A 2.ª edição da Pós-Graduação em Digital Technologies for Management tem início marcado para o dia 28 de setembro de 2021. Prestes a iniciar mais uma edição desta Pós-Graduação, os coordenadores deram uma entrevista ao ISEG Executive Education, em que destacaram os fatores que distinguem o programa.
A Transformação Digital é crucial para os negócios. Qual o posicionamento da Pós-Graduação em Digital Technologies for Management, trata todos os pilares, ou está focada num deles?
Concordamos com a relevância incontornável da Transformação Digital, mas salientamos que não existe, ainda, uma consolidação globalmente aceite sobre quais os pilares da Transformação Digital. Existem autores que consideram como pilares da Transformação Digital os mesmos pilares considerados relevantes a nível dos trabalhos de sistemas de informação para as organizações – Pessoas, Processos e Tecnologia. Outros autores acrescentam novos pilares, tais como o Envolvimento dos Clientes, ou salientam especificidades da Transformação Digital, como a Transformação dos Modelos de Negócio ou as Ferramentas para a Transformação Digital. Assim, ainda que a identificação dos pilares relevantes não esteja ainda cristalizada, este é o momento em que será mais compensador prepararmo-nos nestes domínios, pois poderemos desenvolver capacidades a tempo de as utilizar com a maior eficácia nos vários mercados e atividades.
Neste sentido, a Pós-Graduação em Digital Technologies for Management trabalha, naturalmente, as Pessoas, na medida em que qualifica os seus participantes a nível da utilização de uma diversidade de tecnologias relevantes para a Transformação Digital. Este programa prepara também os seus participantes para a adaptação dos Processos necessária à Transformação Digital, nomeadamente nas unidades curriculares de Competitive Intelligence, Digital Transformation Strategy, e Agile Project Management. Em termos de Tecnologia, esta Pós-Graduação proporciona aos participantes uma formação muito ampla, através das unidades curriculares de Agile Methods, Data Base Management, Cloud Computing Tools and Applications, Information Systems Security, Software Development, Business Analytics e Software Development Project.
Os Modelos de Negócio são mencionados na apresentação da Pós-Graduação. De que forma são abordados?
A Pós-Graduação em Digital Tecnologies for Management prepara os participantes para identificarem oportunidades de novos modelos de negócio e planearem a sua implementação. A compreensão das dinâmicas dos mercados que irão proporcionar o sucesso a tais modelos de negócio é trabalhada na unidade curricular de Competitive Intelligence, em que os participantes, treinando a análise e os processos do ciclo de Intelligence, desenvolvem a capacidade de entender as tendências do mercado. A unidade curricular de Digital Transformation Strategy prepara os participantes para a elaboração de uma estratégia de Transformação Digital que implemente da melhor forma o modelo de negócio mais favorável, considerando as tendências identificadas no mercado.
Com a frequência desta Pós-Graduação, os participantes ficam a dominar algumas tecnologias específicas?
Absolutamente! Com a frequência desta Pós-Graduação, os participantes ficarão a dominar as tecnologias mais relevantes para o bom desempenho das organizações, ficando preparados para dinamizar processos de Transformação Digital. Irão aprender a planear e a especificar sistemas de informação, a utilizar sistemas de gestão de bases de dados para armazenar, de forma organizada e acessível, os dados relevantes para as organizações, assim como a programar software, quer para execução local em computadores, quer para correr sobre a Internet. Esta Pós-Graduação utiliza a linguagem Python, linguagem amplamente utilizada e com um grande crescimento, que dispõe de bibliotecas espetaculares de funções da maior utilidade para a construção de sistemas de inteligência artificial, de extração de conhecimento dos dados, assim como para muitas outras utilizações.
Quais os perfis de profissionais que mais podem beneficiar com a frequência da Pós-Graduação e porquê?
Os perfis de profissionais que mais podem beneficiar da frequência desta Pós-Graduação são aqueles que pretendem melhorar a sua capacidade de dinamizar processos de Transformação Digital, desenvolvendo, não só capacidades de gestão da tecnologia, mas também capacidades técnicas, nomeadamente a nível da programação. Esta Pós-Graduação pode também ser um passo fundamental para profissionais que, tendo uma formação de base menos técnica, têm toda a motivação para avançar para uma carreira tecnológica, área em que o mercado de trabalho proporciona oportunidades especialmente interessantes.
A Pós-Graduação tem a parceria da Quidgest e IDC. Quais os principais benefícios destas parcerias para os participantes?
Esta Pós-Graduação beneficia de um Conselho Consultivo, que ajuda a coordenação a manter o programa atualizado e totalmente adequado às necessidades do mercado, em termos de profissionais de sistemas de informação de gestão. Estas parcerias, para além de ajudarem no aconselhamento da coordenação para o melhoramento contínuo do programa, colaboram também na divulgação da Pós-Graduação e têm disponibilizado estágios para os participantes interessados.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Digital Technologies for Management >