Criámos uma seleção de 9 livros de Gestão indispensáveis, que vamos oferecer.
Participe no passatempo aqui.
Conheça também as sugestões de leitura dos docentes e coordenadores do ISEG Executive Education.
Gestão, Estratégia e Inovação
Factfulness
Hans Rosling
Quando nos preocupamos com tudo a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam. Neste livro, o professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, Hans Rosling – juntamente com os seus colaboradores de longa data, Anna e Ola –, propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece.
Mais informações sobre o livro aqui.
2030: How Today’s Biggest Trends Will Collide and Reshape the Future of Everything
Mauro F. Guillén
Segundo Mauro F. Guillen, a única forma de entender verdadeiramente as transformações globais em curso - e os seus impactos - é pensar lateralmente. Ou seja, usando a “visão periférica” ou abordando os problemas de forma criativa e de pontos de vista não ortodoxos. Em vez de focar numa única tendência - mudança climática ou ascensão de regimes iliberais, por exemplo - Guillen encoraja-nos a considerar a interação dinâmica entre uma gama de forças que convergirão num único ponto de inflexão - 2030 - que será , para melhor ou para pior, o ponto sem volta.
Mais informações sobre o livro aqui.
Competing for the Future
Gary Hamel e C.K. Prahalad
Este livro desenvolve um modelo coerente de como os executivos podem identificar e alcançar objetivos grandiosos no mercado de amanhã, abrindo caminho para que aliviem a tensão entre competir e liderar no futuro. Muitas das grandes empresas que conhecemos inspiraram-se neste livro. Todos os gestores devem lê-lo.
Mais informações sobre o livro aqui.
The Best Service is no Service
Bill Price e David Jaffe
Neste livro inovador, Bill Price e David Jaffe apresentam uma abordagem em que demonstram que os gestores estão a seguir o caminho errado e a usar as métricas erradas para medir o serviço ao cliente. O atendimento ao cliente, afirmam, só é necessário quando uma empresa faz algo errado - eliminar a necessidade do serviço é a melhor maneira de satisfazer os clientes.
Mais informações sobre o livro aqui.
The Ultimate Question - Driving Good Profits and True Growth
Fred Reichheld
Os CEOs anunciam regularmente metas ambiciosas de crescimento, mas não conseguem atingi-las. O motivo? O seu crescente vício nos lucros. Esses esteróides corporativos aumentam os ganhos de curto prazo, mas afastam os clientes. Prejudicam o crescimento ao criar legiões de detratores - clientes que reclamam ruidosamente da empresa e mudam para os concorrentes na primeira oportunidade.
Mais informações sobre o livro aqui.
Histórias de Embalar para Gestores
Henry Mintzberg
Este livro não é para adormecer: é para despertar. Quantas vezes não nos limitamos, enquanto gestores – seja de equipas, de projetos ou de empresas inteiras – a fazer o que o uso consagrou, a seguir os exemplos do passado, ou a apagar fogos consecutivos? A gestão, se quiser ter um futuro, não pode dar-se ao luxo de ser assim; a gestão, se tiver futuro, terá de se tornar liderança. As parábolas, anedotas e histórias reunidas neste volume pelo consagrado gestor e autor Henry Mintzberg destinam-se precisamente a fazer despertar os gestores dos nossos dias, para se tornarem líderes realmente comprometidos com o sucesso e a eficácia das suas empresas.
Mais informações sobre o livro aqui.
Finanças e Controlo de Gestão
O Controlo de Gestão Ao Serviço da Estratégia e dos Gestores
Hugues Jordan, João Carvalho das Neves e José Azevedo Rodrigues
O sistema de controlo de gestão deve ser entendido como fator de desenvolvimento da empresa, na medida em que, afetando o comportamento dos gestores, os alinha no sentido da implementação da estratégia. Neste sentido, deve envolver todos os membros da organização por forma a melhorar os desempenhos individuais e organizacionais. Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda a empresa a ter sucesso, pelo que urge divulgar os seus objetivos e as suas técnicas. É isso que nos propomos fazer com a publicação das ideias expressas neste livro. Consideramo-las como um contributo importante para o desenvolvimento da gestão e, que por isso, não poderíamos mantê-las num círculo restrito.
Mais informações sobre o livro aqui.
Seven Strategy Questions: A Simple Approach for Better Execution
Robert Simons
Para liderar, deve traduzir a estratégia competitiva da organização em ações do dia-a-dia. Isso significa canalizar recursos para os esforços certos, encontrando um equilíbrio entre inovação e controle e fazendo com que todos sigam na mesma direção. Neste livro, Simons apresenta as sete questões-chave que deve explorar regularmente, em conjunto com a sua equipa.
Mais informações sobre o livro aqui.
Fundamentals of International Tax Planning
Chris J. Finnerty, Paulus Merks et al
Este livro analisa as ferramentas usadas atualmente por empresas multinacionais para aproveitarem as oportunidades e superarem os problemas criados pelo mercado económico global.
Mais informações sobre o livro aqui.
