O Auditório Caixa Geral de Depósitos repleto deixava antever a curiosidade dos presentes com os temas a serem debatidos e com a nova estrutura e parcerias do ISEG MBA, o MBA da Universidade Lisboa.
Apresentação do ISEG MBA
A sessão foi aberta pela Professora Clara Raposo, Presidente do ISEG, que enalteceu a importância de, num mundo em constante mudança, ampliar o core de Gestão do ISEG MBA para áreas fundamentais nos líderes do futuro. Passando, de seguida, a palavra ao Professor Paulo Soeiro de Carvalho, diretor executivo do ISEG MBA, que realizou a apresentação do programa, com enfoque na “Leadership Journey”, nas cinco Streams estratégicas e nos parceiros que enriquecem o MBA da Universidade de Lisboa.
ISEG MBA – Beyond the Future
“Apostámos num MBA que é uma experiência de formação visionária, inovadora e competitiva a uma escala europeia”
O Professor Paulo Soeiro de Carvalho começou a sua apresentação explicando que a primeira decisão tomada foi manter o Core do ISEG MBA, nomeadamente as Finanças, Estratégia, Marketing, Operações e todas as áreas centrais para liderar uma organização. Salientando a importância que o ISEG tem nesta área, sendo uma referência científica internacional na área de gestão e o histórico de 36 edições, do MBA da Universidade de Lisboa, que já formou mais de 1.000 profissionais.
De seguida, apresentou as mudanças na área de “Leadership Journey”, passando a palavra a Rita Alemão, fundadora da LYD, uma empresa focada na transformação das empresas, e docente no INSEAD.
“Com esta parceria, os alunos do ISEG MBA terão acesso a um assessment e método utilizados pelo INSEAD, que lhes permitirá identificar os seus gaps de skills e trabalhá-los. Este trabalho será acompanhado por sessões de Coaching, que apoiarão a tomada de decisão de carreira”, referiu Rita Alemão.
Prosseguindo com a sua apresentação, relevou os cinco streams estratégicos para os alunos do ISEG MBA:
◾️ Global Futures
◾️ Entrepreneurship & Innovation
◾️ Digital Transformation & Technology Disruption
◾️ Design & Agility
◾️ Sustainability & Governance
Cada um dos streams trará ao programa áreas fundamentais para líderes de sucesso e contará com parcerias que os enriquecerão.
Global Futures
Tem duas parcerias globalmente reconhecidas, o World Economic Forum e o Copenhagen Institute for Future Studies, que permitirão aos participantes do ISEG MBA ter acesso a ferramentas de antecipação de tendências e criação de cenários, além de contributos de alguns dos maiores especialistas mundiais nestas áreas.
Entrepreneurship & Innovation
Tem como parceiros a Startup Lisboa e a Universidade de São Francisco, que assegurarão imersões em ecossistemas empreendedores, onde se poderão compreender e retirar metodologias de alguns dos casos de maior sucesso à escala global.
Digital Transformation & Technology Disruption
Conta com a parceira do Instituto Superior Técnico, assegurando a compreensão mais profunda pelos gestores das tecnologias que marcam o presente e influenciam o futuro, como são a Internet of Things, 5G e Inteligência Artificial, além de Data Science, que é absolutamente central na tomada de decisão.
Design & Agility
Tem como parceira a With Company, a maior referência nacional em Design de Serviços e Design Thinking, que assegurarão as ferramentas para os participantes, além de anteciparem, serem capazes de atuar no futuro.
Sustainability & Governance
Sofia Santos, com mais de 20 anos de experiência na área da sustentabilidade, que trabalhará com os participantes a real percepção dos riscos e oportunidades de negócio deste tema.
Experiências Imersivas
Paulo Soeiro de Carvalho apresentou as experiências imersivas que o ISEG MBA proporcionará:
◾️ Uma semana em Silicon Valley – em parceria com a Universidade de São Francisco
◾️ Uma imersão no ecossistema do Hub Criativo do Beato – em parceria com a Startup Lisboa
◾️ Uma imersão de dois dias na Academia da Força Aérea, com sessões focadas em trabalhar liderança, team building e improviso
Debate sobre áreas estratégicas para os líderes do futuro
Num painel bem-disposto e focado em trazer à discussão as competências fundamentais para os líderes do futuro, podemos destacar algumas das principais ideias:
Arlindo Oliveira – Former Dean do Instituto Superior Técnico
“Juntar as tecnologias e gestão é fundamental para negócios de sucesso, atendendo à velocidade, cada vez mais rápida, da transformação digital. Por esse motivo, esta parceria do ISEG com o Técnico faz todo o sentido”
Rui Quinta – Founder With Company
“O design de serviço e design thinking são formas de pensar e atuar no presente e futuro, integradas num propósito e no negócio. Existe a possibilidade de externalizar o serviço, ou integrá-lo na empresa, numa lógica de inovação e aumento de envolvimento da estrutura global da organização numa forma de atuar orientada a resultados. A IBM é um exemplo disso, por ser atualmente a empresa com mais designers a nível mundial”
Miguel Fontes – Diretor Executivo Startup Lisboa
“Realizamos esta parceria com enorme satisfação, ao ver uma instituição académica dar relevo a uma realidade cada vez mais presente e crescente: o empreendedorismo”
Sofia Santos – SystemicSphere
“A Sustentabilidade é uma área que para ser verdadeiramente tratada, necessita de ter um budget próprio. As principais empresas já a adotaram, e a Comissão Europeia já enviou diretivas muito claras da atenção aos riscos que se deve ter com os investimentos feitos e os impactos que eles têm. Assim, no ISEG MBA, olharemos a sustentabilidade do prisma da gestão de risco e oportunidades, mas também do Propósito que as marcas devem ter, entre a procura do lucro e o equilíbrio com o impacto na sociedade”
A importância do Networking
Para fechar a sessão, Jorge Marrão, Partner da Deloitte e Chairman do Conselho Estratégico do ISEG MBA, destacou a importância dos Boards das empresas começarem a dominar as tecnologias, de modo a compreenderem o negócio como um todo, e que esta abordagem do MBA da Universidade de Lisboa é fundamental para esse propósito. Não deixando de sublinhar: “não é suficiente termos as melhores tecnologias e consultoras a trabalharem com as empresas, precisamos de pessoas cada vez mais competentes e especializadas nestas novas áreas, para assegurar resultados”. Fechando a sessão com o compromisso do Conselho Estratégico ser o maior promotor do ISEG MBA junto das empresas, pela certeza que é a resposta às necessidades do mercado.