facebookPixel Ir para o conteúdo principal

ISEG - IDEFE :: Executive Education Contents

Voltar

Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas ? Fatores diferenciadores do programa, segundo os coordenadores

 

Prestes a iniciar a 1.ª edição da Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas, os Professores Paulo Lopes Henriques, Sérgio Sousa e Helena Jerónimo, coordenadores, deram uma entrevista ao ISEG Executive Education, em que destacaram, entre outros aspetos, os fatores que distinguem o programa.

 

O último ano foi propulsor de muitas mudanças nas organizações, e também criador de incertezas. O que se espera dos gestores e líderes nesta fase e no futuro? 

Numa realidade em constante mudança e especialmente acelerada pelas condições conjunturais, acreditamos que não é o/a líder todo poderoso, todo sabedor, que vai fazer a diferença. Antes será a equipa, multidisciplinar, diversificada, multivalente e focada nos objetivos, que marcará o sucesso das organizações.

Apenas uma liderança, bem apetrechada com ferramentas conceptuais e sociais poderá conseguir garantir uma ligação à equipa construindo uma verdadeira equipa, onde os objetivos individuais criam uma sinergia com objetivos coletivos.

O exercício da liderança é, por si só, um desafio exigente. A exigência aumenta quando o meio envolvente é imprevisível. Em imprevisibilidade espera-se que a liderança saiba como colher o melhor de cada membro da equipa, tornando-a mais coesa, mais focalizada, mais comprometida, mais enérgica, mais resiliente. Em resumo, mais orientada para alcançar os objetivos com que se defronta. 

 

De que forma a Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas é uma resposta a esses desafios? 

Ao conceptualizar a Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas houve o cuidado de procurar construir um quadro formativo em quatro etapas –  Why, What, How and Practice – onde os/as participantes são sistematicamente convidados(as) a envolverem-se numa dialética de aprendizagem, através de atividades e processos de reflexão sobre as suas aptidões e da compreensão dos seus níveis de proficiência e o que ainda podem desenvolver para atingir o patamar desejado de competência. 

Para tal, esta Pós-Graduação procura responder a desafios, tais como:

• atingir objetivos, através de uma equipa eficaz e eficiente;

• motivar e energizar as equipas;

• comunicar eficazmente com os membros da equipa;

• dar e receber feedback;

• desenvolver o potencial individual dos membros da equipa;

• negociar com os diferentes stakeholders;

• integrar as equipas na transformação digital;

• liderar na prática.

 

No que consiste e quais os objetivos do Leadership Bootcamp, realizado em parceria com a Academia da Força Aérea Portuguesa?  

O Bootcamp constituirá uma importante oportunidade para, através de diversos exercícios práticos, os participantes  aplicarem as competências de Liderança e Gestão de Equipas adquiridas ao longo do curso, elevando assim o seu desempenho para um nível superior enquanto líderes e membros de equipa. O treino prático de competências será dinamizado pela Academia da Força Aérea, instituição com enorme experiência neste tipo de dinâmicas, quer em universo militar, quer adaptadas a outros contextos organizacionais. Através do recurso a uma metodologia de “learning by doing”, durante um dia intenso e completo, todos os alunos terão a oportunidade de assumir alternadamente o papel de líder e de liderado, o que os ajudará a dominar as competências necessárias a cada papel, melhorar os resultados do negócio e potenciar a sua própria carreira. No final de cada exercício será feit uma revisão do exercício, evidenciado os pontos fortes e menos  conseguidos pelo(a) líder e pelos subordinados.

 

Quais são os principais benefícios para quem frequenta a Pós-Graduação? 

Como gostamos de dizer, num piquenique todos levam as suas iguarias, e colocam-nas na toalha. Depois, no fim do piquenique, aqueles(as) que melhor se sentirem alimentados vão ser os/as que melhor se souberam servir. Nesta pós-graduação não é diferente, já que os benefícios decorrentes da sua frequência são em larga medida dependentes do empenho e comprometimento que cada participante coloca na sua participação ao longo do curso. 

De forma mais concreta, eis alguns benefícios que acreditamos serem uma realidade:

a) Compreender quais as suas reais competências;

b) Desenvolver e reforçar as competências de gestão de equipas;

c) Aumentar a compreensão das aptidões de liderança de equipas;

d) Adquirir ferramentas conceptuais e sociais úteis à liderança de equipas;

e) Partilhar experiências com outros gestores de equipas;

f) Interiorizar o desenvolvimento da liderança como prioridade de gestão.

 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas >

Newsletter

Notícias, cursos, datas e outras informações em primeira mão. Tenha tudo na caixa do seu e-mail.

brochura

Veja toda a nossa oferta na nossa Brochura Institucional

Acreditações

  • Logo AACSB Accredited
  • Logo Associations of MBA
  • Logo DGERT
  • Logo Asaval
  • Logo CMVM
  • Logo PMI
  • Logo RICS

Informações

Miguel Bugalho (+351) 962 681 960
Marta Vieira (+351) 962 682 202
Natasha Nazarali - ISEG MBA (+351) 962 683 725
Geral (+351) 213 922 891 (+351) 213 922 789
Contacte-nos

Programas de Inscrição Aberta

Para Organizações