Fatores diferenciadores da Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais - Entrevista aos Coordenadores

ISEG Executive Education  / 16.07.2021

 

A 23.ª edição da Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais tem início marcado para o dia 21 de setembro de 2021. Prestes a iniciar mais uma edição desta Pós-Graduação, os coordenadores deram uma entrevista ao ISEG Executive Education, em que destacaram os fatores que distinguem o programa.

 

Quais os principais desafios que os profissionais ligados às áreas das finanças empresariais e controlo de gestão hoje enfrentam? 

A gestão das organizações inseridas em mercados concorrenciais é cada vez mais complexa, dada a necessidade de conciliar os diferentes interesses dos stakeholders com a capacidade de responder aos desafios colocados pelas novas tendências da sustentabilidade, das tecnologias da informação, da corporate governance e da globalização. De facto, o dinamismo da envolvente dos negócios e das respostas apresentadas pelas organizações no desenvolvimento de modelos de negócios têm contribuído para a evolução dos sistemas de controlo de gestão e da gestão financeira. Nesse contexto, a gestão de risco, a análise das fontes de financiamento e a preparação de informação financeira e não financeira credível de suporte à decisão são assuntos, entre outros, críticos para o sucesso das organizações. Para esse efeito, é fundamental que os profissionais da área financeira e do controlo de gestão possuam um sólido conhecimento teórico e prático nas áreas da contabilidade e finanças, para liderarem processos de conceção e implementação de ferramentas de controlo de gestão e de políticas financeiras alinhadas com a missão e estratégia de negócio da organização. As organizações do século XXI requerem controllers e gestores financeiros mais proativos, de quem se espera que sejam elementos da gestão preparados para aceitarem os grandes desafios que as organizações enfrentam.

 

De que forma a Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais é uma resposta a esses desafios? 

Numa economia dinâmica, os controllers e gestores financeiros têm experienciado alterações significativas ao nível dos seus papéis e tarefas. Passaram a estar mais ligados a processos de gestão estratégica, a trabalhar de forma mais próxima os assuntos com gestores operacionais e de topo, proporcionando informação valiosa num contexto de maior incerteza. 

A Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais é um programa que desenvolve conteúdos atuais, necessários aos profissionais da gestão, ministrados por um corpo docente com elevada experiência, competência técnica e pedagógica, assente numa metodologia focada na resolução de casos práticos, trabalho de equipa e apresentação de projetos. O programa está organizado para dar resposta às novas tendências, como por exemplo, a temática da gestão de risco, introduzindo conceitos e matérias que são relevantes para os profissionais destas áreas. 

O programa já formou centenas de profissionais portugueses e estrangeiros, permitindo que os mesmos tenham tido acesso a um conhecimento atualizado e robusto em termos científicos. Adicionalmente, os participantes farão parte de uma extensa rede alumni, elemento que poderá ser útil em processos de recrutamento, dado que, muitas vezes, o ISEG Executive Education é contactado por organizações que procuram profissionais nesta área.  

Acresce a isto o acesso a uma escola de executivos que se insere no Instituto Superior de Economia e Gestão, instituição que pertence à maior e mais conceituada universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa.

 

A Pós-Graduação é reconhecida pela Ordem dos Contabilistas Certificados, no que consiste este reconhecimento? E quais os benefícios concretos para os participantes? 

O contabilista certificado que esteja a exercer a sua atividade profissional está obrigado a desenvolver as suas competências técnicas de forma continuada, necessitando de realizar um mínimo de 30 créditos de formação profissional contínua por ano. A realização da Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais permite ao participante a obtenção dos créditos de formação profissional contínua exigida pela Ordem dos Contabilistas Certificados para um determinado ano. No âmbito de uma estreita colaboração profissional com a Ordem dos Contabilistas Certificados, o ISEG Executive Education obteve o reconhecimento prévio desta Pós-Graduação, o que facilita o processo administrativo de atribuição dos créditos aos participantes.   

 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais >

Autor: ISEG Executive Education