Assinatura de Protocolo com Comunidade Muçulmana Ismaili em Portugal e Conferência sobre o Brexit

ISEG Executive Education  / 19.11.2019

Protocolo Centro Ismaili - ISEG

Com o intuito de auxiliar a Comunidade Muçulmana Ismaili em Portugal no acesso à formação, nomeadamente executiva, o ISEG e o ISEG Executive Education assinaram um Protocolo de Colaboração com o Centro Ismaili de Lisboa.

Para formalização da assinatura do Protocolo realizou-se um evento no Centro Ismaili de Lisboa, que contou com a presença de Clara Raposo, Presidente do ISEG; Luís Cardoso, Presidente do ISEG Executive Education; e Rahim Firozali, Presidente do Conselho Ismaili para Portugal e antigo aluno do ISEG. No final da cerimónia de protocolo, realizou-se uma conferência com a temática “O Brexit e as implicações para a Economia Portuguesa”, que contou com as intervenções do Professor Vitor Escária e do Professor António Goucha Soares.

A importância do Longlife Learning e do ISEG na sociedade

Rahim Firozali, no seu discurso, destacou a importância do conceito de Lifelong Learning para os empresários e referiu-o como uma das principais motivações para a assinatura do protocolo entre o Conselho Ismaili para Portugal e o ISEG e ISEG Executive Education, que cria condições especiais de acesso à formação executiva do ISEG Executive Education para a comunidade. 

Professora Clara Raposo - Centro Ismaili

A Professora Clara Raposo, no seu discurso, destacou o facto do Presidente do Conselho Ismaili para Portugal “ser um antigo aluno do ISEG, o que reforça a missão da escola em desenvolver pessoas e profissionais completos que se destacam na sociedade”.

 O Brexit e as implicações para a Economia Portuguesa

Perante a atenção de todos os presentes, as implicações do Brexit para a Economia Portuguesa foram apresentadas de duas perspetivas distintas e complementares, a económica e geopolítica.

Vitor Escária - Brexit

Iniciou o Professor Vitor Escária, focando na área económica, com a apresentação do estudo “Brexit – As consequências para a economia e as empresas portuguesas”. “Este processo será longo e terá impactos transversais na economia portuguesa nos bens e nos serviços, no comércio e no investimento internacional, nos fluxos migratórios e nas remessas de migrantes, no turismo e no imobiliário” afirmou o professor de economia do ISEG. Relembrando que este estudo é um estudo de hipóteses e sem possibilidade de confirmar consequências, por nunca ter existido um Brexit e nenhum país ser a Grã-Bretanha, conclui: “Empresas de setores como têxteis, vestuário, equipamentos elétricos, tabaco, couro e metálicos transformados têm riscos elevados com o Brexit e uma redução de oportunidades. Ainda assim, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá constituir uma oportunidade para setores como o Coque, Químicos, Farmacêuticos, Alimentar e Automóvel.”  

O Professor António Goucha Soares, jurista, realizou um enquadramento histórico e geopolítico, para aumentar a compreensão sobre o Brexit e a relação especial do Reino Unido com a Europa, com a opção de não participarem da moeda única ou do Espaço Shengen. “Em 1975, recorreram a um referendo para decidir a permanência ou não na União Europeia. Na altura, com voto favorável à continuidade”, relembrou o Professor Catedrático do ISEG. Acrescentando que “Pode ter sido um erro estratégico da União Europeia ter assinado um acordo de saída, sem contemplar o acordo de relação futura, pois estará obrigada a escrutínio de todos os parlamentos, o que levará a uma enorme dificuldade de consensos.”

Goucha Soares - Brexit

Para concluir, o Professor António Goucha Soares, referiu que todas as possibilidades ainda se encontram em aberto: “A saída completa, a saída com um acordo de união aduaneira e a permanência. Ainda que a permanência lhe pareça ser o cenário menos provável”

A promessa de uma parceria cada vez mais forte

Perante a notória satisfação de todos os presentes, no final, ficou a promessa de novos eventos e mais ações em conjunto, entre o ISEG, ISEG Executive Education e Ismaili Council for Portugal.

Autor: ISEG Executive Education

Quer saber mais?

Contacte-nos >
IDEFE | Executive Education
Campus do ISEG
Rua do Quelhas 6 - Piso 4, 1200-781 Lisboa
(+351) 213 922 891 | (+351) 213 922 789