Fiscalidade
Manuel Henrique de Freitas Pereira
Este livro tem por objetivo identificar os princípios e conceitos básicos da fiscalidade nas suas vertentes económicas, jurídicas e de gestão. Na Parte I são abordados os temas fundamentais de enquadramento do fenómeno fiscal. A Parte II é consagrada especificamente a temas de direito fiscal. A Parte III é dedicada a vertentes económicas e de gestão dos impostos.
Mais informações sobre o livro aqui.
Impact: Reshaping Capitalism to Drive Real Change
Sir Ronald Cohen
Em todo o mundo, o capitalismo e a democracia estão a ser desafiados. O mundo deve mudar, mas não podemos mudá-lo com a aplicação de dinheiro em velhas ideias, que já não funcionam. Precisamos de um novo caminho, para um novo mundo onde a desigualdade diminui, onde os recursos naturais são regenerados e as pessoas podem beneficiar da prosperidade partilhada. Este é o mundo que está a ser criado pela Revolução do Impacto. Quer seja um jovem aspirante a empresário, um empresário estabelecido, um investidor, um filantropo ou alguém no governo - ou apenas alguém interessado, como consumidor ou funcionário - este livro é uma maneira infalível de descobrir como pode desempenhar um papel na mudança do mundo.
Mais informações sobre o livro aqui.
Digital e Tecnologia
Introduction to Machine Learning with Python: A Guide for Data Scientists
Andreas C. Müller e Sarah Guido
O Machine Learning tornou-se parte integrante de muitas aplicações comerciais e projetos de pesquisa, mas não é exclusivo para grandes empresas. Se usa Python, mesmo como um iniciante, este livro irá ensinar-lhe formas práticas de construir as suas próprias soluções de Machine Learning. Os autores, Andreas Muller e Sarah Guido, concentraram-se nos aspectos práticos do uso de algoritmos de Machine Learning, em vez da matemática por trás deles.
Mais informações sobre o livro aqui.
Artificial Intelligence: A Modern Approach
Peter Norvig e Stuart Russell
A introdução mais abrangente e atualizada para a teoria e prática da inteligência artificial.
Mais informações sobre o livro aqui.
The Technology Fallacy: How People Are the Real Key to Digital Transformation
Gerald C. Kane, Anh Nguyen Phillips, Jonathan R. Copulsky e Garth R. Andrus
Porque a resposta de uma organização à transformção digital deve concentrar-se em pessoas e processos e não necessariamente em tecnologia. Os autores baseiam-se em quatro anos de pesquisa e introduzem o conceito de maturidade digital - a capacidade de aproveitar as oportunidades oferecidas pela nova tecnologia - e abordam as especificidades da transformação digital, incluindo o cultivar de um ambiente digital, permitindo a colaboração intencional e promovendo uma mentalidade experimental.
Mais informações sobre o livro aqui.
Marketing e Gestão Comercial
No Filter - The Inside Story of Instagram
Sarah Frier
Frier teve acesso aos fundadores do Instagram, bem como a funcionários, executivos e concorrentes; Anna Wintour da Vogue; Kris Jenner do império Kardashian - Jenner; e uma infinidade de influenciadores em todo o mundo - para mostrar como o Instagram mudou fundamentalmente a maneira como mostramos, comemos, viajamos e nos comunicamos, ao mesmo tempo que lutamos para preservar os valores que contribuíram para o sucesso da empresa.
Mais informações sobre o livro aqui.
The Sales Acceleration Formula
Mark Roberge
Como ex-aluno do MIT, com formação em engenharia, Roberge desafiou os métodos convencionais de escalar vendas. Neste livro, ele revela as suas fórmulas para o sucesso. Os leitores irão aprender como aplicar dados, tecnologia e vendas inbound a todos os aspectos da aceleração de vendas, incluindo contratação, formação, gestão e criação de procura.
Mais informações sobre o livro aqui.
Liderança e Gestão de Talento
It's Not the How or The What But The Who
Claudio Fernández-Aráoz
As histórias pessoais e os estudos state of the art descritos no livro irão ajudá-lo a compreender as suas próprias falhas e as forças externas comuns no jogo das decisões pessoais. O autor partilha recomendações concretas sobre como selecionar as melhores pessoas, demonstrar seus pontos fortes, promover a grandeza coletiva nos grupos que você reuniu e criar não apenas organizações melhores, mas também uma sociedade melhor.
Mais informações sobre o livro aqui.
Primal Leadership
Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie McKee
Este é o livro que estabeleceu a “inteligência emocional” no vocabulário empresarial - e a tornou uma habilidade necessária para os líderes. Este livro ilustra viviamente o poder - e a necessidade - da liderança que é autoconsciente, empática, motivadora e colaborativa num mundo que é cada vez mais economicamente volátil e tecnologicamente complexo. É, inclusive, mais oportuno agora do que quando foi originalmente publicado.
Mais informações sobre o livro aqui.
