Ministro do Ambiente e Ação Climática e Secretária de Estado do Ambiente participam em sessões do programa executivo 'Sustainable Finance: Green and Climate Finance'

ISEG Executive Education  / 25.09.2020

 

O programa executivo ‘Sustainable Finance: Green and Climate Finance’, a decorrer até ao próximo dia 9 de outubro, contou esta semana com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, o Eng. João Pedro Matos Fernandes, e com uma sessão, conduzida pela Secretária de Estado do Ambiente, Doutora Inês dos Santos Costa. Estas presenças surgem no âmbito do apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática a este que é o primeiro programa executivo na área de finanças sustentáveis em Portugal.

A intervenção do Eng. João Pedro Matos Fernandes ficou marcada pela forte interação com os participantes do programa, bem como pelo salientar das potencialidades de Portugal nas energias renováveis e da forma como os cidadãos e as organizações devem olhar para o futuro do planeta e dos negócios. “Temos uma importância no planeta que nunca nenhum outro animal teve”, referiu o Ministro do Ambiente e Ação Climática, destacando a importância do comprometimento de todos, sem exceção, com a sustentabilidade. “Devemos investir naquilo que é nosso, de forma a que as nossas casas venham a ser muito mais eficientes do ponto de vista energético. Isto é investimento! E investimento é criar natureza”, sublinhou. “Portugal tem a sorte de ter água, sol e vento para produzir 100% da eletricidade e energia que consome. Não precisamos de mais nada”, rematou o Ministro.

‘Circular Economy vs. Linear Economy’ foi o nome da sessão conduzida pela Doutora Inês dos Santos Costa. A economia circular é “uma das áreas em que Portugal tem vindo a trabalhar nos últimos anos e em que iremos continuar a trabalhar na próxima década, com vista a uma economia mais circular”, referiu a Secretária de Estado do Ambiente.

Até ao final do programa ainda passarão pelo ISEG mais especialistas na área das finanças sustentáveis, que irão transmitir a sua opinião e conhecimentos aos participantes do programa.

 

Saiba mais sobre o programa executivo ‘Sustainable Finance: Green and Climate Finance’ >

Autor: ISEG Executive Education