No módulo 'From Megatrends and Scenarios to Strategy Course', apresentado por Lasse Jonasson, Director & Futurist do Copenhagen Institute for Futures Studies, os alunos do ISEG MBA tiveram a oportunidade de aprender sobre as tendências que estão atualmente a moldar as indústrias e sobre a previsão de cenários baseados na incerteza.
Começando com as megatrends e depois trabalhando através de um processo estruturado para desenvolver cenários como uma estrutura para testar opções estratégicas, este módulo conduziu os alunos através de um método que ajuda as organizações a gerir a incerteza e a reduzir a complexidade.
Key points
Lasse Jonasson refere que "a capacidade de navegar num ambiente futuro é uma competência chave para qualquer decisor de alto nível". "Esta capacidade requer compreensão das áreas de estratégia e da previsão", acrescenta Lasse.
Segundo João Santos Coelho, aluno do MBA do ISEG, "é extremamente útil ter adquirido este tipo de conhecimento, enquanto ferramenta imprescindível para os decisores". O aluno acrescenta que "tem a certeza de que será útil durante toda" a sua "vida profissional bem como pessoal".
João Santos Coelho salienta que "hoje em dia é bastante claro que um conjunto de megatrends estão a moldar o mundo em que vivemos, tais como transformação digital, biotecnologia, globalização, alterações climáticas e várias outras em áreas como tecnologia, negócios, economia, sociedade, política, e cultura". Neste módulo, que faz parte do strategic stream ‘Global Futures’, "compreendemos como podemos utilizar estas tendências, entre outros aspetos, para definir vários cenários futuros possíveis e criar estratégias para essas realidades hipotéticas", refere o aluno.
A parceria com o Copenhagen Institute for Futures Studies
O Copenhagen Institute for Futures Studies, um dos global partners do ISEG MBA, é líder mundial na aplicação de estudos sobre futuro e metodologias de previsão aos desafios específicos dos clientes. Esta parceria com o ISEG MBA "assegurará que os alunos tenham acesso às mais recentes reflexões e metodologias atualizadas, bem como que tenham experiência na implementação da prospetiva estratégica nas maiores organizações do mundo", diz Lasse Jonasson.