facebookPixel Ir para o conteúdo principal

ISEG - IDEFE :: Executive Education Contents

Voltar

Fatores diferenciadores da Pós-Graduação em Análise Financeira - Entrevista aos Coordenadores

 

A Pós-Graduação em Análise Financeira atualiza continuamente as sua estrutura e conteúdos de acordo com os requisitos da EFFAS - The European Federation of Financial Analysts Societies, pelo que conta com a sua certificação renovada em 2021. Na sequência da renovação da certificação, os coordenadores da Pós-Graduação, em entrevista ao ISEG Executive Education, salientaram os fatores diferenciadores deste programa.

 

A Pós-Graduação em Análise Financeira assegura o diploma internacional de Certified European Financial Analyst (CEFA), que é reconhecido pela CMVM como qualificação para a profissão de Consultor para Investimento. De que forma estes reconhecimentos têm influência no programa? 

Hoje, para se trabalhar na área dos investimentos financeiros, fazendo análise aos produtos, realizando aconselhamento financeiro ou até servindo de interface entre a poupança e o investimento, há que estar habilitado e registado junto das entidades reguladoras. A Pós-Graduação em Análise Financeira dá acesso ao diploma internacional de Certified European Financial Analyst (CEFA), o qual é reconhecido pela CMVM como qualificação habilitante para essa atividade. Ora, o acesso ao diploma CEFA só é possível se o programa estiver acreditado junto da entidade que o emite: a European Federation of Financial Analysts Societies (EFFAS). O programa de Pós-Graduação em Análise Financeira, oferecido pelo ISEG Executive Education, é um dos programas acreditado pela EFFAS, o que garante uma cobertura superior a 70% do syllabus que a EFFAS impõe aos programas que se lhe submetem para acreditação. No nosso caso, o programa foi desde sempre reconhecido conforme as exigências da CEFAS, o que significa que, há mais de 30 anos, respeitamos os conteúdos formativos exigidos e os tratamos com o nível de profundidade requerido. Note-se que, além do mais, a obtenção do diploma nacional emitido pelo ISEG Executive Education dá aceso automático ao outro diploma europeu, o que levanta outro nível de imposição: o da seriedade e exigência no processo de avaliação. Este nosso programa de Pós-Graduação em Análise Financeira é regularmente avaliado pela EFFAS e vem sendo sucessivamente re-acreditado, o que mostra que, não só fazemos bem o que nos pedem, como acompanhamos as matérias que vão sendo atualizadas em termos do syllabus que cumprimos.

 

A Pós-Graduação inicia em setembro de 2021 a sua 33ª edição. Como tem evoluído a Pós-Graduação e o seu programa? 

O programa de Pós-Graduação em Análise Financeira do ISEG Executive Education vem acompanhando a evolução que a indústria vem fazendo ao longo dos anos, introduzindo-se conceitos, ferramentas e matérias que são hoje fundamentais ao analista. Aliás, o refrescamento que agora fazemos ao programa do curso tem em mente vários aspetos, mas sem dúvida que um dos mais salientes é o de responder às exigências que a indústria e a sociedade pedem à atividade financeira. Especificamente, falo da sustentabilidade (Sustainable Finance), da ética, da tecnologia de informação (FinTech), etc. que, a par com as matérias mais estáveis e tradicionais, fazem hoje parte do novo programa, revisto e atualizado, mas sempre respondendo às exigências da EFFAS.

A nova edição do programa de Pós-Graduação em Análise Financeira do ISEG Executive Education apresenta uma estrutura nova, em que os módulos são construídos de modo a facilitarem o acompanhamento por parte dos alunos, diversificando-se as matérias e reduzindo-se os momentos de avaliação. O curso termina com a elaboração de dois trabalhos de projeto, que incluem a preparação de um Equity Research e a avaliação hands-on de produtos financeiros complexos, realmente negociados no mercado, fazendo-se, assim, a transição entre um curso de formação e o mundo real. Estes dois exercícios no final do curso permitirão aos alunos sentirem como estão preparados para poderem fazer face a esse mundo financeiro, passando a ser, a partir dessa data, novos agentes credenciados para agirem na sociedade.

 

Quais consideram serem os principais benefícios para quem frequenta a Pós-Graduação, além dos reconhecimentos já referenciados?  

Acesso a conhecimento atual, cientificamente validado e transmitido de modo pedagogicamente adequado e reconhecido nacional e internacionalmente. Recordamos que o programa de Pós Graduação em Análise Financeira do ISEG Executive Education, para além do reconhecimento da EFFAS, é um curso que beneficia, como nenhum outro, do reconhecimento que o Financial Times faz do Master in Finance do ISEG, porque a maioria dos docentes e das matérias tratadas são comuns. O Master in Finance do ISEG foi classificado na 31ª posição da lista mundial dos Masters in Finance.

Para além deste aspeto, os alunos acedem a um network que os pode catapultar para uma carreira de sucesso nesta área, pois quer as próprias instituições financeiras quer as agências recrutadoras sabem que podem encontrar no ISEG Executive Education os alunos, que podem ser contactados para o processo de recrutamento.

Por fim, há o acesso a uma escola de executivos que se insere numa das maiores e mais prestigiadas faculdades da maior e mais conceituada universidade portuguesa.

 

Mais informações sobre a Pós-Graduação em Análise Financeira >

 

Newsletter

Notícias, cursos, datas e outras informações em primeira mão. Tenha tudo na caixa do seu e-mail.

brochura

Veja toda a nossa oferta na nossa Brochura Institucional

Acreditações

  • Logo AACSB Accredited
  • Logo Associations of MBA
  • Logo DGERT
  • Logo Asaval
  • Logo CMVM
  • Logo PMI
  • Logo RICS

Informações

Miguel Bugalho (+351) 962 681 960
Marta Vieira (+351) 962 682 202
Natasha Nazarali - ISEG MBA (+351) 962 683 725
Geral (+351) 213 922 891 (+351) 213 922 789
Contacte-nos

Programas de Inscrição Aberta

Para Organizações