Grab the Future. Our Legacy: Entrevista a João Pedro Rego

ISEG Executive Education  / 11.03.2021

 

João Pedro Rego é Brand Manager na Aptamil, Danone e foi aluno da 7.ª edição da Pós-Graduação em Marketing Digital. Em entrevista ao ISEG Executive Education, partilhou as motivações que o levaram a realizar esta Pós-Graduação, a experiência que viveu no decorrer da mesma, o impacto que teve no seu percurso profissional e a sua opinião relativamente à importância da formação nos dias que correm.

 

Em que fase da sua carreira estava quando decidiu realizar uma Pós-Graduação? Qual a sua motivação para a realizar? 

A área de Marketing Digital evolui a uma velocidade cada vez maior. Isso faz com que seja essencial, para quem trabalha nesta área, atualizar os seus conhecimentos de forma regular. Para além disso, é uma área cada vez mais técnica, onde é importante conhecer e dominar as ferramentas. Foram estas as principais motivações que me levaram a realizar a Pós-Graduação em Marketing Digital.

 

Uma Pós-Graduação, como a Pós-Graduação em Marketing Digital, é um programa estruturante, com duração aproximada de um ano. O que destaca no seu percurso enquanto aluno? 

De facto, a Pós-Graduação em Marketing Digital é um programa muito completo, que tem desde módulos mais gerais ou teóricos, a módulos muito práticos e focados em ferramentas essenciais no mundo do marketing, nos dias de hoje. Na minha opinião, a grande vantagem desta Pós-Graduação é ser muito completa, dar uma visão integrada e os conhecimentos necessários a todos os que trabalham nesta área. Para além disso, sendo um programa de um ano, a troca de experiências e ideias com os professores, e sobretudo com os colegas da Pós-Graduação, ganha um especial valor e sem dúvida que esse foi também um dos pontos mais marcantes desta experiência.

 

Qual o impacto imediato que a Pós-Graduação teve no seu percurso profissional? 

Trabalhando no dia-a-dia nesta área como Brand Manager, foi muito interessante poder descobrir e aprofundar algumas ferramentas como Google Analytics ou Facebook Ads na Pós-Graduação e, nos dias seguintes, poder começar a aplicar esses conhecimentos às marcas com as quais trabalho, com alguns resultados imediatos. Para além disso, a proatividade em desenvolver os meus conhecimentos na área de marketing digital foi algo muito valorizado na empresa para a qual trabalho e isso permitiu-me “abrir algumas portas” internamente.

 

Atravessamos um período desafiante e muito incerto, que, no entanto, também é gerador de oportunidades. Que ambições tem para o seu futuro profissional? 

Tenho o privilégio de poder trabalhar numa área onde me sinto completamente realizado. A função de Brand Manager tem o especial interesse, na minha opinião, de termos uma visão completa do negócio e de sermos os responsáveis por tudo o que acontece a uma determinada marca. Espero, nos próximos tempos, continuar a crescer nesta área, ajudar muitas marcas a crescer e a atingir os seus objetivos e, quem sabe, iniciar-me num projeto pessoal.

 

Que importância dá à formação para alcançar esses objetivos?

Independentemente dos objetivos a curto prazo, a formação é algo que deve ser cada vez mais valorizado. Num mundo em constante mudança, os conhecimentos que temos hoje poderão servir-nos de muito pouco num espaço de poucos anos. É, por isso, essencial mantermo-nos a par do que existe de novo. Acredito que sem formação regular será cada vez mais difícil o crescimento profissional a médio-longo prazo. 

 

Autor: ISEG Executive Education