facebookPixel Ir para o conteúdo principal

ISEG - IDEFE :: Executive Education Contents

Voltar

Fatores diferenciadores da Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning - Entrevista aos Coordenadores

 

A primeira edição da Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning terá início a 17 de setembro de 2021. Na sequência do seu lançamento, os coordenadores da Pós-Graduação, em entrevista ao ISEG Executive Education, salientaram os fatores que distinguem o programa.

 

Em que consiste a Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning? 

A Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning consiste numa oportunidade de explorar, de forma prática, as diversas componentes de Artificial Intelligence, desde as tecnologias mais utilizadas, usando como referência a Cloud da Amazon e as suas infraestruturas tecnológicas, as principais técnicas de modelação, incluindo os mais recentes desenvolvimentos em deep learning, áreas muito recentes de privacidade e segurança de Artificial Intelligence, ou até como desenvolver um projeto end-to-end numa empresa. Por esse motivo, é uma Pós-Graduação muito completa e inovadora, pelo que estamos certos de que vai acrescentar valor, de forma significativa, no dia-a-dia dos participantes.

 

Quais serão as mais-valias, em termos de conhecimento e carreira, para os participantes desta Pós-Graduação?

Atualmente, entre as 20 ofertas de emprego com maior crescimento nos Estados Unidos, entre 2012 e 2017, encontramos quatro funções ligadas à Artificial Intelligence e Machine Learning: Machine Learning Engineer (1.ª), Data Scientist (2.ª), Big Data Developer (5.ª), e Director of Data Science (8.ª) (Fonte: LinkedIn, 2017). Em 2020, o salário médio anual de um profissional de Machine Learning, nos Estados Unidos, rondava os 146 mil dólares. Em Portugal, existe ainda uma lacuna grande de profissionais com competências técnicas nestas áreas. A Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning vem preencher essa lacuna, ao proporcionar uma formação teórica e prática, end-to-end, na preparação, conceção e implementação de um qualquer projeto de Machine Learning. No final do programa, os participantes estarão aptos a resolver problemas de classificação, previsão e extração de padrões em grandes coleções de dados estruturados e não estruturados.

 

Qual a importância de ter a Amazon Web Services como parceiro da Pós-Graduação? 

A Amazon, através da sua oferta Cloud AWS, transformou o ecossistema digital de grande parte das organizações em termos mundiais. Além de líder na adoção de Cloud em termos globais, é um motor de inovação, ano após ano, em praticamente todas as vertentes, incluindo as componentes de Artificial Intelligence. Qualquer parceria com a AWS acrescenta um valor incalculável a qualquer programa e se os conteúdos estiverem relacionados com a Artificial Intelligence, ainda mais impacto terá. Para os participantes, esta parceria reforça muito a ambição desta Pós-Graduação em acrescentar mais valias, hoje e certamente no futuro, já que existe uma elevada probabilidade de os participantes virem a utilizar parte destas ferramentas no seu dia-a-dia empresarial. 

 

Na vossa opinião, qual a importância atual e futura da Artificial Intelligence e Machine Learning nas organizações? 

Os algoritmos de Machine Learning têm vido a ser utilizados na extração de informação, quer de dados estruturados, como dados históricos, transações de vendas, ordens de compra e indicadores macroeconómicos, quer de dados não estruturados, como sites, aplicações, campanhas de marketing, notícias, vídeos, textos, etc. Um dos exemplos é a classificação como SPAM dos emails com publicidade ou conteúdos fraudulentos. A capacidade de os algoritmos de Machine Learning detetarem padrões e anomalias ou observações anómalas (outliers) faz com que esta ferramenta seja uma mais-valia para detetar atividades fraudulentas em operações financeiras. Os algoritmos de Machine Learning são capazes de gerar mecanismos de recomendação aos clientes, através das suas experiências passadas, histórico de compras, tendências demográficas, geografia, comportamento, vida social, etc. É desta forma que empresas como a Amazon, Walmart e Netflix conseguem determinar quais produtos e serviços a recomendar a cada um dos seus clientes.

 

Enquanto profissionais da área, consideram que é fácil encontrar profissionais habilitados a trabalhar no desenvolvimento de projetos de Artificial Intelligence e Machine Learning?   

Em Portugal, assiste-se hoje a um boom de procura nestas áreas, devido à qualidade do ensino superior e aos diversos cursos relacionados com a Matemática, Estatística, Econometria, Computação de Dados, etc. No entanto, as aprendizagens necessárias para realmente gerar impacto numa empresa vão para além de um conhecimento “core” nas áreas das “matemáticas”. Hoje em dia, é necessário um conhecimento muito abrangente de diversas tecnologias, modelos e plataformas. Por esse motivo, ainda existe pouca oferta de profissionais qualificados no mercado português, comparativamente com outros polos europeus ou internacionais. Esperemos que, com esta Pós-Graduação, possamos contribuir de para o desenvolvimento de mais competências nesta áreas.

 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning >

 

Newsletter

Notícias, cursos, datas e outras informações em primeira mão. Tenha tudo na caixa do seu e-mail.

brochura

Veja toda a nossa oferta na nossa Brochura Institucional

Acreditações

  • Logo AACSB Accredited
  • Logo Associations of MBA
  • Logo DGERT
  • Logo Asaval
  • Logo CMVM
  • Logo PMI
  • Logo RICS

Informações

Miguel Bugalho (+351) 962 681 960
Marta Vieira (+351) 962 682 202
Natasha Nazarali - ISEG MBA (+351) 962 683 725
Geral (+351) 213 922 891 (+351) 213 922 789
Contacte-nos

Programas de Inscrição Aberta

Para Organizações