Grab the Future. Our Legacy: Entrevista a Neusa Gabriel de Jesus

ISEG Executive Education  / 25.03.2021

 

Neusa Gabriel de Jesus é Senior 2 na área de Auditoria em Financial Services na KPMG & Associados, SROC, SA e foi aluna da Pós-Graduação em Contabilidade e Fiscalidade. Em entrevista ao ISEG Executive Education, salientou a visão abrangente que adquiriu sobre os mundos fiscal e contabilístico que o programa lhe proporcionou, destacando a importância da formação contínua para qualquer profissional e, em particular, para os da área de auditoria financeira.

 

1 – Em que fase da sua carreira estava quando decidiu realizar uma Pós-Graduação? Qual a sua motivação para a realizar? 

Estava numa fase ascendente da minha carreira profissional, tinha recentemente atingido o patamar de Senior 1 na área de Auditoria Financeira - Financial Services, na KPMG Portugal. A ambição de querer aprofundar conhecimentos na área, de questionar métodos, de introduzir novos conceitos e temáticas, e de ter uma visão abrangente sobre como o mundo contabilístico e o fiscal se encontram unidos, foi a minha principal motivação para realizar a Pós-Graduação de Contabilidade e Fiscalidade no ISEG. 

 

2 – Uma Pós-Graduação, como a Pós-Graduação em Contabilidade e Fiscalidade, é um programa estruturante, com duração aproximada de um ano. O que destaca no seu percurso enquanto aluna? 

Destaco, essencialmente, a minha disciplina, rigor, organização e responsabilidade em conciliar os estudos com o trabalho em auditoria financeira. O meu principal objetivo foi aprender e tirar o melhor partido da Pós-Graduação, sem pôr em causa a minha responsabilidade profissional. 

 

3 – Qual o impacto imediato que a Pós-Graduação teve no seu percurso profissional? 

O aprofundar conhecimentos da área contabilística, a visão abrangente e impacto que o mundo fiscal tem na contabilidade. Enquanto auditores financeiros, temos de obter uma garantia de fiabilidade sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão isentas de distorção material, em todos os aspetos, de acordo com o cumprimento dos normativos contabilísticos a que a entidade está sujeita. 

 

4 – Atravessamos um período desafiante e muito incerto, que, no entanto, também é gerador de oportunidades. Que ambições tem para o seu futuro profissional? 

Enquanto profissional na área de auditoria financeira, ambiciono estar inscrita e poder exercer como Revisor Oficial de Contas. Adicionalmente, e para complementar o meu crescimento profissional, gostaria de explorar outras áreas e adquirir mais conhecimentos a nível de IT/tecnologias.

 

5 – Que importância dá à formação para alcançar esses objetivos?

A importância de aprender e de renovar conhecimentos já adquiridos é crucial para qualquer profissional. Enquanto auditores financeiros, teremos de estar constantemente atentos às mudanças das normas contabilísticas, leis que possam implicar o nosso trabalho, entre outros fatores. Deste modo, dou bastante valor às formações, pois são uma mais valia na aquisição de conhecimento. 

 

Autor: ISEG Executive Education