Os Professores Manuel Mira Godinho e Paulo Soeiro de Carvalho, coordenadores da Pós-Graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação, prestes a iniciar a 15.ª edição do programa, em outubro de 2021, deram uma entrevista ao ISEG Executive Education, em que destacaram os fatores que distinguem o programa.
O contexto atual é muito volátil e demonstrou a importância das empresas e profissionais terem a capacidade de lidar com futuros incertos. De que modo esta Pós-Graduação é uma mais-valia para quem gere e pretende gerir?
Estamos bem conscientes de que o mundo muda a uma velocidade cada vez maior. Quem realizar esta Pós-Graduação perceberá muitíssimo melhor essas dinâmicas da mudança e ficará dotado de um conjunto de instrumentos práticos e relevantes na definição de estratégias organizacionais para antecipação e aproveitamento dos desafios suscitados por essa mesma mudança. A Pós-Graduação tem lugar no ISEG, sendo que quem frequentar o programa terá acesso aos recursos e à rede proporcionada por esta prestigiada escola de economia e gestão.
A prospetiva, estratégia, inovação e liderança são pilares do programa. Em que competências estas áreas se traduzem para os participantes?
Em primeiro lugar, esta Pós-Graduação familiariza os que nela participam com as ferramentas da prospetiva estratégica, incluindo a construção de cenários prospetivos. Em segundo lugar, o programa inclui formação em gestão de inovação, contemplando aspetos como a análise de atividades de I&D e o acesso à propriedade intelectual associada à inovação. Complementarmente, os conteúdos integram formação em liderança e em metodologias Agile e de design thinking, cada vez mais relevantes na gestão de organizações que se adaptam com sucesso à mudança tecnológica e nos mercados. Há que realçar que o programa conclui com três labs, onde os participantes são envolvidos em atividades práticas, de aplicação das ferramentas e metodologias transmitidas. Estes três laboratórios ajudam a fazer uma transição eficaz entre os conteúdos do programa e o mundo das empresas e outras organizações da economia real.
O World Economic Forum, a EDP e a COTEC são parceiros da Pós-Graduação. Em que benefícios estas parcerias se traduzem para os participantes?
A parceria com o World Economic Forum permite o acesso a bases de dados e ferramentas proprietárias, de grande valor para os que frequentarem esta Pós-Graduação. As parcerias com a EDP e a COTEC também trazem recursos relevantes aos participantes, contribuindo especialmente para o networking e acesso a entidades destacadas no panorama económico nacional. Recordamos que a COTEC é a principal associação de empresas portuguesas dedicada à promoção da inovação e à cooperação tecnológica empresarial.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação >