É já no dia 7 de outubro de 2022 que terá início a 8.ª edição da Pós-Graduação em Agribusiness. Prestes a iniciar mais uma edição desta Pós-Graduação, os coordenadores deram uma entrevista ao ISEG Executive Education, em que destacaram os fatores que distinguem o programa.
O setor agroalimentar é um dos que tem mais peso na economia nacional e potencial de crescimento, qual a importância de realizar formação nesta área?
O setor agroalimentar é, de facto, central na economia nacional e em que Portugal tem um imenso potencial de se afirmar a nível internacional. Em tempos de crise, como os que vivemos, atualmente, o setor agroalimentar, pelo seu enorme dinamismo e resiliência, tem liderado o crescimento das exportações.
Para além disso, existe um conjunto de desafio societais que implicam um setor preparado para encarar novos paradigmas. Atualmente, assiste-se a um crescimento do protagonismo deste setor, pelo seu impacto nos três pilares da sustentabilidade - ambiental, económico e social -, abrindo novas oportunidades de negócio e de acesso a financiamentos dedicados, bem como a novos métodos de produção e circuitos de comercialização mais eficientes.
Tudo isto implica que os profissionais do setor tenham qualificações adequadas, sobretudo nas áreas de negócio, para apoiar o posicionamento estratégico e de crescimento de competitividade nas áreas da produção, da transformação e da comercialização de produtos agroalimentares.
Quais os benefícios da frequência da Pós-Graduação em Agribusiness para os participantes?
Os participantes da Pós-Graduação em Agribusiness beneficiam de um curso preparado para apoiar a melhoria das suas qualificações nas áreas de negócio aplicadas ao setor agroalimentar, tendo a oportunidade de interagir com um corpo docente muito experiente e atualizado. A participação de convidados e a interação com personalidades do setor permite uma consolidação das redes de contactos e do conhecimento de casos de estudo que são muito úteis para para perceber novas oportunidades de negócio, ou de melhoria do negócio.
A Pós-Graduação em Agribusiness junta o ISEG Executive Education, Consulai e ISA. No que consiste esta parceria e no que se traduz para os participantes?
A parceria encontrada para esta Pós-Graduação permite juntar as duas escolas de referência na Universidade de Lisboa, para os temas de “Agro” e de “Business”, com uma empresa de consultoria de referência no setor. Esta parceria consiste numa associação de diferentes competências complementares na área de negócio da produção primária, mas também da transformação e comercialização, abrangendo toda a cadeia de valor do prado ao prato.
Deste modo, conseguimos ter um programa que junta conhecimento, experiência e foco na abordagem aos diferentes temas analisados, sempre com uma linguagem setorial, prática e atual.
Os docentes envolvidos têm larga experiência nos temas que tratam e uma forte ligação ao mundo empresarial, bem como boas relações e conhecimento dos centros de decisão nacionais e europeus.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Agribusiness >