The Fearless Organization
Amy Edmondson
Oferece orientação prática para equipas e organizações que levam a sério o sucesso na economia moderna. Com tanta inovação e criatividade é essencial atrair e reter talentos de qualidade - mas de que adianta ter o talento, se ninguém for capaz de expressar o que pensa? A cultura tradicional de "encaixar" e "seguir em frente" significa a ruína da economia do conhecimento. O sucesso requer um influxo contínuo de novas ideias, novos desafios e pensamento crítico, e o clima interpessoal não deve suprimir, silenciar, ridicularizar ou intimidar. Este livro explora a cultura de segurança psicológica e fornece um plano para operacionalizar.
Mais informações sobre o livro aqui.
Resilient: How to grow unshakable core of calm, strength and happiness
Rick Hanson e Forrest Hanson
A verdadeira resiliência é muito mais do que suportar condições terríveis. Precisamos de resiliência todos os dias para criar uma família, trabalhar, lidar com o stress, questões de saúde, problemas com os outros, curar-nos de velhas dores e simplesmente seguir em frente. Este livro está cheio de sugestões concretas, práticas experienciais, exemplos pessoais e perceções sobre o cérebro. Inclui maneiras eficazes de interagir com outras pessoas e de reparar e aprofundar relações importantes.
Mais informações sobre o livro aqui.
Um nível Superior de Liderança
Ken Blanchard
Este livro é essencial para quem quer ser um melhor líder em empresas, organizações e em várias áreas da vida; para quem quer estabelecer os objetivos certos e seguir “uma visão”; para quem quer servir os clientes a um nível superior e delegar poderes para além do seu ego.
Mais informações sobre o livro aqui.
Sustentabilidade
The Upcycle: Beyond Sustainability - Designing for Abundance
William McDonough e Michael Braungart
Para McDonough e Braungart, as questões da escassez de recursos e sustentabilidade são design. Eles são visionários com mentalidade prática: imaginam designs benéficos de produtos, edifícios e modelos de negócios - demonstrando-nos como essas ideias são colocadas em prática em todo o mundo, à medida que objetos do dia a dia como cadeiras, carros e fábricas são reinventados. Não apenas para sustentar a vida no planeta, mas para fazê-la crescer. É uma viagem inspiradora e reveladora do nosso futuro verde e de como ele se desenrola à nossa frente.
Mais informações sobre o livro aqui.
Economia e Gestão da Saúde
The Economics of Health and Health Care
Folland, Goodman e Stano
Este best-seller examina a economia da saúde através de temas económicos centrais, ao invés de conceitos exclusivos da economia da saúde.
Mais informações sobre o livro aqui.
Economia da Saúde. Conceitos e Comportamentos
Pedro Pita Barros
A Economia da Saúde é a aplicação da análise económica ao setor da saúde. Compreender a utilização de recursos escassos, decidida por múltiplos intervenientes, implica conhecer as suas motivações e comportamentos. A Economia da Saúde envolve conceitos próprios, introduzidos de forma intuitiva para uma fácil compreensão dos mesmos, e tratados também de forma técnica, para permitir ao leitor interessado o desenvolvimento da sua própria capacidade de análise.
Mais informações sobre o livro aqui.
Setoriais
Understanding Affordability: The Economics of Housing Markets
Geoffrey Meen e Christine Whitehead
A acessibilidade imobiliária surge de forças complexas. Um pré-requisito para uma política eficaz é compreender as causas do aumento dos preços e arrendamentos das casas e das interações entre a habitação, o financiamento habitacional e a macroeconomia. Os autores desafiam muitos dos conhecimentos convencionais em política de habitação e oferecem recomendações inovadoras para melhorar a acessibilidade.
Mais informações sobre o livro aqui.
Agribusiness Supply Chain Management
N. Chandrasekaran e G. Raghuram
A Supply Chain do Agronegócio inclui vários processos, como gestão da produção e da procura, através de um canal de distribuição competitivo. Destacando a complexidade e a importância da gestão da cadeia de abastecimento dentro das empresas que lidam com produtos agrícolas, este livro aborda questões que ajudam os leitores a sistematizar a tomada de decisão no setor de agronegócio.
Mais informações sobre o livro aqui.
A Agricultura Portuguesa
Francisco Avillez
Após a adesão de Portugal à Comunidade Europeia, a evolução da agricultura portuguesa foi influenciada, essencialmente, pelas mudanças ocorridas na Política Agrícola Comum. Nos primeiros anos após a adesão à CEE, os ajustamentos estruturais e as alterações tecnológicas tiveram como consequência uma evolução bastante favorável dos resultados económicos do sector agrícola nacional e da viabilidade e competitividade das explorações agrícolas portuguesas. A partir de meados dos anos 90, os resultados económicos sectoriais e empresariais da agricultura portuguesa evoluíram de forma desfavorável. São inúmeros os factores que irão influenciar a evolução futura da agricultura portuguesa. Entre eles, importa destacar o comportamento ao longo da próxima década da eficiência económica e da sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção agrícola praticados, que irá depender da consistência com que se vierem a aplicar as diferentes medidas e acções que integram o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.
Mais informações sobre o livro aqui.