Prestes a iniciar a 1.ª edição da Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas, os Professores Paulo Lopes Henriques, Sérgio Sousa e Helena Jerónimo, coordenadores, deram uma entrevista ao ISEG Executive Education, em que destacaram, entre outros aspetos, os fatores que distinguem o programa.
O último ano foi propulsor de muitas mudanças nas organizações, e também criador de incertezas. O que se espera dos gestores e líderes nesta fase e no futuro?
Numa realidade em constante mudança e especialmente acelerada pelas condições conjunturais, acreditamos que não é o/a líder todo poderoso, todo sabedor, que vai fazer a diferença. Antes será a equipa, multidisciplinar, diversificada, multivalente e focada nos objetivos, que marcará o sucesso das organizações.
Apenas uma liderança, bem apetrechada com ferramentas conceptuais e sociais poderá conseguir garantir uma ligação à equipa construindo uma verdadeira equipa, onde os objetivos individuais criam uma sinergia com objetivos coletivos.
O exercício da liderança é, por si só, um desafio exigente. A exigência aumenta quando o meio envolvente é imprevisível. Em imprevisibilidade espera-se que a liderança saiba como colher o melhor de cada membro da equipa, tornando-a mais coesa, mais focalizada, mais comprometida, mais enérgica, mais resiliente. Em resumo, mais orientada para alcançar os objetivos com que se defronta.
De que forma a Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas é uma resposta a esses desafios?
Ao conceptualizar a Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas houve o cuidado de procurar construir um quadro formativo em quatro etapas – Why, What, How and Practice – onde os/as participantes são sistematicamente convidados(as) a envolverem-se numa dialética de aprendizagem, através de atividades e processos de reflexão sobre as suas aptidões e da compreensão dos seus níveis de proficiência e o que ainda podem desenvolver para atingir o patamar desejado de competência.
Para tal, esta Pós-Graduação procura responder a desafios, tais como:
• atingir objetivos, através de uma equipa eficaz e eficiente;
• motivar e energizar as equipas;
• comunicar eficazmente com os membros da equipa;
• dar e receber feedback;
• desenvolver o potencial individual dos membros da equipa;
• negociar com os diferentes stakeholders;
• integrar as equipas na transformação digital;
• liderar na prática.
No que consiste e quais os objetivos do Leadership Bootcamp, realizado em parceria com a Academia da Força Aérea Portuguesa?
O Bootcamp constituirá uma importante oportunidade para, através de diversos exercícios práticos, os participantes aplicarem as competências de Liderança e Gestão de Equipas adquiridas ao longo do curso, elevando assim o seu desempenho para um nível superior enquanto líderes e membros de equipa. O treino prático de competências será dinamizado pela Academia da Força Aérea, instituição com enorme experiência neste tipo de dinâmicas, quer em universo militar, quer adaptadas a outros contextos organizacionais. Através do recurso a uma metodologia de “learning by doing”, durante um dia intenso e completo, todos os alunos terão a oportunidade de assumir alternadamente o papel de líder e de liderado, o que os ajudará a dominar as competências necessárias a cada papel, melhorar os resultados do negócio e potenciar a sua própria carreira. No final de cada exercício será feit uma revisão do exercício, evidenciado os pontos fortes e menos conseguidos pelo(a) líder e pelos subordinados.
Quais são os principais benefícios para quem frequenta a Pós-Graduação?
Como gostamos de dizer, num piquenique todos levam as suas iguarias, e colocam-nas na toalha. Depois, no fim do piquenique, aqueles(as) que melhor se sentirem alimentados vão ser os/as que melhor se souberam servir. Nesta pós-graduação não é diferente, já que os benefícios decorrentes da sua frequência são em larga medida dependentes do empenho e comprometimento que cada participante coloca na sua participação ao longo do curso.
De forma mais concreta, eis alguns benefícios que acreditamos serem uma realidade:
a) Compreender quais as suas reais competências;
b) Desenvolver e reforçar as competências de gestão de equipas;
c) Aumentar a compreensão das aptidões de liderança de equipas;
d) Adquirir ferramentas conceptuais e sociais úteis à liderança de equipas;
e) Partilhar experiências com outros gestores de equipas;
f) Interiorizar o desenvolvimento da liderança como prioridade de gestão.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas >