Futures, Strategic Design & Innovation.

Autor: ISEG Executive Education

Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789